[Resolvido]Pular com space

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[Resolvido]Pular com space

Mensagem por Marley em Dom 23 Mar 2014, 01:25

Fala galerinha,
Aqui é o Marley novo player iniciante aqui no Gmbr e estou bastante interessado em saber a linguagem (GML)
então para o início fiquei só estudando, logo depois tentei fazer algumas operações no caso bem sucedidas,
logo mais até fiz todo um cenário e tals com meu player no left righ porém não estou dando conta de programar
ele para dar um salto um cara aqui do fórum vez um tutorial e deu o seguinte código :


Código:
if !(place_free(x+0,y+1)
vspeed=-10;

//Acho q era em create pelo menos foi oque eu coloquei

if (place_free(x+0,y+1))
{gravity_direction=270;
gravity=0.5;}
else
{gravity_direction=270;
gravity=0;}

//Isso em step

move_contact_solid(direction,12);
vspeed=0;

//E esse na colisão com chão!

É isso galera !
Mais no caso não estou vendo nenhum código keyboard para space

então queria a ajuda de vocês sobre isso 
= )

Marley

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esquece, e muda o sistema!!!

Mensagem por Spadan_RTicou em Dom 23 Mar 2014, 03:49

me adiciona no skype: luisfernandogj
pq eu entendo dos paranauê e posso te ajudar

acho melhor vc criar um sistema de colisão perfeita gravitacional
ou seja:
usar 
Código:
repeat(gravidade)


 eu nao sei se vc ja entendeu mas tipo

voce cria no create
Código:
//variaveis da fisica
gravidade=0 //nem preciso falar
noar=0 //para checar se ele esta no ar

ai em step voce coloca o seguinte
Código:
//pulo
if keyboard_check_pressed("botão do pulo") and !noar and !place_meeting(x,y-1,"chão")
{
 y-=1; //para "tirar" ele do chão
 gravidade=-14; //gravidade negativa para pular
 noar=1 //dizer q ele esta no ar
}

if keyboard_check_released("botão de pulo") and noar and gravidade<0
{
 gravidade/=2 //para "freiar" o pulo quando soltar o botão de pulo
}

//Gravidade
repeat(abs(gravidade))
{
 if place_meeting(x,y+min(1,max(gravidade,-1)),"chão")
 {
  gravidade=0; //ja q ele está no chão, então ele vai ter gravidade 0
  if noar
   {
    noar=0; //ja q ele está no chão, então ele não vai estar no ar
   }
  }
  else
  {
   y+=min(1,max(gravidade,-1)); //só mostrando
   noar=1 //ja q é else então ele vai estar no ar
  }
}

gravidade+=1; //aumenta a gravidade
ja ta ai um sistema perfeito de pulo :I

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Re: [Resolvido]Pular com space

Mensagem por Killerzinho em Dom 23 Mar 2014, 11:59

Se você quer que ele pule com Espace então você tem que colocar o codigo no Evento Espace, você colocou ele no Create, pelomenos foi o que você disse..

Pega esse mesmo código aqui e coloca assim no Evento Step: 

Código:
if keyboard_check(place_free(x+0,y+1)
vspeed=-10;

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Re: [Resolvido]Pular com space

Mensagem por dharrison em Dom 23 Mar 2014, 12:38

cara no Event CREATE só colocamos definições de variáveis e coisas semelhantes
no CREATE vc programa oq vai acontecer quando o Object for criado na room
no Event STEP vc programa oq vai acontecer a cada frame (quadro) do jogo. A taxa padrão é 30 FPS (quadros por segundo)
E como o killerzinho citou tem os eventos próprios de cada tecla (eu acho vantagem utilizar eles)

Temos 3 tipos de eventos de Teclado: Key Press, Key Release e Keyboard
Key Press é algo que acontece no momento que a tecla é pressionada
Key Release é algo que acontece no momento que a tecla é solta
e Keyboard é algo que acontece enquanto a tecla está pressionada

Se vc ja estudou todos meus tutoriais de GML e tantos outros que temos nos fórum, tenho certeza que com essa luz vc consegue criar sozinho Happy

Boa sorte e grande abraço!

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Re: [Resolvido]Pular com space

Mensagem por Marley em Dom 23 Mar 2014, 22:43

Vlew galerinha problema resolvido !
Grato pela colaboração de todos, eu estava meio por fora,
mas já andei dando uma estudada '-'

Marley

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Re: [Resolvido]Pular com space

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