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Colisão com inimigo 'igual' Maga Man

em Seg 17 Fev 2014, 13:18
Olha é o seguinte, gostaria de um código ou qualquer outro tipo de ajuda que possa me ajudar a corrigir algo em meu jogo. Eu quero que quando meu personagem 'colida' com o inimigo ele pule para a direção oposta em relação a sua direção, igual ao jogo Mega Man (que quando se está para a direita ou esquerda ele pula para direção oposta de costas). Very Happy
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Re: Colisão com inimigo 'igual' Maga Man

em Seg 17 Fev 2014, 13:54
Reputação da mensagem: 100% (1 votos)
Bom para isso faça o seguinte, na colisão do player com o inimigo colque o seguinte código:

Código:

if x < obj_inimigo.x{// Se o x do player for menor que o x do inimigo, ou seja se o player estiver a esquerda do inimigo
x-=10;// Ele vai 10 pixels a esquerda
y+=5;//Da um pulinho
}else if x > obj_inimigo.x{//Ja se o player tiver o x maior que o do inimigo, ou seja, estiver a direita deste
x += 10;// Ele vai 10 pixels a direita
y+=5;//Da um pulinho
}

Lembrando que a origem da sprite de ambos tem que ser igual!



Qualquer erro por favor me informe. Espero ter ajudado!
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Re: Colisão com inimigo 'igual' Maga Man

em Seg 17 Fev 2014, 15:03
@Pedrin72 escreveu:Bom para isso faça o seguinte, na colisão do player com o inimigo colque o seguinte código:

Código:

if x < obj_inimigo.x{// Se o x do player for menor que o x do inimigo, ou seja se o player estiver a esquerda do inimigo
x-=10;// Ele vai 10 pixels a esquerda
y+=5;//Da um pulinho
}else if x > obj_inimigo.x{//Ja se o player tiver o x maior que o do inimigo, ou seja, estiver a direita deste
x += 10;// Ele vai 10 pixels a direita
y+=5;//Da um pulinho
}

Lembrando que a origem da sprite de ambos tem que ser igual!



Qualquer erro por favor me informe. Espero ter ajudado!

É cara, até que me ajudou, mas esse sistema de pulo tá como ''Jump to position'', eu queria um que funcionasse com ''hspeed'' mas sem bugar quando colidir com o solo, e esqueci de falar que eu queria que ele não se movesse enquanto realizava o pulo de colisão, eu queria que fosse como no Mega Man só depois que ele colidir com o solo que se poderá move-lo... ah e eu fiz algumas alterações, ele estava pulando para baixo, kkk.

Obs: É porque quando uso o Jump to Position o jogo meio que buga a tela, já no hspeed ele realmente vai para os lados, mas quando colide com o solo ele continua se movendo, além de reduzir a velocidade oposta ao meio e multiplicar a qual está se direcionando, sei lá só sei que buga as velocidades das direções... por favor se possível da uma olhada em um jogo do Mega Man (vídeo talvez).
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Re: Colisão com inimigo 'igual' Maga Man

em Seg 17 Fev 2014, 15:13
Amigo, daquele jeito lá, a forma mais fácil de fazer é criando uma sprite, a não ser que você saiba administrar bem algum problema de colisão que possa vir a ocorrer. Mas utilizando um sprite é a melhor forma.
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Quase pronto...

em Seg 17 Fev 2014, 16:22
@Mr. Kaleb escreveu:Amigo, daquele jeito lá, a forma mais fácil de fazer é criando uma sprite, a não ser que você saiba administrar bem algum problema de colisão que possa vir a ocorrer. Mas utilizando um sprite é a melhor forma.

Consegui arrumar aqui fazendo umas gambiarras, mas ele só pula reto, eu quero que ele pule para os lados também, mas tá osso arrumar isso, se alguém souber manda um código de direções horizontais que não seja ''Jump''(x+=5, etc.)  e nem ''hspeed'', porquê ambos dão bugs...
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Re: Colisão com inimigo 'igual' Maga Man

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