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[caça-talentos] Seleção de artistas gráficos

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Re: [caça-talentos] Seleção de artistas gráficos

Mensagem por Mateus O de Andrade em Ter 08 Abr 2014, 11:21

Desculpe postar aqui Cascavelo mas não sei onde falar sobre seu projeto.
Mas já pensou em fazer um cenário interativo? Tipo, bater em criptas para habilitar caminhos alternativos ou power ups (power ups que poderiam ser caveirinhas?)
E também o principal, desenterrar coisas. tanto power ups como inimigos e algo nocivo ao player.

E desculpe por dar pitacos sem ser chamado! Sad
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Re: [caça-talentos] Seleção de artistas gráficos

Mensagem por cascavelo em Ter 08 Abr 2014, 13:28

Mateus, o fórum é pra isto mesmo. Chato é quando a gente desenvolve algo e ninguém comenta nada.
  O gameplay tem estes elementos mesmo, gostaria de fazer algo bem épico com muitos segredos e caminhos alternativos, imaginei um jogo sem fases apenas com um mundo muito grande onde você começa com o cemitério sobre uma montanha e vai entrando nela aos poucos enquanto descobre que o cemitério é subterrâneo. Como um Castlevania, cheio de idas e vindas atrás de itens.
 Não sei se este projeto vai pra frente porque era para o concurso, é muito trabalho pra uma pessoa só e já estou fazendo outros jogos.
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Re: [caça-talentos] Seleção de artistas gráficos

Mensagem por Mateus O de Andrade em Ter 08 Abr 2014, 13:39

Que interessante, meu projeto é extremamente semelhante e também inspirado em castlevania e metroid (só um pouquinho mais dificíl....meio darksouls  Evil or Very Mad )
E se você que é experiente já acha demorado, agora você sabe por que eu queria desistir.
Mas quem sabe você não acha uma equipe pra te ajudar? Gosteido traço do grave digger (só acho que deveria tentar deixar ele mais dark e menos toon).
Você já tem algum post sobre esse projeto? Adoraria dar uma lida sobre ele.
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Re: [caça-talentos] Seleção de artistas gráficos

Mensagem por cascavelo em Qua 09 Abr 2014, 11:43

Mas quem sabe você não acha uma equipe pra te ajudar? Gosteido traço do grave digger (só acho que deveria tentar deixar ele mais dark e menos toon).
 A intenção é que o jogo seja engraçado mesmo, com pitadas de humor negro.



Você já tem algum post sobre esse projeto? Adoraria dar uma lida sobre ele.
 Não, é somente uma ideia por enquanto. Vou fazendo uns esboços aqui e quando tiver um material razoável abro um tópico.
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Re: [caça-talentos] Seleção de artistas gráficos

Mensagem por Carlos Eduardo em Qui 10 Abr 2014, 00:58

Olá Cascavelo desculpe, a minha postagem entrei aqui por acaso e não pude deixar de comentar, hoje algo que prende uma pessoa em um jogo seria uma boa historia, que tenha um começo um meio e um fim, mas que tenha um gráfico bom, já que o gráfico na maioria das vezes são compensados quando o jogo é divertido e inter te, mas o que na minha opinião esta fazendo sucesso legal, é o modo como você evolui as coisas no jogo, por exemplo: quando se adquire  roupas, poderes, armamentos como você mencionou, em Castlevania, uma espada que ao decorrer do tempo, você a evolui e a deixa mais poderosa, e isso tudo pode ser agregado com o famoso "micro transação", em que quando o usuário sente a necessidade de se evoluir mais rápido, ele pode estar comprando esses itens, alias o motivo do empenho todo precisa ser compensado com uma renda, morou?!, então é isso desculpe se disse algo errado e um grande abraço a todos
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Re: [caça-talentos] Seleção de artistas gráficos

Mensagem por cascavelo em Qui 10 Abr 2014, 09:31

Carlos Eduardo você está certo, realmente jogos com evolução do personagens e equipamentos são os que mais prendem o jogador. (e  tiram dinheiro deles).

 Eu também gosto muito, mas fazer um jogo deste tipo demanda um tempo que uma ou duas pessoas não teriam pra fazer, principalmente os desenhos.

 Só pra se ter uma idéia, um sprite andando tem 8 desenhos, um personagem tem no mínimo umas 5 ações no jogos, dariam uns 30 a 50 desenhos, se mudar a roupa dobra este número. Se fizer 5 roupas pra este personagem ele terá umas 200 figuras nos sprites.

 Isto só pra trocar a roupa de um personagem, imagina em um jogo que dá pra escolher o player e que as armas e inimigos evoluem.

 Sem uma grande equipe é melhor manter os pés no chão, afinal com o advento dos tablets e smartphones os jogos mais simples também tem um grande público agora que só quer saber de apertar na tela pra ver até onde chega. Neste tipo de jogo conseguiremos fazer coisas incríveis.
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Re: [caça-talentos] Seleção de artistas gráficos

Mensagem por shatterhand2 em Qui 10 Abr 2014, 09:43

O ideal, nesse caso ,é montar o personagem principal com vários sprites diferentes, assim você pode "montar"  o personagem. O tronco do personagem é um sprite, a cabeça é outro, os membros outros... assim você pode "customizar" o seu personagem com mais facilidade.

E se você souber usar (E eu ainda to batendo cabeça nisso), dá pra usar shaders pra alterar a cor dos sprites e tal, para criar a ideia de novas roupas e tal.
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Re: [caça-talentos] Seleção de artistas gráficos

Mensagem por Mateus O de Andrade em Qui 10 Abr 2014, 09:44

Acho isso meio (totalmente) arriscado!!
Alguem ai está lembrado de uma tal auction house de um tal diablo III?
Já vi o que esse tipo de coisa faz com um jogo....especialmente se ele não tem constantes upgrades.
Acho que um jogo simples mas com diversos recursos já se sairia melhor.
Vejam o exemplo de Castlevania Simphony of the Night. A personagem não muda de roupa (só a cor e efeito da capa) as armas até que são bem simples de se fazer e mesmo assim prendeu a atenção e marcou a memória de uma legião de pessoas.
Simplicidade, historia rica, recursos e game play diversificado. Acho que estes são elementos de um bom jogo.
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Re: [caça-talentos] Seleção de artistas gráficos

Mensagem por Kabeção em Qui 10 Abr 2014, 10:31

Customizações podem ate ser feitas rapidamente mas isso exige planejamento sólido e todo mundo na equipe precisa saber o que está fazendo.

http://vimeo.com/42800856

Usar esqueletos acelera bastante o trabalho.
Ainda mais agora que o GMS integrou animações com esqueleto do programa Spine.
O mais rápido que fiz com esse processo foi a animação de um personagem correndo em um dia e no outro 4 variações apenas modificando as imagens.
Se as parte forem bem planejadas, da pra reaproveitar diversas imagens em diversas poses.

Mesmo assim, isso ainda é algo para projetos mais complexos ou pode ser usado para fazer ainda mais rápido outros personagens ou inimigos no jogo.
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Re: [caça-talentos] Seleção de artistas gráficos

Mensagem por cascavelo em Qui 10 Abr 2014, 11:25

O ideal, nesse caso ,é montar o personagem principal com vários sprites diferentes, assim você pode "montar"  o personagem. O tronco do personagem é um sprite, a cabeça é outro, os membros outros... assim você pode "customizar" o seu personagem com mais facilidade
 Eu já faço assim, uso o "spriter". Postei até um tutorial no fórum. Fiz a animação do Left 2die  nele. Do hatfields e Maccoys também.
  Mesmo usando o personagem desmembrado e animando com bones você tem que retocar as strips depois, algumas coisas não encaixam. E você precisa de várias mãos, pés, troncos e cabeças pra conseguir algo que preste. Leva muito tempo, mas é o melhor método.



Vejam o exemplo de Castlevania Simphony of the Night. A personagem não muda de roupa (só a cor e efeito da capa) as armas até que são bem simples de se fazer e mesmo assim prendeu a atenção e marcou a memória de uma legião de pessoas.

Hoje se um personagem pega uma armadura e não muda de aparência a molecada já torce o nariz, ou seja ou faz direito ou é melhor não por no jogo.



Ainda mais agora que o GMS integrou animações com esqueleto do programa Spine.
Uma pena que o programa é caro pra cacete.
Pelo menos tem o spriter que tem uma versão gratuita e faz quase a mesma coisa, a vantagem do é que o spine deixaria o arquivo menor porque leva os bones para o GMS, já com o spriter você tem que carregar todas as posições do movimento, o que não vejo com muita desvantagem já que qualquer app criado com o GMS já começa com uns 10M mesmo sem nenhum gráfico, o ideal e que tivesse menos de 5M pra impulsionar os downloads.
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