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ajuda com sprite

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ajuda com sprite

Mensagem por chaoling em Dom 31 Maio 2009, 21:14

olá pessoal sou novo mas já venho usando o apoio deste a algum tempo e sempre consegui resolver tudo mas agora ireo prescizar de postar a duvida pois não achei especificamente sobre isso. vamos lá!

estou criando um inimigo que a uma certa distancia do player ele solta um ataque, bom eu fiz assim : quando player chega em uma distancia ele ativa outra sprite que é uma animação que o inimigo corre pra frente e deposi volta ao mesmo ponto .
minhas duvidas:
1-como fazer a animação passar uma vez só por que ela esta repetindo e não para?
2- quando esta animação acabar quando ele volta ao mesmo ponto como fazer voltar a primeira sprite?
3-resumindo quero que ele vá para frente com a animação volte pra sprite dele parado mas tb quero que ele repita isso qd player chegar novamente naquela posição que fez tuda animação começar?

o que eu fiz até agora foi isso no evento step

if distance_to_object(obj_player)<200
{
sprite_index=spr_enemy
}

sou super iniciante mas não sou burro pego as coisas rápido. por favor ajudem se poder!!
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Re: ajuda com sprite

Mensagem por Kabeção em Seg 01 Jun 2009, 12:30

Para cada ação uma reação.
A cada movimento a imagem tem que ser trocada.

Da mesma forma que você fez a sprite mudar quando o obj se aproxima você também vai mudar quando ele se afastar.
Código:
if distance_to_object(obj_player) => 200
{
sprite_index=outra_spr_enemy
}
Mas não entendi sua explicação.
Talvez seja isso:

Se você quer que quando a sprite chegar na sua ultima imagem ele troca de sprite.
Nesse caso abre a sprite no GM e veja quando imagens ela tem.
Vamos colocar como exemplo que ela tem 8 imagens então a ultima será 7 porque começa a contar do 0.
Para saber qual imagem da sprite esta aparecendo e so usar a variavel image_index.
Se image_index for igual a última imagem então a sprite troca.
Código:
if sprite_index = spr_enemy && floor(image_index) = 7
{
    sprite_index = nova_spr_enemy
}
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Re: ajuda com sprite

Mensagem por chaoling em Seg 01 Jun 2009, 20:46

Bom até que ajudo um pouco o que vc disse mas só pra esclarecer é que o segundo sprite do inimigo é um animação com 30 frames e o movimento que ele faz pra frente é todo feito com a propria animação não tem comando nenhum.Se tiver outra sugestão pra melhorar agradeço
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