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como mostrar score maximo

em Dom 16 Fev 2014, 10:51
queria que alguem me explicasse uma forma de deixar o score maximo de player a mostra na room, exemplo:
no meu jogo tenho o seguinte contador de pontos:
No create
Código:
global.pontos = 0

e no draw:
Código:
draw_text(53,-0.50,global.pontos) //desenhar os pontos

para adicionar os pontos eu coloquei ao obj player matar o inimigo
Código:
global.pontos+=1

estes códigos são exemplos mas é a mesma coisa no meu game,
agora tipo, o player faz 24 pontos como faço  para o ponto ficar salvo em algum pedaço da room
sem aparecer uma tabela de pontos?
Agradeço a todos desde já.
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Re: como mostrar score maximo

em Dom 16 Fev 2014, 12:57
Se o que você quer é mostrar o score atual do player (enquanto o mesmo joga) e mostrar ao lado a maior pontuação já feita, simplesmente crie uma nova variável. Por exemplo, no create:
Código:
pontos = 0;
pontuacaoMaxima = 0;
Sendo que pontos armazena a pontuação da rodada e pontuacaoMaxima a maior pontuação já feita.

Entretanto, quando fechar o game, o valor de pontuacaoMaxima será perdida, portanto, deverá criar um sistema de save. Recomendo usar ini's. Se não souber como usar, clique na imagem da minha assinatura (meu blog) e vá para a seção de tutoriais. Lá encontrará 3 tutoriais a respeito disso.

Para atualizar o valor de pontuacaoMaxima, no step, apenas faça isso:
Código:
if (pontos > pontuacaoMaxima){
pontuacaoMaxima = pontos;
}
Para exibir na tela, faça o mesmo que você fez para pontos, alterando apenas a posição e a variável.
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Re: como mostrar score maximo

em Dom 16 Fev 2014, 13:13
Bom eu até consegui usar o code mas ele funcionou como
se fosse o próprio ponto, quando morre volta ao zero mesmo sem fechar o jogo.
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Re: como mostrar score maximo

em Dom 16 Fev 2014, 13:19
Sim, porque o código do step manda fazer isso. Entretanto, é apenas um esboço que você terá que polir. Pra começar, transforme as duas variáveis (se achar melhor) em global. No código do step, coloque um if para permitir a atualização somente se o player estiver vivo, evitando que o score volte a zero.
Ou então, você pode tirar aquele código do step e colocar pra executar apenas quando o jogador morrer, e só depois, zerar pontos.
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