GMBR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» Retorno da GMBR!!!
por theguitarmester Ter 19 Mar 2024, 22:38

» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27

» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30

» Mudar cor de apenas uma palavra
por lunalol Sex 01 Mar 2024, 13:42

» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17

» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18

» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34

» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13

» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18

» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12

» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02

» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55

» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42

» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56

» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:49

» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21

» como aumentar o obj sem aumentar a colisão??
por GabrielXavier Qua 10 Jan 2024, 07:21

» Asteroid Core - Early Acesse Update [0.2.0.0]
por JOZ. Seg 08 Jan 2024, 14:39

» Versionamento de código com GitHub
por GabrielXavier Seg 08 Jan 2024, 07:32

» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por kolesovsup Sex 29 Dez 2023, 07:16

» a funçao approach ainda existe?
por PEDRINDEV Ter 26 Dez 2023, 20:05

» Inimigo ataca até por trás! >:(
por saim Sex 22 Dez 2023, 08:55

» [RESOLVIDO]Spawn após morte
por Deception_1999 Dom 17 Dez 2023, 16:39

» Remunerado $$$ - Procuro programador para ajudar a "montar" um jogo
por theguitarmester Sáb 02 Dez 2023, 16:28

» Game maker nao abre
por Cerf Dom 26 Nov 2023, 12:01


Como classificar musicas e efeitos sonoros

3 participantes

Ir para baixo

Como classificar musicas e efeitos sonoros Empty Como classificar musicas e efeitos sonoros

Mensagem por JoaoVanBlizzard Sáb 08 Mar 2014, 15:26

Galera, eu queria criar um sistema de opções de volume e outro para efeitos sonoros, só eu queria saber como faço para classificar os sons que serão musica e os que serão efeitos sonoros, para quando eu ajustar o volume das musicas, só o que for musica se ajusta e o mesmo para os efeitos sonoros quando forem ajustados,ok.
JoaoVanBlizzard
JoaoVanBlizzard

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : B+B
Data de inscrição : 04/03/2012
Reputação : 144
Número de Mensagens : 1926
Prêmios : Como classificar musicas e efeitos sonoros Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 2 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker 8.0 ou 8.1
  • Game Maker Studio 1.4
  • Unity


Ir para o topo Ir para baixo

Como classificar musicas e efeitos sonoros Empty Re: Como classificar musicas e efeitos sonoros

Mensagem por dharrison Sáb 08 Mar 2014, 18:13

Desculpa minha ignorancia no assunto, mas isso dentro do Game Maker?
Você poderia definir através de uma variável global cada tipo de música em um objeto que seria apenas para tocar as músicas...

Não sei se é isso que tu pergunto, não manjo nada de sons
dharrison
dharrison

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : A - B
Data de inscrição : 04/02/2009
Reputação : 120
Número de Mensagens : 1363
Prêmios : Como classificar musicas e efeitos sonoros Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 9 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 1 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 1
Plataformas :
  • Game Maker 8.0 ou 8.1
  • Game Maker Studio 2.0
  • C#


Ir para o topo Ir para baixo

Como classificar musicas e efeitos sonoros Empty Re: Como classificar musicas e efeitos sonoros

Mensagem por JoaoVanBlizzard Sáb 08 Mar 2014, 19:16

dharrison: o engraçado é que eu sempre procuro nos tutoriais antes de perguntar e não achei tutoriais falando a respeito disso, tipo eu queria organizar dentro do game maker as musicas e efeitos sonoros como se fossem parente, por exemplo, quando você quer criar vários objetos que tenham os mesmos atributos, você usa o "parents" como atalho, mas o game maker tem seleção de som de fundo e efeitos sonoros no editor dele, mas eu queria saber como faço para quando eu querer ajusta volume de som e efeitos sonoros de forma separada sem precisar especificar som por som, mas acho que terei que fazer um script que tenha todos os sons que quero alterar, só preciso descobrir como farei para isso funcionar corretamente.
JoaoVanBlizzard
JoaoVanBlizzard

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : B+B
Data de inscrição : 04/03/2012
Reputação : 144
Número de Mensagens : 1926
Prêmios : Como classificar musicas e efeitos sonoros Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 2 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker 8.0 ou 8.1
  • Game Maker Studio 1.4
  • Unity


Ir para o topo Ir para baixo

Como classificar musicas e efeitos sonoros Empty Re: Como classificar musicas e efeitos sonoros

Mensagem por Markituh Sáb 08 Mar 2014, 19:16

Jogo rápido:

carregar_sons():
Código:
global.__music = ds_map_create();
global.__sfx = ds_map_create();

// Aqui vai depender se você vai embutir tudo no exe ou carregar externamente
// E os nomes, claro, ficam a seu critério

// Volume geral
global.__musicvol = 1
global.__sfxvol = 1
   // Classifica musicas
ds_map_add(global.__music,"musica1", mus_fase1);
ds_map_add(global.__music,"musica2", mus_fase2);
ds_map_add(global.__music,"musica3", mus_fase3);
ds_map_add(global.__music,"musicaboss", mus_boss);
ds_map_add(global.__music,"musicafinal", mus_final);
   // Classifica sons
ds_map_add(global.__sfx,"moeda", snd_moeda);
ds_map_add(global.__sfx,"comida", snd_comida);
ds_map_add(global.__sfx,"tiro", snd_tiro);
ds_map_add(global.__sfx,"jailson", snd_aiquedeliciacara)
game_music(musica):
Código:
// retorna False se o recurso não existir
var m;
m = argument0;
if !ds_map_exists(global.__music,m) then return false;

k = ds_map_find_value(global.__music,m);
sound_set_volume(k,self.__musicvol)
sound_play(k)
return True;
game_sfx(sfx):
Código:
// retorna False se o recurso não existir
var m;
m = argument0;
if !ds_map_exists(global.__sfx,m) then return false;

k = ds_map_find_value(global.__sfx,m);
sound_set_volume(k,self.__sfxvol)
if !sound_isplaying(k) then sound_play(k)
return true;

Dae você muda os __musicvol e __sfxvol nas configurações e pá. Acho que é isso yes


Última edição por Markituh em Sáb 08 Mar 2014, 20:40, editado 1 vez(es)
Markituh
Markituh

Games Ranking : Sem avaliações

Data de inscrição : 11/10/2009
Reputação : 106
Número de Mensagens : 2184
Prêmios : Como classificar musicas e efeitos sonoros Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 1 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Como classificar musicas e efeitos sonoros Empty Re: Como classificar musicas e efeitos sonoros

Mensagem por dharrison Sáb 08 Mar 2014, 20:25

@Markituh explica isso ae pra gente, não sakei muito bem
Se for o que eu pensei em fazer eu não faço, senão mando meu próprio script pra ele...
dharrison
dharrison

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : A - B
Data de inscrição : 04/02/2009
Reputação : 120
Número de Mensagens : 1363
Prêmios : Como classificar musicas e efeitos sonoros Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 9 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 1 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 1
Plataformas :
  • Game Maker 8.0 ou 8.1
  • Game Maker Studio 2.0
  • C#


Ir para o topo Ir para baixo

Como classificar musicas e efeitos sonoros Empty Re: Como classificar musicas e efeitos sonoros

Mensagem por Markituh Sáb 08 Mar 2014, 20:40

dharrison escreveu:@Markituh explica isso ae pra gente, não sakei muito bem
Se for o que eu pensei em fazer eu não faço, senão mando meu próprio script pra ele...
No carregar_sons() eu crio uma lista dos recursos disponíveis, e defino as variaveis de volume para os dois tipos de recursos, assim só é mexer nessas vars, adicionar cada tipo de conteudo na lista adequada, que quando chamar os scripts game_music e game_sfx eles ja vao tocar com esse volume definido. Algo simples como:

Colisao com a moeda:
Código:
pontos += 1
game_sfx("moeda"); 
// ^ Toca o som da moeda, com o volume predefinido na global.__sfxvol, que pode ser alterado nas configs

No caso dos sfx, seria interessante colocar um !sound_isplaying pra não ficar aquela algazarra de sons tocando. partiu editar meu post anterior
Markituh
Markituh

Games Ranking : Sem avaliações

Data de inscrição : 11/10/2009
Reputação : 106
Número de Mensagens : 2184
Prêmios : Como classificar musicas e efeitos sonoros Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 1 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Como classificar musicas e efeitos sonoros Empty Re: Como classificar musicas e efeitos sonoros

Mensagem por JoaoVanBlizzard Sáb 08 Mar 2014, 22:21

tinha alguns erros ortográficos no seu código, mas eu corrigi, o som está tocando, mas não esta alterando o volume, mas o problema não é no seu codigo, quando eu uso o sound_volume tambem não altera o volume, por que isso acontece? '-'
JoaoVanBlizzard
JoaoVanBlizzard

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : B+B
Data de inscrição : 04/03/2012
Reputação : 144
Número de Mensagens : 1926
Prêmios : Como classificar musicas e efeitos sonoros Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 2 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker 8.0 ou 8.1
  • Game Maker Studio 1.4
  • Unity


Ir para o topo Ir para baixo

Como classificar musicas e efeitos sonoros Empty Re: Como classificar musicas e efeitos sonoros

Mensagem por Markituh Sáb 08 Mar 2014, 23:31

Sim, realmente tinha uns errinhos aí (culpa do Python, hehe), mas que bom que você ajeitou. Estranho cara, porque montei o esquema aqui, e funfa certinho. Talvez você esteja usando a função de forma errada Laughing Saca só a engine (não sei isso vai sair com os sons embutidos, qualquer coisa vc poe um seu ae). Isso acontecia comigo também, e até hoje não entendo a razão disso: é aquela historia, se não funciona é porque tem algo errado!
Markituh
Markituh

Games Ranking : Sem avaliações

Data de inscrição : 11/10/2009
Reputação : 106
Número de Mensagens : 2184
Prêmios : Como classificar musicas e efeitos sonoros Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 1 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Como classificar musicas e efeitos sonoros Empty Re: Como classificar musicas e efeitos sonoros

Mensagem por JoaoVanBlizzard Sáb 08 Mar 2014, 23:44

Ah sim, eu descobri agora, é eu usei o som em mp3 baixado , então resolvi fazer meus propios sons e salvar em mid. e funcionou direitinho, eu acho que é conforme o programa que é salvo que pode acontecer esse problema, eu estou usando music maker e melody raiser para criar meus sons em mid e volume funciona direitinho, valeu pela engine. Smile
JoaoVanBlizzard
JoaoVanBlizzard

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : B+B
Data de inscrição : 04/03/2012
Reputação : 144
Número de Mensagens : 1926
Prêmios : Como classificar musicas e efeitos sonoros Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 2 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker 8.0 ou 8.1
  • Game Maker Studio 1.4
  • Unity


Ir para o topo Ir para baixo

Como classificar musicas e efeitos sonoros Empty Re: Como classificar musicas e efeitos sonoros

Mensagem por dharrison Dom 09 Mar 2014, 00:00

Ah bom, eh que o suporte do GM pra mp3 sempre foi ruim, no 8 ele usa o "Multimedia Player" que faz até dar lag no jogo
dharrison
dharrison

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : A - B
Data de inscrição : 04/02/2009
Reputação : 120
Número de Mensagens : 1363
Prêmios : Como classificar musicas e efeitos sonoros Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 9 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 1 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 1
Plataformas :
  • Game Maker 8.0 ou 8.1
  • Game Maker Studio 2.0
  • C#


Ir para o topo Ir para baixo

Como classificar musicas e efeitos sonoros Empty Re: Como classificar musicas e efeitos sonoros

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos