GMBR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» Retorno da GMBR!!!
por theguitarmester Ter 19 Mar 2024, 22:38

» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27

» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30

» Mudar cor de apenas uma palavra
por lunalol Sex 01 Mar 2024, 13:42

» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17

» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18

» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34

» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13

» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18

» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12

» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02

» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55

» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42

» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56

» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:49

» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21

» como aumentar o obj sem aumentar a colisão??
por GabrielXavier Qua 10 Jan 2024, 07:21

» Asteroid Core - Early Acesse Update [0.2.0.0]
por JOZ. Seg 08 Jan 2024, 14:39

» Versionamento de código com GitHub
por GabrielXavier Seg 08 Jan 2024, 07:32

» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por kolesovsup Sex 29 Dez 2023, 07:16

» a funçao approach ainda existe?
por PEDRINDEV Ter 26 Dez 2023, 20:05

» Inimigo ataca até por trás! >:(
por saim Sex 22 Dez 2023, 08:55

» [RESOLVIDO]Spawn após morte
por Deception_1999 Dom 17 Dez 2023, 16:39

» Remunerado $$$ - Procuro programador para ajudar a "montar" um jogo
por theguitarmester Sáb 02 Dez 2023, 16:28

» Game maker nao abre
por Cerf Dom 26 Nov 2023, 12:01


Como criar jogos excelentes

+7
JoaoVanBlizzard
Rodrigo Santiago
Gonzo
crocha12
TRFN
Gabreel
vitorfernandes13
11 participantes

Ir para baixo

Como criar jogos excelentes Empty Como criar jogos excelentes

Mensagem por vitorfernandes13 Sáb 15 Mar 2014, 16:05

Título: Como criar jogos excelentes
Versão do GM: TODAS
Dificuldade: Fácil. será?
Link para download da Engine: Não há.Em Nárnia
Requer Extensões: Não
Requer DLLs: Não
Tags: Jogos. Criação. Desenvolvimento. Ideias

1. Pense em um roteiro, fugindo do óbvio
Se vc for criar um jogo de plataforma, NEM pense em criar um jogo onde o personagem principal salva uma princesa, e se for criar um RPG, em um herói que quer salvar um mundo, por exemplo.

2. Mude a jogabilidade
Para um jogo ser de plataforma, o que ele precisa ter?

Membro Participativo sem ideias originais: Chão, pulo, inimigos que vc pode pode matar pulando em cima deles, buracos...
Vítor: BEEEEEEEE... resposta errada tente outra vez  coll2 

Pra quê criar um jogo onde o personagem pula em cima de uma tartaruga? INVENTE. Sei lá, crie tartarugas mutantes que soltem raios lasers, e então o jogador deverá pegar um espelho e refletir os lasers (LOL?), faça algo diferente Very Happy

3. Não fique pensando o dia inteiro em ter ideias para o jogo  bravo 
A pior coisa que vc pode fazer ao tentar criar um jogo super-ultra-inovador, é ficar querendo criar agora, neste instante  ressaca e não é assim que funciona, relaxe mas não muito ͡° ͜ʖ ͡°, vá tomar um sorvete  sorvete e pense ocasionalmente na ideia  lendo jornal 

4. Jogue outros jogos
É sempre bom procurar inspiração Não como a Vostu, mas, é apenas se inspirar e não copiar, por exemplo:

Membro Participativo sem ideias originais joga um game, onde o personagem pode se transformar em um avião, navio, carro, etc, e ele deverá desviar de bombas (pelo visto não é so o membro participativo que está sem ideias)

O que ele deve fazer?

A: Fazer um jogo igualzinho a esse
B: Criar um jogo inspirado nesse, mas, muito mais ultra-mega-power-super legal, ele pode fazer o personagem se transformar em diversos animais, criar um avião com raios larsers  sorrindo2, criar uma chuva acida que ira tentar corroer o avião  feliz2, criar mini puzzles no jogo  Como criar jogos excelentes 582388, criar fases no espaço, onde o personagem pode ser um cometa, espaço-nave, alienígena e sei la mais o que  Como criar jogos excelentes 838487  e blablablabla  formado

5. Não empolgue demais, mas, também não desanime (seja um pouco bipolar)
Talvez vc não consiga criar uma tartaruga mutante que solta lasers, mas, isso não é motivo para desanimar, vc pode simplificar o jogo, criando por exemplo uma tartaruga que solta espinhos, e o personagem poderá se desviar deles, enfim, não desanime se nao conseguir fazer o que quer, vc pode consultar sempre o GMBR  feliz3 nao esqueçam de me pagar meu merchan, ou então, simplifica a ideia, talvez uma tartaruga que solta espinhos fica mais legal, do que uma tartaruga que solta lasers. ou não

6. Crie um GDD
https://gmbr.forumeiros.com/t18910-m-04-a-arte-do-game-design-gdd

7. Não se importe com o tempo
Não pense que o seu jogo irá ficar pronto amanhã, God of War não foi feito em uma semana, e se o seu jogo demorar até quem sabe 2 anos, vc verá que irá valer a pena  blz
vitorfernandes13
vitorfernandes13

Games Ranking : Nota C

Notas recebidas : C
Data de inscrição : 11/01/2014
Reputação : 11
Número de Mensagens : 284
Prêmios : Como criar jogos excelentes Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Como criar jogos excelentes Empty Re: Como criar jogos excelentes

Mensagem por Gabreel Sáb 15 Mar 2014, 16:27

Olha, não me leve a mal, mas eu poderia levar seu tutorial em conta se você tivesse jogos excelentes.

Para ensinar alguém a fazer jogos excelentes, você precisa fazer jogos excelentes, assim como para ensinar alguém a programar sem nunca ter programado, ensinar alguém a dirigir sem ter dirigido, e por aí vai.
Gabreel
Gabreel

Data de inscrição : 02/10/2009
Reputação : 52
Número de Mensagens : 2232
Prêmios : Como criar jogos excelentes Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker 8.0 ou 8.1
  • Game Maker Studio 1.4
  • Game Maker Studio 2.0
  • Javascript
  • Outros


Ir para o topo Ir para baixo

Como criar jogos excelentes Empty Re: Como criar jogos excelentes

Mensagem por vitorfernandes13 Sáb 15 Mar 2014, 20:01

Gabreel escreveu:Olha, não me leve a mal, mas eu poderia levar seu tutorial em conta se você tivesse jogos excelentes.

Para ensinar alguém a fazer jogos excelentes, você precisa fazer jogos excelentes, assim como para ensinar alguém a programar sem nunca ter programado, ensinar alguém a dirigir sem ter dirigido, e por aí vai.

Vc nao precisa ser professor de matemática para ensinar matemática, não precisa ser professor de Português p ensinar Português, e nao precisa ser o mago dos jogos para ensinar  a fazer bons jogos, para mim, isso se resume a um jogo excelente, ainda nao criei, mas, estou criando um jogo excelente  Happy
vitorfernandes13
vitorfernandes13

Games Ranking : Nota C

Notas recebidas : C
Data de inscrição : 11/01/2014
Reputação : 11
Número de Mensagens : 284
Prêmios : Como criar jogos excelentes Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Como criar jogos excelentes Empty Re: Como criar jogos excelentes

Mensagem por TRFN Sáb 15 Mar 2014, 20:05

Gabreel escreveu:Olha, não me leve a mal, mas eu poderia levar seu tutorial em conta se você tivesse jogos excelentes.
Discordo do seu ponto de vista já que o fato de por exemplo nunca ter desenvolvido um bom jogo completo não me fez menos experiente quando fui palestrar na PUC no curso de jogos digitais expondo minha teoria sobre como se organizar ao programar e o que é ser um programador de jogos. Fora que né, eu já fui professor de criação de jogos. Não tenho nenhum bom jogo completo até agora.
TRFN
TRFN

Games Ranking : Nota C

Notas recebidas : C + C + C
Data de inscrição : 16/01/2012
Reputação : 70
Número de Mensagens : 1192
Prêmios : Como criar jogos excelentes Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 1 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 2

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Web Tecnology
  • Javascript
  • Outros


https://site13.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

Como criar jogos excelentes Empty Re: Como criar jogos excelentes

Mensagem por crocha12 Sáb 15 Mar 2014, 20:26

Gabreel escreveu:Olha, não me leve a mal, mas eu poderia levar seu tutorial em conta se você tivesse jogos excelentes.

Para ensinar alguém a fazer jogos excelentes, você precisa fazer jogos excelentes, assim como para ensinar alguém a programar sem nunca ter programado, ensinar alguém a dirigir sem ter dirigido, e por aí vai.

Poxa eu sempre admirei o gabreel mas nunca pensei que a chegar nesse ponto surpreso  surpreso  surpreso  surpreso  surpreso  surpreso  surpreso
avatar
crocha12

Data de inscrição : 08/11/2013
Reputação : 2
Número de Mensagens : 96
Prêmios : Como criar jogos excelentes Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Como criar jogos excelentes Empty Re: Como criar jogos excelentes

Mensagem por Gonzo Sáb 15 Mar 2014, 20:51

gostei foi bastante motivacional e realista, tbm acho q tem que ser meio bipolar... pra manter o equilibrium:farao:   e se vc fica muito focado acaba fazendo algumas partes do jogo meio cansado, ai fica aquela coisa meio cinza "neutra"  e vc acaba achando que ficou legal.
avatar
Gonzo

Data de inscrição : 29/05/2012
Reputação : 33
Número de Mensagens : 929
Prêmios : Como criar jogos excelentes Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Como criar jogos excelentes Empty Re: Como criar jogos excelentes

Mensagem por Rodrigo Santiago Sáb 15 Mar 2014, 21:00

Excelente tutorial.

Ele foge dos padrões de tutoriais, não ensina algo diretamente, mas é claro, ele está ensinado a ter ideias, não há como ensinar a ter ideias diretamente.

Sinceramente você lê ele do inicio ao fim, sem parar, é uma leitura divertida e suave.

Se tivesse nota eu daria B.
Rodrigo Santiago
Rodrigo Santiago

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : C + C + B
Data de inscrição : 28/07/2012
Reputação : 73
Número de Mensagens : 1281
Prêmios : Como criar jogos excelentes Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 3 Prata x 1 Bronze x 3

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Como criar jogos excelentes Empty Re: Como criar jogos excelentes

Mensagem por JoaoVanBlizzard Sáb 15 Mar 2014, 22:25

Eu concordo com o rodrigo, o texto ficou legal de ler, li tudo na boa. Happy

Agora, eu não acho que é preciso ensinar alguém a ter ideia, eu por exemplo pouco me importo se minha ideia é batida ou não se eu tiver afim de fazer, antes eu tentava evitar certos temas e acabava não fazendo nada, então percebi que da para fazer parecido e não igual, lógico que se pintar algo novo e funcionar bem , não tem por que não tentar né? Smile
JoaoVanBlizzard
JoaoVanBlizzard

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : B+B
Data de inscrição : 04/03/2012
Reputação : 144
Número de Mensagens : 1926
Prêmios : Como criar jogos excelentes Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 2 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker 8.0 ou 8.1
  • Game Maker Studio 1.4
  • Unity


Ir para o topo Ir para baixo

Como criar jogos excelentes Empty Re: Como criar jogos excelentes

Mensagem por fredcobain Sáb 15 Mar 2014, 23:02

Gostei muito da idéia de debater sobre esse assunto / contexto.

Mas é claro, nem tudo é tão rígido. Exemplo.


1. Pense em um roteiro, fugindo do óbvio


Que me perdoem os roteiristas de plantão, mas definitivamente o roteiro não é o principal fator (longe disso) de um jogo divertido ou não. Eu particularmente aprecio muito, mas a jogabilidade é o principal fator.




Código:
Chão, pulo, inimigos que vc pode pode matar pulando em cima deles, buracos...
[b]Vítor[/b]: BEEEEEEEE... resposta errada tente outra vez

Na verdde não há nenhum problema nisto.... é sempre interessante vc se inspirar em algumas características que fazem um jogo divertido.... não tem tanto problema assim vc trazer para o seu jogo esses fragmentos de desafio/diversão que tanto sucesso fizeram.



7. Não se importe com o tempo


Se importe sim. Um jogo na verdade é um projeto... se bem planejado vc sabe exatamente o tanto de esforço necessário para finalizá-lo. Caso contrário seu jogo nunca ficará pronto (experiência própria heheheh)
fredcobain
fredcobain

Games Ranking : Sem avaliações

Data de inscrição : 14/04/2011
Reputação : 163
Número de Mensagens : 692
Prêmios : Como criar jogos excelentes Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 3 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Como criar jogos excelentes Empty Re: Como criar jogos excelentes

Mensagem por WellingtonBecker Sáb 15 Mar 2014, 23:28

Muito bom. Esse é o contexto de um jogo excelente na visão do vitorfernandes13. E qual é o de vocês??
WellingtonBecker
WellingtonBecker

Games Ranking : Nota D

Notas recebidas : D
Data de inscrição : 09/05/2013
Reputação : 105
Número de Mensagens : 824
Prêmios : Como criar jogos excelentes Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Como criar jogos excelentes Empty Re: Como criar jogos excelentes

Mensagem por Gabreel Dom 16 Mar 2014, 00:00

vitorfernandes13 escreveu:Vc nao precisa ser professor de matemática para ensinar matemática, não precisa ser professor de Português p ensinar Português, e nao precisa ser o mago dos jogos para ensinar  a fazer bons jogos, para mim, isso se resume a um jogo excelente, ainda nao criei, mas, estou criando um jogo excelente  Happy
Repare que quando eu falei isso, não falei que você precisava ensinar sendo um profissional. Ainda que você não seja um professor de matemática, você pode ensinar matemática, mas se e somente se sabe do assunto, e no caso específico da matemática, precisa de prática. 

TRFN escreveu:Discordo do seu ponto de vista já que o fato de por exemplo nunca ter desenvolvido um bom jogo completo não me fez menos experiente quando fui palestrar na PUC no curso de jogos digitais expondo minha teoria sobre como se organizar ao programar e o que é ser um programador de jogos. Fora que né, eu já fui professor de criação de jogos. Não tenho nenhum bom jogo completo até agora.
Mas um jogo bom não precisa ser completo, certo? Smile


crocha12 escreveu:Poxa eu sempre admirei o gabreel mas nunca pensei que a chegar nesse ponto surpreso  surpreso  surpreso  surpreso  surpreso  surpreso  surpreso
Todo mundo aqui sabe que eu tenho algumas opiniões incisivas demais, já falei até coisas mais duras, admito.

______

Oks, minha intenção não foi criar uma discussão sobre o assunto, mas já que criei, vamos lá.

Primeiramente, desculpe-me vitor por ter falado de forma tão dura, e provavelmente pela forma que falarei  Como criar jogos excelentes 776770 .

Então, eu acho que o autor em questão, sinceramente, não falou NADA (absolutamente) que já não sabíamos, e em alguns pontos ainda são controversos!

Todos sabem que devem criar um roteiro de qualidade (se o jogo necessitar, alguns nem disso precisam), mas como um tutorial, não vi ele dando dicas de como formatar e expor ideias corretamente. Na jogabilidade o texto ficou um tanto confuso, mas compreendi, e reparei que ele fez uma crítica desnecessária (novamente) ao Mario, então, ele não considera Mario um jogo excelente?

No tópico 3, novamente o texto ficou confuso, mas a abordagem foi boa, entretanto discordo. Por que ter novas ideias durante a programação do jogo iria fazer o jogo não ficar excelente? Na verdade, pelo contrário, quanto mais ideias originais (e que consigam ser implementadas) melhor!

Quanto a jogar outros jogos, isso é perfeitamente verdade. Inclusive não só jogar, como ler, estimular a criatividade. E o legal não é tirar inspiração em um único jogo ou leitura, mas sim em vários. 

Os tópicos seguintes foram um pouco controversos, mas válidos, apesar de eu discordar em alguns pontos.

Falou tudo, mas não falou nada. Um jogo excelente? Você não citou gráficos, dicas para encontrar, fazer, comprar ou roubar. Igualmente com sons. Acontece que um jogo não acontece apenas em ideias ou roteiros, um jogo é feito em várias áreas e para um jogo ser excelente, você precisa que todas essas áreas estejam em excelência também. Isso não é algo que se aprende por um tutorial como esse, mas sim por uma série de tutoriais, ou no mínimo, algo que faça você achar esses tutoriais e dê um ponta-pé inicial. De fato, não acrescentou nada.
Gabreel
Gabreel

Data de inscrição : 02/10/2009
Reputação : 52
Número de Mensagens : 2232
Prêmios : Como criar jogos excelentes Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker 8.0 ou 8.1
  • Game Maker Studio 1.4
  • Game Maker Studio 2.0
  • Javascript
  • Outros


Ir para o topo Ir para baixo

Como criar jogos excelentes Empty Re: Como criar jogos excelentes

Mensagem por Mr. Kaleb Dom 16 Mar 2014, 13:50

Meu ponto de vista é o seguinte: Pegue um jogo que você acha excelente e diga o que é excelente nele. Os gráficos, detalhes técnicos, efeitos? No fim das contas, não é nada que alguém já não tenha feito, então porque tem poucos jogos "excelentes"? Pra mim, é um paradoxo, porque pode ser excelente pra você, mas posso não gostar dele.

Um jogo excelente é aquele jogo em que você se esforça pra deixar tudo o melhor possível. Seja programação, gráficos, jogabilidade, sons, enredo, etc. 
Elementos novos? É importante, claro, e se você inovar de verdade, é ótimo para o jogo, mas não é o principal; se você trazer uma ideia antiga e aplicá-la corretamente, ainda assim será bom.
Gráficos? É só olhar Cave Story, Mercenary Kings, Nidhogg pra ver que até um jogo com gráficos 8 bits pode sim fazer sucesso.
Cortando pro final, Público? Qualquer jogo que você fizer haverá um público pra ele, não importa que estilo seja.

Portanto, se você fizer um trabalho bem feito, esteja certo de que pelo menos um pessoa vai achar que é um jogo excelente: você.
Mr. Kaleb
Mr. Kaleb

Games Ranking : Nota C

Notas recebidas : C
Data de inscrição : 07/09/2010
Reputação : 21
Número de Mensagens : 1400
Prêmios : Como criar jogos excelentes Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Como criar jogos excelentes Empty Re: Como criar jogos excelentes

Mensagem por JoaoVanBlizzard Dom 16 Mar 2014, 14:05

fredcobain escreveu:Que me perdoem os roteiristas de plantão, mas definitivamente o roteiro não é o principal fator (longe disso) de um jogo divertido ou não. Eu particularmente aprecio muito, mas a jogabilidade é o principal fator.
Eu acho tem que ter aquilo que você quer colocar nele, não importa se o roteiro é bom ou não, o jogo precisa ser divertido, tem jogos que ficam mais divertidos com um enredo, outros nem precisam roteiros para ser divertido,outros vem com bons gráficos outro nem tanto, o que vale  mesmo é você chamar o interesse a quem for jogar, independente de como.

JoaoVanBlizzard
JoaoVanBlizzard

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : B+B
Data de inscrição : 04/03/2012
Reputação : 144
Número de Mensagens : 1926
Prêmios : Como criar jogos excelentes Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 2 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker 8.0 ou 8.1
  • Game Maker Studio 1.4
  • Unity


Ir para o topo Ir para baixo

Como criar jogos excelentes Empty Re: Como criar jogos excelentes

Mensagem por Kabeção Dom 16 Mar 2014, 15:17

TRFN escreveu:
Gabreel escreveu:Olha, não me leve a mal, mas eu poderia levar seu tutorial em conta se você tivesse jogos excelentes.
Discordo do seu ponto de vista já que o fato de por exemplo nunca ter desenvolvido um bom jogo completo não me fez menos experiente quando fui palestrar na PUC no curso de jogos digitais expondo minha teoria sobre como se organizar ao programar e o que é ser um programador de jogos. Fora que né, eu já fui professor de criação de jogos. Não tenho nenhum bom jogo completo até agora.

O maior problema é explicar algo baseado apenas no que você acha que pode estar certo sem nem uma base.
Por exemplo: uma curandeira maluca que acha que certa planta melhora sua saúde esta em um nível totalmente diferente de quem estuda plantas medicinais a fundo e tem fundamentos para dizer que a planta realmente funciona.
Ele não precisa ser médico para ter essa base.


Uma coisa é certa, o que torna algo excelente são os detalhes.
Jogos com gráficos simplista/minimalista em pixel art tem gráficos excelentes e interessantes graças ao uso de shaders.
Puzzle casuais se tornam jogos para console e PC devido a infinidade de detalhes em gameplay e art (World of Goo).
Um estúdio ganha um título de Rei do 2D pelos fã graças ao imenso esforço e detalhamento na arte (Vanillaware).

Citei só poucos exemplos na área que trabalho e sempre pesquisei que é gráficos 2D mas da pra ter um ideia da coisa.
Não interessa o gênero, assunto ou o quanto profundo é, excelência esta nos detalhes.
Kabeção
Kabeção

Games Ranking : Sem avaliações

Data de inscrição : 08/06/2008
Reputação : 100
Número de Mensagens : 2314
Prêmios : Como criar jogos excelentes Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 7 Moedas x 0

Ouro x 3 Prata x 0 Bronze x 1

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://blackcapapps.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

Como criar jogos excelentes Empty Re: Como criar jogos excelentes

Mensagem por vitorfernandes13 Dom 16 Mar 2014, 15:39

Otimo consegui criar um discussão saudavel Happy
---
É claro que não é todo jogo que precisa ter um enredo para ser excelente CityVille não tem um enredo super criativo (pegue esse pedaço de terra e crie uma cidade Razz), mas, é um jogo muito divertido. Happy

Não é necessariamente preciso criar um jogo ultra mega inovador, Mario por exemplo não é inovação hj em dia, mas, naquela epoca era, e todo jogo do Mario é diferente do seu antecessor, só acho que se um jogo tiver um enredo ele nao pode se prender ao cliche, já existem infinitos jogos onde se salvam a princesa, então pra que criar mais um igual?
Existe infinitos jogos onde vc pula em cima de inimigos, onde o personagem não cai nos buracos mas pra que fazer mais um? É claro que pra ele ser um jogo de plataforma, ele precisa ter certos elementos para que ele de fato se torne um jogo de plataforma (como vidas, sangue, inimigos, etc) mas o que sempre vejo é que há jogos bons, mas, que ja possuem tudo o que eu ja joguei em um jogo, e que nao trazem NADA de novo.

Pode ser meu tuto nao seja novo, mas, para quem ta começando é, quando comecei queria fazer um jogo do Mario Razz, por isso que achei o topico importante Very Happy

Já gráficos, são detalhes sim, é claro que nao irei jogar um grafico que parece vomitado de gato, mas, se eu ver que ele teve um esforço, pode ser que nao ficou tao bonito, mas se eu vejo que o jogo foi feito com boa vontade, eu jogo.

O enredo é opcional, mas, se quer fazer um enredo é preciso fazer algo fora do cliche.

Jogabilidade é o que considero mais importante, se um jogo for feito com graficos, enredo "medianos" até da, mas, se a jogabilidade se resumir em "pular em cima de tartarugas" eu nem jogo.

Quanto ao tempo, é claro que se vc ficar demorando 15 anos para fazer um jogo, ele nao vale a pena, o que acontece é que EXISTEM BONS PROJETOS que sao descontinuados pq nao sao feitos da noite para o dia, o Overdroy (assim que se escreve?) do fauri demorou 1 ANO para ser feito, e é um jogo incrivel, mas, tem gente que iria querer faze lo em uma semana '-'
vitorfernandes13
vitorfernandes13

Games Ranking : Nota C

Notas recebidas : C
Data de inscrição : 11/01/2014
Reputação : 11
Número de Mensagens : 284
Prêmios : Como criar jogos excelentes Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Como criar jogos excelentes Empty Re: Como criar jogos excelentes

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos