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gart30, Tedi Ripper, Willy

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Sobre jogos de plataforma

em Sab 30 Maio 2009, 18:42
Segui os tutoriais do Reddragon, criando um jogo de plataforma.

Gostaria de tirar algumas duvidas a respeito de troca de sprites e "paredes".

Problemas:

1-Se eu bater em uma parede, ele gruda.
2-Se eu bater e cabeça no teto, ele gruda tambem.
3-Se eu "estiver andando" e tiver um buraco, não muda para o esprite
dele "caindo"(continua o sprite de andando ou seja qual for a ação anterior), e,
se pressionar o "up" (o que pula) ele pula no ar.

O que quero:

1- Deslizar na parede, até cair no chao, ou seja, não grudar nela.
2- Ao bater a cabeça, ele caira sem grudar.
3- Mudar para o sprite de "caindo" quando não estou no chao e não pular no ar.

Veja uma imagem sobre os problemas 1 e 2.
[img][/img]
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Re: Sobre jogos de plataforma

em Sab 30 Maio 2009, 21:10
Para ele não "grudar" basta definir todos os sprites do mesmo tamanho, desligar precise colision check ou usar mascaras.

Pra que ele não pule do ar, quando for pular vc verifica se ele esta "pisando" em algo. Pode usar place_free pra testar isso..

O mais facil é vc criar uma variavel de estado tipo pulando por exemplo.
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Re: Sobre jogos de plataforma

em Sab 30 Maio 2009, 22:01
Beleza...
Todas minhas imagens estão em 36 x 36
Mas o que funcionou mesmo foi desligar a opção precise colision check
(aos novatos, esta opção esta aonde você carrega o sprite).

Mas eu precizo usar um "chao_parede" ou seja, os dois aos mesmo tempo.
tem como fazer isso?

quanto ao pulo, estou trabalhando nisso.

obrigado pela resposta!
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Re: Sobre jogos de plataforma

em Sab 30 Maio 2009, 22:51
você pode usar esse códio no pulo


if (not place_free(x,y+1)) vspeed = -12;
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