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Como alterar um background no draw trocando string

em Ter 18 Fev 2014, 22:57
Não deu para explicar o que eu queria no titulo por causa do espaço ( se bem que o titulo não é para escrever os episódios de "Dragon Ball") , mas vou explicar melhor aqui.

Eu sei fazer de outras maneiras, mas queria tentar dessa forma até para aprender coisas novas e não ficar só preso dentro de um jeito para fazer as coisas e tornar meu trabalho mais rápido e agradável de se fazer.

O que eu quero é o seguinte, vamos supor que eu tenho dois background e eles tem o seguinte nome:

Numero1
Numero2

eu queria chama-los no evento draw apenas pelo ultimo nome
algo tipo assim:

eu crio uma variavel chamada " i " e dou a ela o valor 1 minha ideia é
tocar o background no evento draw mudando o valor da variável para 2
tentei usar as seguintes formas mas não deram certo vejam
Código:

//primeira forma
draw_background(Numero[i],x,y)

//segunda forma
draw_background(Numero+string(i),x,y)

//terceira forma
draw_background(Numero+string_digits(i),x,y)

Repetindo: minha intenção é fazer com que a string identifique a ultima letra (numero) do background e coloque no jogo a partir da alteração da variável " i " , alguém poderia me ajudar?
 formado
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Re: Como alterar um background no draw trocando string

em Ter 18 Fev 2014, 23:06
Cara, isso é tipo que impossível, porque o nome do recurso não pode ser manipulado em strings ou variáveis. O que você pode fazer é criar uma array contendo os backgrounds, respectivamente à sua posição:
Código:
Numero[0] = background0
Numero[1] = background1
// E assim por diante...
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Re: Como alterar um background no draw trocando string

em Ter 18 Fev 2014, 23:55
Esse método que você citou é um dos que eu uso, mas da sim para adicionar e remover strings de textos, eu não to querendo mudar o nome dos backgrounds e sim dos textos que chamam ele. é isso
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Re: Como alterar um background no draw trocando string

em Qua 19 Fev 2014, 15:15
Mesmo assim, não dá pra usar strings. Os nomes dos recursos são como constantes numéricas.

Para automatizar um pouco, você pode fazer isso:

scr_Gera_Nome:

Código:
var i;
globalvar MAPAS;
m = ds_map_create();
for(i=0; i<100; i+=1) // se tiver até 100 backgrounds
{
ds_map_add(m, background_get_name(i), i); // combina os valores
}

E depois:

scr_BN:
Código:
return ds_map_find_value(MAPAS, argument0);

Aí você pode fazer assim:

Código:
draw_background(scr_BN('Numero'+string_digits(i)),x,y)

Lembrando que o script será válido para qualquer objeto e em qualquer room.
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