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[PEDIDO M] Parents

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[PEDIDO M] Parents Empty [PEDIDO M] Parents

Mensagem por AlexBosquin Qua 05 Mar 2014, 19:31

Galera eu estava pensando aqui como o pessoal da yoyo games está aberta ao publico não seria legal se pudessem:

Adicionar um sistema de escolher mais parents para cada objeto, acho que seria muito útil, anão ser que isso já seja possível mas não que eu ainda tenho descoberto!
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[PEDIDO M] Parents Empty Re: [PEDIDO M] Parents

Mensagem por Willy Qua 05 Mar 2014, 22:27

Isso é inviável... Quando um objeto é parente de outro, todos os eventos se não forem sobrescritos serão copiados, logo, é bem provável que se tiver mais de um parent, eles vão anular um ao outro se tiverem o mesmo evento (dois creates, por exemplo).

Entretanto, você pode tentar usar um sistema de polimorfismo, ou seja, criar um parent mais "básico" e outro(s) que que sejam parent dele. Por exemplo:


OBJA = "PAI"
OBJB > OBJA
OBJC > OBJB (tem características de B e A, pois B herda de A).

Mas tome cuidado ao fazer isso, pois pode dar o mesmo problema que eu citei anteriormente. A diferença é que você pode "ter" um controle melhor da situação.
Esse sistema de polimorfismo pode ser usado sem problema nenhum se todos os objetos parente não tiverem eventos, ou seja, você estaria usando os parentes apenas como forma de "categorizar" os objetos.

Se tiver alguma dúvida, fique a vontade para falar.
Flws... blz
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[PEDIDO M] Parents Empty Re: [PEDIDO M] Parents

Mensagem por AlexBosquin Qui 06 Mar 2014, 12:16

interessante, mas não entendo pq seriam anulador por exemplo:

obj_solid (apenas um objeto sem nada com a solid marcada)
obj_col (apenas um objeto com propriedade de colisão com o chao)

obj_player parent com obj_solid e obj_col

isso seria bem legal xD
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[PEDIDO M] Parents Empty Re: [PEDIDO M] Parents

Mensagem por Willy Qui 06 Mar 2014, 18:16

Quando eu digo "anular", não digo o parent em si, mas sim os eventos que os mesmos tem em comum. Faça o teste:

1 - Crie um som qualquer e dê um nome.
2 - Crie dois objetos (obj_a e obj_b).
3 - Marque obj_b como parent do obj_a.
4 - No obj_a, crie um evento create, e nele, um creation code com "sound_play(snd_1);"
5 - Coloque apenas o obj_b na room.

Feito isso, teste o jogo. Você vai ver que o som foi tocado porque obj_b é parent do obj_a. Depois desse teste, vá no obj_b, crie um evento create, e nele, um creation code com "//NADA", depois, teste. Você vai ver que o som não vai tocar.
Perceba que se um objeto que herda de outro tiver o mesmo evento, o evento que será executado é o do que herda, e não do que passa a herança.
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[PEDIDO M] Parents Empty Re: [PEDIDO M] Parents

Mensagem por AlexBosquin Qui 06 Mar 2014, 18:42

interessante esse é o conceito de parent, talvez eu tenho entendido errado me desculpe, mas e se fosse vários pais tipo assim:

obj_a
obj_b
obj_c

parents do obj_a seriam obj_b e obj_c
assim o obj_b e obj_c não teriam nada em comum, mas eles seriam pais de obj_a assim somente o a herdaria de b e c
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Mensagem por Willy Qui 06 Mar 2014, 18:52

Independente de quantos parents um objeto ter (o que não é possível), ele vai passar pelo mesmo problema que eu citei anteriormente.
De qualquer modo, se quiser, você pode fazer com que A seja parente de B que por sua vez é parente de C, ou seja, A é parente de B e C.

Confesso que não vejo muita utilidade de se usar parents no GM (exceto para categorizar objetos, muito útil em eventos de colisão), em alguns casos, prefiro usar scripts caso eu deseje repassar determinada características aos meus objetos. Só por curiosidade, por que você quer algo assim?
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[PEDIDO M] Parents Empty Re: [PEDIDO M] Parents

Mensagem por AlexBosquin Sex 07 Mar 2014, 13:22

bom eu estou estudando jogos isométricos e como estou usando o tutorial que encontrei no fórum estou vendo um jeito de o adaptá-lo para um meu sistema para que eu possa intender, e usando na movimentação do player o place_meeting(x,y,obj_solid) foi o jeito que encontrei pra colisão ficar perfeita, esse obj_solid representa colisão com qualquer solido, porem para que num game isométrico o player possa andar encima ou mesmo pular eles o solido precisa ser desativado as vezes dai a necessidade de vários parents, pra colocar esses parents como os próprios objetos sólidos!
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Mensagem por Willy Sex 07 Mar 2014, 18:40

Não vejo necessidade de criar mais de um parente...
Todos os blocos, independente do que façam, devem ser parent apenas de obj_solid para checar a colisão e só.

Poderia ser um pouco mais especifico explicando a necessidade de ter mais de um parent?
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Mensagem por Rodrigo Santiago Sex 07 Mar 2014, 20:34

Você precisa só raciocinar .

Tenha dois objetos com a determinada area de colisão, que pareça isométrico.
No objeto que será o chão você define uma altura.

No objeto que se move crie uma variável z, e um zminimo.(No desenho da sprite você pode desenhar (x,y-(z/2)). )

Todo e qualquer pulo você altera z, você pode criar gravidade, zspeed, e tudo mais pra ser realista. E envez de usar (if z>0) use z>zminimo.

Daí dentro do evento de colisão você verifica se z> altura, se z for maior muda o zminimo pra altura do outro. Ou seja, ele só vai conseguir passar se Z> altura, que é durante um pulo.

Nada de solido.
Use instance_place() - salve o id numa variavel.
Todos os objetos que você quer que sejam chãos defina parente de um unico objeto que será solido. E é ele que você verifica colisão, mesmo que você colida com um 'filho' vai considerar.
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[PEDIDO M] Parents Empty Re: [PEDIDO M] Parents

Mensagem por AlexBosquin Sáb 08 Mar 2014, 15:00

mano esse tutorial de izometrico eu ja usei!
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