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colisão, meu personagem trava na parede

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colisão, meu personagem trava na parede Empty colisão, meu personagem trava na parede

Mensagem por macedoboka Ter 18 Mar 2014, 02:16

ola pessoas , estou com um problema com colisoes que esta me pertubando

quando eu encosto na parede que inserir a colisao meu personagem fica travando na parede!

tipo eu coloco pra direita tudo que posso, quando ele encosta na parede , so fuciona o esquerda , mas o up e o down trava , ele faz o movimento do sprite ,porem , fica no mesmo lugar!

agradeço a ajuda!
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Mensagem por TMM Ter 18 Mar 2014, 10:55

já tentou colocar uma mask no objeto?, talvez este pode ser o problema, crie uma sprite com a mesma dimenssão do sprite do player por exemplo "32x32", coloca tudo de preto, vá no objeto e em mask clique e selecione a sprite q voce criou
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Mensagem por gui.alfaia Qua 19 Mar 2014, 15:58

Código:
move_contact_solid(direction,8)
vspeed=0
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Mensagem por Gabreel Qua 19 Mar 2014, 16:24

[Create]
Código:
velocidade = 3;

[Step] - Substitua sua movimentação por isso
Código:
if(place_free(x+velocidade,y) && keyboard_check(vk_right)){x+=velocidade}
if(place_free(x-velocidade,y) && keyboard_check(vk_left)){x-=velocidade}
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colisão, meu personagem trava na parede Empty Re: colisão, meu personagem trava na parede

Mensagem por chicoweb Qui 20 Mar 2014, 13:27

Até hoje eu não consigo entender porque o gm vem com esse problema como padrão, qual a finalidade de travar os objetos solidos quando se enconstam????

Não existe nenhum jogo que funciona assim, agente tem que ficar se matando pra driblar esse problema, quando ja poderia vir de padrão os solidos não se encostarem.

E vira e mexe ainda pega agente, quando por exemplo um objeto com sprite de formato irregular roda perto do solido, o codigo do gabreel não serveria.

Exemplo um monstro com um rabo grande não encosta no bloco ate ai tudo bem, mas se ele girar e o rabo "entrar" no bloco, trava fica agarrado nele do mesmo jeito.
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Mensagem por Gabreel Qui 20 Mar 2014, 14:08

Para esses casos, existem as masks, e por isso é importante centralizar a origem!
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Mensagem por chicoweb Qui 20 Mar 2014, 20:13

Achei aqui uma engine que o problema ocorre, então gabreel o que vc faria pra resolver isso (Se alguem sabe como resolver é bem vindo também):

Se vc curvar perto da parede ele trava, mesmo com move_contact no colision, tentei tb outras cosas mas nao deu certo

colisão, meu personagem trava na parede 2rpw7lj

A engine ta aqui:

[url=https://www.dropbox.com/s/zel9y0kg4k6122f/obj trava no bloco ao rodar.gmk]https://www.dropbox.com/s/zel9y0kg4k6122f/obj%20trava%20no%20bloco%20ao%20rodar.gmk[/url]
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Mensagem por Zero. Qui 20 Mar 2014, 20:16

Vc esta usando desenhando o carro e mudando o angulo do desenho no draw ?
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Mensagem por chicoweb Qui 20 Mar 2014, 20:24

No step, pelo image_angle
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Mensagem por WellingtonBecker Qui 20 Mar 2014, 20:43

Chicoweb, adicionei esse código na colisão do carro com o bloco e deu certo.
Código:
   
while (!place_free(x+1,y))
    {x-=1;}
    while (!place_free(x-1,y))
    {x+=1;}
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Mensagem por chicoweb Qui 20 Mar 2014, 23:35

Valeu WellingtonBecker


Perfect agora ta resolvido!

macedoboka leia tudo ai mano, que seu problema tb ta resolvido
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