Germonique - Meu projeto ambicioso

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

10% Germonique - Meu projeto ambicioso

Mensagem por polosam em Qui 13 Fev 2014, 01:36

Tenho um bom material para começar esse jogo, a começar pela personagem de partes separadas que animarei no Photoshop.

História:
A história se passa na Floresta Negra, Alemanha, no ano 1206. Nas imediações do fictício condado de Waldetot, vivia uma família camponesa muito pobre composta por uma mãe viúva e seus dois filhos: Hans, um menino doente de 12 anos, e Germonique, uma camponesa bastante forte que equivale ao 'homem da casa'. Germonique lasca lenha, cuida dos animais e trabalha numa pequena lavoura.
Numa noite escura, o conde de Waldetot invade a pequena cabana com um monte de cavaleiros. As terras daquela pobre família acabavam de ser confiscadas. A moça tenta resistir, apesar de o conde prometer não machucá-los caso entregassem a terra por bem. Germonique tenta lutar contra um cavaleiro, mas acaba apanhando. Ao ver que não tem chance contra um homem, a moça encontra uma adaga e acaba ferindo o guarda costas preferido do conde.
Ao perceber que sua vida corria perigo, a moça corre o mais rápido que pode, com dois cavaleiros atrás dela. O conde proclama: "Wenn dies geschehen Mädchen wieder in meinem Hof​​, ich verspreche ich ihr auszuführen!" (Quero gravar audios em deutsch e legendar em português.)
"Se essa donzela aparecer de novo em minha corte, prometo que a executo!"
Durante a fuga, a moça cai de cara no chão e é atropelada por um dos cavalos. O cavaleiro que o guiava é lançado longe, e morre ao bater a cabeça numa pedra. O outro cavaleiro presencia a cena e não tem coragem de dar o golpe de misericórdia na camponesa machucada. Ao invés de cumprir sua função de perseguidor, ele apenas dá o recado do conde, de que a moça não deveria mais aparecer naquelas terras. O cavaleiro se vai, e a moça dorme como uma pedra.
Ao amanhecer, a camponesa suja acorda tonta e pega a espada do cavaleiro morto. Ela nunca tinha deixado aquela floresta, e agora é obrigada a seguir em frente.
Eis a base PSD que vou usar para as sprites:

Meus principais conceitos de jogabilidade para esse projeto serão:
* Embainhar a espada nas costas deixa a camponesa hábil para subir em cordas, empurrar objetos e saltar e agarrar em plataformas altas;
* Sacar a espada a impossibilita de saltar, sendo que os comandos passam a ser apenas de ataque e movimentação horizontal.
* Será possível portar uma pedra mágica que materializa espíritos: ao sacar a pedra, ela emitirá um sinal de proximidade e o espírito será invocado. Um uso para isso pode ser ao encontrar um cadáver, onde a camponesa pode interagir com a alma do morto e fazer-lhe perguntas.
* A personagem terá partes separadas: haverá um draw que mostrará da cintura pra baixo e outro da cintura pra cima. Ao cruzar um pântano, por exemplo, ela pode ensopar apenas a parte submersa do vestido alterando-se a image_blend. Penso que isso me dará liberdade para trabalhar com sprites maiores.
* Sobre os comandos de ataque, penso em deixar uma impalada básica com a espada. Se segurar o botão de ataque por dois segundos, ela junta força e dá um golpe mais forte para decepar o oponente.

O objetivo do jogo é explorar um grande mapa de fases intercaladas, onde o save game será fazer uma fogueira e acampar em determinadas clareiras. Nessa viagem pela Alemanha medieval, quero abordar inúmeros contos de fadas dos irmãos Grimm, todos eles alterados. Rapunzel pode ter más intenções com os que sobem em sua torre, e vai se decepcionar ao fazer subir o que pensava ser um príncipe. Ao ver que Germonique não era um homem, a bruxa travestida de princesa lança a heroína num calabouço dentro da torre, e daí pra pior em todas as histórias que vou adaptar.
Ao final, Germonique deve retornar ao condado e reaver suas posses, só que depois dessa jornada, ela será capaz de vencer qualquer cavaleiro.  
Mesclarei elementos fantásticos com marcadores históricos, e peço que me desejem persistência e foco para terminar esse projeto.

polosam

Número de Mensagens : 424
Reputação : 52
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 0

10% Re: Germonique - Meu projeto ambicioso

Mensagem por JoaoVanBlizzard em Qui 13 Fev 2014, 15:58

Como eu já disse uma vez, temos mais artistas gráficos e escritores de roteiros do que produtores de games, sua ideia é boa, o difícil será transforma-la em game, uma dica que dou é você criar um rascunho do seu jogo para você testar se o game play funcionará do jeito que você quer para evitar decepções, se der certo invista no gráfico uma dica a mais: faça como eu faço com o jogo submundo, coloquei na cabeça que farei ele pelo menos uma hora por dia, e depois invisto o resto do tempo em outras coisas, mas pelo menos essa 1 hora é sagrada para a construção do meu jogo.

JoaoVanBlizzard

Ranking : Nota B
Número de Mensagens : 1925
Notas recebidas : B+B
Reputação : 144
Prêmios
   : 1
   : 2

Mensagem por saim em Sab 15 Fev 2014, 20:59

Acho que a história poderia ser bem mais elaborada ou bem menos elaborada, do jeito que está, não convence.
Mais elaborada: Pensar na motivação das personagens, causalidade. E um pouco de coerência, também. Atropelar uma camponesa não faz uma cavalo lançar o cavaleiro longe. Guardas-costas preferidos não são facilmente feridos por camponesas. Camponesas não atacam guardas-costas depois de ver que não têm chances contra um homem.
Ainda não vi como enfrentar seres de contos de fadas ajudaria a camponesa a recuperar suas terras.
Menos elaborada: Um cavaleiro ataca uma mulher, que consegue fugir e encontra uma espada. Um game não precisa mesmo de muita elaboração na história. Se for elaborar, elabore BEM. Ou não elabore.

Quanto ao gameplay, esse tem que ser MAIS elaborado, não pode ser menos. Você falou em separar a sprite, mas não parece ter muita noção de porque isso vai ser feito. Usar sprites grandes é o último motivo pra fazer esse tipo de coisa.
Não citou nenhum inimigo. Quer dizer, você mencionou a bruxa da rapunzel, mas não falou COMO ela participa do gameplay. A Germonique pode matar ela só com um golpe? Impalar e decepar me parecem bem definitivos pra uma boss fight, então deveria ser difícil chegar até a bruxa, pelo menos. E quanto a minions? Eles existirão?
Qual o papel desses espíritos? Porque e como eles ajudariam Germonique?

O que eu achei muito bacana - muito mesmo - na história toda foi o climão do jogo. A personagem está em clara desvantagem num cenário medieval fantástico. Um cenário alemão, ainda por cima. Adoro tudo isso.
Pra não estragar a idéia de uma personagem em desvantagem contra uma força opressora muito superior, à medida que a Germonique evolui, o conde pode revelar mais e mais poderes. Tipo, ela derrota uma bruxa, uma cutscene mostra o conde reclamando que agora vai ter que fazer suas poções ele mesmo. Ela derrota um ogro, o conde é mostrado quebrando algo duro, uma mesa, sei lá. No final, o tal do conde é um Sauron vitaminado e a pobre da Germonique encara o bichão!

saim

Número de Mensagens : 2964
Notas recebidas : C-D-A-B
Reputação : 121
Prêmios
   : 3

Mensagem por polosam em Sab 15 Fev 2014, 23:54

Obrigado pela visibilidade e pelas ideias! Vocês são experientes e tem muito a contribuir com dicas úteis e opiniões sinceras. Estou dedicando tempo a reunir recursos gráficos (só quero começar a programação quando tiver o material das sprites bem adiantado.)
Até lá, tenho muitos ajustes no roteiro e na jogabilidade final.  computador

polosam

Prêmios

Mensagem por shatterhand2 em Dom 16 Fev 2014, 14:10

só quero começar a programação quando tiver o material das sprites bem adiantado.)

Não faça isso. Você precisa testar conceitos de gameplay, tamanhos de objetos, resoluções, etc etc. Depois você vai descobrir que alguns gráficos que criou não vão ser necessários, mas outros que você não pensou iniciamente são...

Vai por mim, falo de experiência própria.

shatterhand2

Número de Mensagens : 645
Reputação : 11
Prêmios

http://shatterhand.beatthegame.net

Mensagem por JoaoVanBlizzard em Dom 16 Fev 2014, 14:25

Antes de criar as sprites trabalhe a programação primeiro, depois sim parta para os gráficos, senão você está desenhando de graça, é muito normal de muitos usuários (até eu já fui assim) começarem com os gráficos e desistirem depois por não saber a dar continuidade ao jogo ou por faltar experiencia na programação, por mais chato que pareça ser, comece programando com blocos e representações rápidas, deu certo?, beleza, ai sim parta para o gráfico, deu errado? pelo menos você não gastou tempo a toa.

JoaoVanBlizzard

Prêmios

Mensagem por Luiz_Sykk23 em Dom 16 Fev 2014, 19:13

Peleza Capeam.

Continue Assim ,Porem Antes De Postar Tudo Sobre o Jogo Crie Ou Veja Se o Jogo Irar Sair Do Jeito Que Voce Queira.Ate Mais .

Peleza Capeam.

Luiz_Sykk23

Número de Mensagens : 42
Reputação : 3
Prêmios

Mensagem por polosam em Dom 16 Fev 2014, 20:25

Obrigado pelas dicas! Pretendo ir até o fim, e realmente, aquela camponesa mais elaborada é muito trabalhosa para se lidar... Fiz outra, muito mais simples, podendo desenhar rapidamente os frames. Alguém poderia testar essa strip? (colocar em velocidade 10 no editor de sprites.)
Quero seguir com esse projeto e postá-lo aqui para avaliação quando possível.  feliz3

polosam

Prêmios

Mensagem por Tanker GT em Dom 16 Fev 2014, 20:40

As sprites estão ótimas, a história apesar de você só ter colocado o começo da para perceber que vai ter um grande potencial já que Germonique vai passar por vários contos de fadas, o mais legal desses jogos é ver como o seu personagem vai entrar em histórias já existentes como a da Rapunzel e modifica-las.  Happy

Tanker GT

Ranking : Nota C
Número de Mensagens : 106
Notas recebidas : C
Prêmios

Mensagem por polosam em Dom 09 Mar 2014, 15:07

Será um game de apelação visual, estou trabalhando em muitos artworks relacionados ao roteiro. Também estou pensando em usar draw_set_blend_mode para algumas luzes. Logo logo trago-lhes um demo, e desde já pergunto: para postar um demo, devo editar a mensagem inicial ou posso deixar numa nova mensagem mesmo?

polosam

Prêmios

Mensagem por JoaoVanBlizzard em Dom 09 Mar 2014, 15:25

Pode usar esse tópico mesmo, se estiver nas regras da seção de projetos em andamento, eu mesmo modero para você.

O visual está ficando bom, também gostei que está levando o projeto adiante, coloque o que você achar preciso no jogo, mantenha a mente tranquila e faça apenas aquilo que você acha necessário ou interessante, espero ver a demo em breve ok.

JoaoVanBlizzard

Prêmios

Mensagem por vitorfernandes13 em Dom 09 Mar 2014, 15:37

Nossa, eu gostei muito do seu jogo, acredito que realmente ele sera bem ambicioso, gostei mais dessa segunda camponesa do que a outra, creio que se voce concluir o jogo, ele terá um nível até mesmo profissional, mas, vc tem ideia do tamanho do jogo, quantas fases e tudo mais? Seria muito bom se vc fizesse um jogo grande, com mts fases, por outro lado, isso pode ser bem cansativo. Vou querer jogar sua demo  Happy
--

vitorfernandes13

Número de Mensagens : 284
Notas recebidas : C
Prêmios

Mensagem por polosam em Dom 09 Mar 2014, 20:06

JoaoVanblizzard: Obrigado pelo apoio! Foi pena eu não seguir o projeto do super mendigo, não farei o mesmo com este. Dessa vez estou organizado e cheio de ideias cabíveis.
Joaofernandes13: Tentei um monte de visuais para minha alemanzinha. Estou contente que você tenha aprovado meu produto final!  Happy 

O jogo terá um monte de artworks durante as cutscenes, penso que vai valorizá-lo. Estou conciliando a roteiro, a trilha sonora e os gráficos, diariamente aumentando o material. Eu queria pedir a colaboação de vocês: alguém poderia me indicar um video/filme que contenha cenas de luta feminina? Estou querendo extrair alguns sons, mas só acho videos com trilha sonora de rock pesado por cima. Agradeço desde já. flw

Última edição por polosam em Ter 15 Abr 2014, 19:06, editado 1 vez(es)

polosam

Prêmios

Mensagem por polosam em Seg 24 Mar 2014, 22:52

Tive muitas ideias esses dias. Eu gostaria da opinião de vocês sobre a jogabilidade e os aspectos visuais.
http://www.4shared.com/rar/BpY4aELAba/Germonique_-_andamento.html

O arquivo que estou mandando contém a personagem principal utilizando os seguintes movimentos:
Corre, vira para o outro lado (sprite), pula, empurra caixas (que podem ser usadas de plataforma), atira com um arco e sobe e desce rampas.

Controles:
tecla de cima: pula
setas horizontais: corre, empurra caixas (tendo contato com elas)
espaço: arco (um toque no espaço puxa o arco. Ajuste a mira nas setas, então pressione espaço de novo para atirar a flecha. 

Essa "demo" contém uma única fase jogável, quando passar dela vai aparecer uma tela com instruções onde você aperta enter e reinicia tudo. Na fase jogável, basta dar um esc pra sair.

Desde já agradeço a visualização.

Spoiler:
Estou tendo problemas com umas linhas chatas que tremem nas bordas dos tiles em algumas situações. Espero que seja por causa das configurações do meu pc, fora isso não achei lags.

polosam

Prêmios

Mensagem por JoaoVanBlizzard em Seg 24 Mar 2014, 23:06

Cara, eu gostei do visual do jogo, ele realmente honra o slogam " Meu projeto ambicioso", está incrivelmente belo, a movimentação e o uso do arco estão perfeitos, só achei o pulo para subir nas caixas meio esquisito, tipo falta  dinâmica, a tela apresentou um pequeno defeito no background de fundo , acredito que você usou o gms, e nele pode causar esses defeitos se fizer backgrounds com algo importante nas bordas, é sempre bom deixar um espacinho nas bordas para evitar isso , de resto tem tudo para ser um bom jogo, seria um belo jogo em ouya ou ps3 . boa sorte no projeto.

JoaoVanBlizzard

Prêmios

Mensagem por willcraft2 em Seg 24 Mar 2014, 23:08

Esta muito bom os gráficos, cara eu achei 2 bug no seu jogo:
O primeiro que achei eu apertei arco e flecha e tem um parte do terreno que eu comecei a cair do chão até sair da room '-'

O segundo também é com o arco e deu para mim tirar print:

EDIT: Já ia me esquecendo, eu achei esquisito a movimentação e o pulo quando esta em cima da caixa.

willcraft2

Ranking : Nota D
Número de Mensagens : 682
Notas recebidas : D + D
Reputação : 42
Prêmios

Mensagem por chicoweb em Seg 24 Mar 2014, 23:24

Caraca que demais mano, parabéns isso ai ta show de bola profissional mesmo.

A arvores de background se movem ao natural fiquem parado e observem.
Pra mim os movimentos estão bons, só concordo que o pulo ta meio estranho mas mesmo assim ta legal pacas.

chicoweb

Número de Mensagens : 666
Notas recebidas : B+C
Reputação : 49
Prêmios

Mensagem por polosam em Seg 24 Mar 2014, 23:51

JoaoVanblizzard: Obrigado pelo estímulo! Realmente é do GMS. Optei por ele por causa do processamento melhor, mas sinceramente odeio usá-lo. No gm8 ficava bastante lagado o gameplay, mas funcionava sem bugs estranhos. E se eu pudesse, já estaria com um ouya mesmo.

Willcraft2: Estou surpreso por só ter 2 bugs conhecidos até agora. No caso do arco entortar ela daquele jeito extremo, foi porque você deve ter combinado setas horizontais com verticais (usando só cima/baixo não dá isso, eu já chequei aqui e o problema é com as setas de precisão. Posso resolver isso. Foi de grande ajuda, valeu mesmo!)

Chicoweb: Irmão, as árvores tem uma variável global de balançar as folhas, posso simular um ventão aumentando o valor dela!  Happy 

É consenso que o pulo está estranho, e vou trabalhar em cima disso. Sobre a plataforma, é o meu pior desafio. Tenho que fazer mais um monte de testes com ela. Valeu!

polosam

Prêmios

Mensagem por JoaoVanBlizzard em Ter 25 Mar 2014, 07:44

Polosan escreveu:Optei por ele por causa do processamento melhor, mas sinceramente odeio usá-lo. No gm8 ficava bastante lagado o gameplay, mas funcionava sem bugs estranhos.
È que o gm8 funciona melhor com win XP, eu por exemplo fiz meu pc ser double boot ou seja tem XP e Win 7 uso o Xp para o gm8 por que é mais rápido e no 7 fica mais lento ,Mas como te disse, para o GMS, faça o que te disse, use um bitmap com espaço nas bordas que tira esses efeitos bizarros, eu fiz isso em jogos meu e deu certo ok.

JoaoVanBlizzard

Prêmios

Mensagem por Kabeção em Ter 25 Mar 2014, 13:14

Estou tendo problemas com umas linhas chatas que tremem nas bordas dos tiles em algumas situações. Espero que seja por causa das configurações do meu pc, fora isso não achei lags.
Você se refere a isso: http://www.yoyogames.com/tech_blog/8

Meu antivirus acusou vírus no arquivo uninstall.exe do link que passou.
Não tem porque ter um arquivo de desinstalação ali...

Kabeção

Ranking : Sem avaliações
Número de Mensagens : 2314
Reputação : 100
Prêmios

http://blackcapapps.blogspot.com.br/

Mensagem por polosam em Ter 25 Mar 2014, 17:57

Sobre o arquivo uninstall, foi vacilo meu: o GMS compila um exe que instalo e depois copio a pasta, não sei se há outro jeito de mandar o jogo. Sobre o link, vou dar uma olhada de novo (já tinha visto essa página)

polosam

Prêmios

10% Meu "primeiro mundo"

Mensagem por polosam em Sab 29 Mar 2014, 19:12

Estou animado em fazer mundos no estilo donkey kong country para o meu jogo: entro e saio das fases, dispostas numa tela temática. Meu primeiro mundo é uma vilinha dentro de uma floresta densa. 

A casa da personagem eu isolei da vila, tive a ideia de colocá-la num bosque de difícil acesso, onde a garota não poderia interagir diariamente com os aldeões (canto superior esquerdo). Isso justifica a novidade da exploração. Depois de fazer o que se tem que fazer na vila, farei o portão principal abrir (mas como ainda não rabisquei o que vai ter depois do portão, peço a ajuda criativa de vocês para criar um novo mundo temático.) 

Meu objetivo ao criar este tópico foi coletar eventuais sugestões de vocês sobre como serão as telas que devo colocar depois do portão. Quem quiser opinar criando um mundo novo pra eu incluir no meu projeto, pensar em cima disso:

1 - Considerar que é um mundo totalmente sem tecnologia, desglobalizado, onde as pessoas conheçam pouquíssimo do exterior;
2 - Mencionar as construções existentes, como pontes, igrejas, casas, estalagens, etc;
3 - Presença de algum elemento do catolicismo/feudalismo/cavaleirismo;
5 - Descrever como é o clima, bem como se há montanhas/bosques/lagos/rios. Sem oceano ou desertos de areia.

Se quiser, deixe uma imagem de paint mesmo mostrando a disposição dos elementos.  tongue  Desde já agradeço quem participar. Se eu gostar de alguma ideia, dou rep+.

Última edição por polosam em Qua 16 Abr 2014, 11:17, editado 3 vez(es)

polosam

Prêmios

Mensagem por VanMall em Sab 29 Mar 2014, 19:18

Oi polosam, tenho algumas ideias aqui mas não sei se são boas.

Após o portão poderiam existir bandidos que se avistarem a garota com algum tipo de item de interesse deles, iriam assaltar ela, também podem existir arbustos de espinhos que se o jogador encostar causará dano na garota. também pode ter um acampamento grande mesmo que reunirá muitos bandidos. Pode ter feras e até mesmo monstros que você inventar, e também se o personagem ficar com pouca vida ou sla oq, ele pode começar a ter ilusões. Bom não tenho muitas ideias, mas espero que sejam úteis.

VanMall

Número de Mensagens : 138
Reputação : 13
Prêmios

Mensagem por VanMall em Sab 29 Mar 2014, 20:05

Cara achei genial a ideia do seu jogo, a história apesar de curta também é muito boa, me prendi aqui no seu tópico sem nem piscar porque achei muito bom! Parabéns, espero que consiga terminar o jogo e ter sucesso!

VanMall

Número de Mensagens : 138
Reputação : 13
Prêmios

Mensagem por polosam em Sab 29 Mar 2014, 20:22

Gostei mesmo da ideia de incluir um acampamento de facínoras. Não vou trabalhar nisso agora, mas está anotado. Obrigado pela participação.

p.s.: Eu já havia cogitado incluir lobos.  yes

polosam

Prêmios

Mensagem por Superbomber_MuyMacho em Sab 29 Mar 2014, 20:46

Muito bom cara ta de parabéns. blz

Superbomber_MuyMacho

Número de Mensagens : 103
Reputação : 9
Prêmios

Mensagem por bootzin em Sab 29 Mar 2014, 22:41

Então cara, não tenho uma ideia exatamente de um cenário, mas garanto que vou continuar pensando, no entanto, quanto à sua história, pensei em uma coisa:
Uma prática muito comum na Alemanha medieval (E incrivelmente até hoje) é o abandono de crianças em caixas destinadas à isso. acho que seria algo bacana pra vc incluir no seu jogo, e você já poderia fazer alguma ligação com João e Maria, por exemplo.
Um outro conto que, não diretamente, retrata uma criança abandonada é o Rumpelstilzchen. Mais especificamente, no livro "The Witch's boy" de Michael Gruber, que faz referência ao conto dos irmãos Grimm, aí você já poderia colocar na sua história tb..

E enquanto eu escrevia esse tópico, pensei em algumas coisas, vou colocar umas fotos aqui e falando as minhas ideias, não sei se vai ter como implementar no seu jogo, mas vc vê e me diz Happy

http://hoboxia.files.wordpress.com/2012/08/banff_golf.jpg

Pra começar, esse seria mais ou menos o cenário logo após ela sair da vila, tinha pensado em ela percorrer um pouco dentro da floresta mesmo e depois chegar em um campo mais aberto ou algo do tipo, com uma casa solitária nas proximidades (Que daria pra ser um lugar pra hospedar ela, ou então uma casa abandonada)

http://smashmaterials.com/wp-content/uploads/2012/06/Landscape-Photography_1548-3.jpg
Também daria pra colocar o cenário em volta da vila mais ou menos como nessa imagem, a vila poderia ficar cercada por um grande rio que deixaria Germonique maravilhada, por nunca ter visto tal beleza, além das montanhas ao fundo

http://1.bp.blogspot.com/-kCIUyI1wXHU/Td55dbQim6I/AAAAAAAAOAs/sHXdnY0oHVU/s640/crooked+forest.jpg
Essa imagem é de uma floresta muito legal na alemanha na qual as árvores são todas em forma de gancho Razz

http://ayay.co.uk/backgrounds/art/german/an-extensive-river-landscape.jpg
E essa pode ser a região nos arredores de uma importante igreja, talvez com um burgo em volta, talvez só a igreja demonstrando seu poder

E cara, dê uma procurada nas paisagens da Alemanha, se inspire nelas, acho que vc poderia abusar das planícies e do inverno de lá, ficaria legal no seu jogo (:
Acho que minhas ideias se esgotaram, me diz ai do que vc gostou, ou se não gostou de nada tb, acontece  não 
E boa sorte com seu jogo, estou ansioso pra ver o resultado dele (:

bootzin

Número de Mensagens : 136
Reputação : 5
Prêmios

Mensagem por polosam em Sab 29 Mar 2014, 23:56

Isso me foi utilíssimo, amigo! As paisagens que você me mandou são insanas de bonitas! Tenho pesquisado material sobre a floresta negra, o que me deu uma dimensão rasteira sobre o jogo. Ver montanhas e vales tão bonitos me fez ganhar outra perspectiva.  yes

polosam

Prêmios

Mensagem por Gabreel em Dom 30 Mar 2014, 00:32

Juntei os tópicos "Meu primeiro mundo" com "Germonique - Meu projeto ambicioso" por julgar que se tratava da mesma coisa, apesar de contextos diferentes (um é um enredo, e outro é uma arte gráfica).

Gabreel

Número de Mensagens : 2227
Prêmios

Mensagem por Superbomber_MuyMacho em Dom 30 Mar 2014, 00:36

essa história ke vc pensou bootzin foi genial. blz

Superbomber_MuyMacho

Número de Mensagens : 103
Reputação : 9
Prêmios

Mensagem por polosam em Ter 01 Abr 2014, 13:47

Resolvi o bug das linhas tremulantes! Como não achei uma solução lógica, simplesmente descartei os tiles gigantes e passei a usar uns menores, o que eliminou o problema.

Também estou trabalhando na movimentação da caixa, onde a velocidade dela depende do terreno:
 Ao movê-la num plano retilíneo, o arrasto é normal; Ao descer/subir um plano inclinado, a caixa inclina conforme a direção, e se for subida, a personagem tem uma fricção extra, mas numa descida, a caixa desliza pelo solo com facilidade.

Estou trabalhando para resolver os outros bugs que foram encontrados, bem como também estou pesquisando a melhor forma de fazer um pulo (tanto sprite como física.)

Passo aqui para deixar uma screen de como estão os tiles de terreno:

polosam

Prêmios

Mensagem por J. Marlon em Ter 01 Abr 2014, 14:39

Ótimo projeto, solosam!

E pelo visto, você pretende aplicar física na jogabilidade. Com certeza vai ser um diferencial!

Também encontrei alguns bugs em sua demo. O primeiro parece ser um bug de colisão. No começo da demo, quando você anda um pouco para frente e dá um salto para a borda, as vezes a personagem fica presa ao colidir com o solo. E ao tentar sair do lugar, a personagem cai para fora da room. O mesmo vale para as outras bordas. Não entendi exatamente como esse bug ocorre, pois só consegui fazê-lo poucas vezes, sendo uma na primeira vez que testei o jogo. As vezes o bug acontecia e outras não. O segundo bug, se você pular e manter o botão espaço pressionado para pegar o arco, a personagem começa a "afunda" no chão, só parando quando você solta o botão. Este foram os únicos que encontrei até agora.

Enfim, como já comentado, seu projeto realmente faz jus ao que está no título do tópico!

J. Marlon

Número de Mensagens : 11
Reputação : 2
Prêmios

Mensagem por polosam em Qua 02 Abr 2014, 07:21

Amigo, obrigado pelo apoio (pelo visto, sua primeira mensagem no forum). Ainda não priorizei resolver o do arco, mas o da personagem travar no chão já foi resolvido. Quando eu tiver material útil, posto a segunda demo com menu e primeira fase.  Razz

polosam

Prêmios

Mensagem por polosam em Dom 06 Abr 2014, 01:06

Pessoal, hoje comecei a fazer alguns personagens NPCs para meu jogo. O estilo do game play é plataforma 2d de ação, logo, o modelo de conversação que achei mais adequado foi fora da fase. Será possível entrar em alguns locais que não são fases de gameplay, onde a conversa vai seguir o modelo do jogo yugioh forbidden memories. Fiquei muito satisfeito com este monge, que ainda não tem corpo. Ele vai surgir dentro desta câmara da igreja, será separado do background e terá expressões faciais ao ser contrariado, hehe!   felicidade
E o pequeno pilar na parede será uma tocha, com iluminação o mais realista que eu puder fazer com image_blend.

Spoiler:
Estou desesperado para comprar uma mesa digitalizadora barata que seja da marca wacon, mas que tenha compatibilidade com o meu inseparável windows xp sp3. Se alguém encontrar tal modelo em alguma loja online por aí, favor enviar-me uma MP, e se eu comprá-la a partir dessa indicação, fico a disposição desse alguém em uma eventual parceria.

polosam

Prêmios

Mensagem por Mateus O de Andrade em Seg 07 Abr 2014, 08:03

Bom dia Polosam,
Cara, muito bom seu monge. Você usou alguma referencia? tá muito bacana mesmo.
E o cenário está ótimo, mas da para dar uma olhada na sombra deste banco de pedra (ou balcão). Não dá para decifrar se ele está colado na parede ou a uma fresta entre ele e a parede.

Meus parabéns cara, está ficando bem bacana seu projeto.

Quanto a mesa, vou ficar atento e qualquer coisa eu aviso (isso se eu não pegar ela para mim  Evil or Very Mad )

Mateus O de Andrade

Ranking : Nota D
Número de Mensagens : 399
Reputação : 37
Prêmios

Mensagem por polosam em Seg 07 Abr 2014, 11:55

Acho que dá pra revisar o chão sim. Sobre o monge, a única referência foi o tipo de chapéu.  Razz

Um mundo novo que eu renderizei ontem:

polosam

Prêmios

Mensagem por JoaoVanBlizzard em Seg 07 Abr 2014, 14:51

Bacana ver que você vem compartilhando seu progresso nesse jogo, isso é uma forma que eu acredito que seja a melhor forma de desenvolver jogos de tal nível pois assim você não fica ansioso demais e sempre buscas ideias da galera, quanto a cena, a parede do meio está muito melhor que as das laterais , que quebram um pouco o plano da cena por ter uma iluminação diferente também, quanto a ideia de criar partes com diálogos, eu não sei , geralmente são essas partes que esfriam esse tipo de jogo, geralmente fases com diálogos eu acho mais viável a rpgs e point and click por exemplo, eu acho que esse jogo pode ter algumas partes como você citou, mas acharia interessante fazer mais como cutscenes e eventos alternativos como acontece em jogos como resident evil , você mesmo verá na hora de criar essas parte você notará que seu trabalho será muito maior que as fases de ação.

JoaoVanBlizzard

Prêmios

Mensagem por polosam em Ter 15 Abr 2014, 19:12

Eu fiz um teste de iluminação no monge, dentro da igreja. Baixem aí e digam o que acham, de repente eu posso aperfeiçoar.

Sobre a parede, eu atribuí specular map, difuse map e bump map à textura dos tijolos no studiomax.  Happy 

http://www.4shared.com/file/GN_CsaY9ce/Germonique_-_teste_com_monge.html

Última edição por polosam em Qua 16 Abr 2014, 10:46, editado 1 vez(es)

polosam

Prêmios

Mensagem por JoaoVanBlizzard em Ter 15 Abr 2014, 21:33

Gostei, funciona bem a iluminação, só achei que a luz está na frente da barra preta inferior que acredito que seja para colocar os textos, mas agora as paredes de tijolos das laterais estão mais consistentes ficou bem melhor agora.

JoaoVanBlizzard

Prêmios

Mensagem por polosam em Qua 16 Abr 2014, 11:28

Opa! Bom ouvir isso do avaliador do projeto!  sorrindo

Na verdade, a background da igreja não preenche toda a tela, botar um retângulo lá embaixo é o de menos.

polosam

Prêmios

Mensagem por polosam em Sex 16 Jan 2015, 22:41

Já fazia uma porrada de tempo que eu não programava, mas este ano voltei com tudo. Não sei ao certo o que fazer com meus projetos antigos, só sei que plataforma nunca foi meu forte. Visando uma jogabilidade RPG, estou pensando seriamente em reiniciar este projeto. Tentei desenhar frame por frame no Photoshop, mas é muito maçante. Para facilitar (será?) decidi modelar minha personagem e renderizar suas sprites.

Ainda não criei os bones, que para mim é a pior parte. O design da roupa será o mesmo, depois vou ver se meu celeron 430 aguenta o modifier cloth, aí ficaria maneiro. sorrindo  
Aos que viram o jogo em plataforma: vocês acham que vale a pena reescrever um trabalho que já estava bem adiantado? Estou abrindo mão de uma jogabilidade dinâmica na esperança de contar minha história sem aqueles bugs chatos que enfrentei.
scratch

polosam

Prêmios

Mensagem por JoaoVanBlizzard em Sex 16 Jan 2015, 23:16

Cara, eu vou falar uma coisa que esta acontecendo comigo até hoje mesmo, não importa o tipo de gráfico ou o tipo de jogo que você tentar fazer, sempre se deparará com um bug Maroto, eu as vezes tento fazer um jogo bem simples e rola um bug , tipo um que estou agora é bem simples o codigo que fiz pois ainda estou no inicio do jogo, e não consigo arruma-lo de jeito nenhum, posso jurar que o bug esta na engine e não em mim, mas faz isso ja me fez deixar de terminar muitos jogos e ainda anda deixando.

quanto ao gráfico está bem bacana, as bones eu faço tranquilo quando a personagem tem bastante poligonos, quando tem pouco que o bixo pega, o complicado é criar os movimentos para mim, ja que as poses eu faço meio no olhometro mesmo.

mas como experiencia de gamer eu digo: mudar o estilo ou gráfico não ira resolver seu problema com bugs ou game play, abra mão dessa ideia apenas se o jogo não está te agradando, senão você irá refazer o jogo umas mil vezes e nunca irá termina-lo

JoaoVanBlizzard

Prêmios

Mensagem por polosam em Sab 17 Jan 2015, 00:05

Vem também a impressão de que renderizando dá menos trabalho. Quando eu abro o photoshop pra desenhar uma sprite, tudo do zero... Sei lá... Me dá um desânimo terrível. Digo isso por que as que fiz estão em baixa definição e são de um tempo em que eu não sabia usar nem os filters, preciso de umas melhores. Para esse RPG em top view, eu estava pensando assim: vou ter um trabalhão com o model, aí fica tudo pronto e é só colher os sprites. Mas te dou razão quanto aos bugs, GMS tudo pode acontecer.

polosam

Prêmios

Mensagem por Kabeção em Sab 17 Jan 2015, 13:05

polosam escreveu:Vem também a impressão de que renderizando dá menos trabalho. Quando eu abro o photoshop pra desenhar uma sprite, tudo do zero... Sei lá... Me dá um desânimo terrível.
Comigo é o contrário.
Me da um desânimo mexer em modeladores 3D mas preciso me acostumar com eles. Mesmo assim, meu hobby é programar coisas que usam 3D...

Reescrever provavelmente vai deixar seu projeto mais limpo e funcionando melhor que a primeira vez mais não vai ajudar a resolver problemas com bugs.

Quando você aprender a usar breakpoints executando uma linha de código por vez (step in/out/over) e acompanhando variáveis no watcher você vai descobrir o quanto o novo debugger é muito mais útil que o antigo e importante no processo de desenvolvimento.
Era difícil lidar com os bugs de códigos mais complexos ou extensos mas agora é bem fácil porque você consegue observar o fluxo da execução linha por linha e saber exatamente o valor das variáveis naquele ponto, assim, o local do problema fica muito mais fácil de se achar.
A interface que fiz esse mês, por exemplo, antigamente levaria dias tentando resolver os problemas dando tiros no escuro e ainda não conseguiria deixar em um ponto estável mas agora dá pra fazer isso em 2 dias e resolver bugs encontrados posteriormente ou reestruturar o código (para deixar mais limpo ou funcionar melhor) em minutos.

Kabeção

Ranking : Sem avaliações
Número de Mensagens : 2314
Reputação : 100
Prêmios

http://blackcapapps.blogspot.com.br/

Mensagem por JoaoVanBlizzard em Sab 17 Jan 2015, 17:58

@Polosan: eu até tenho vontade de criar um jogo 2D , mas os maiores problemas começam com esses programas que não leen vertores, o que mais me enloquece é saber como esses magicos criam sprites lindas e conseguem deixa-las lindas nos games, eu nao consigo nem que a vaca tussa,kkk, ja adiei muito projeto 2d em conta disso, o meu projeto mais proximo de algo legal visualmente foi o agente da C&A que fiz com graficos em flash.

@Kabeção: Eu te entendo nessa questão, eu quando faço um modelo de personagem em 3d eu tento pelo menos fazer a textura para o rosto boa, as roupas eu ja faço usando a malha do modelo, por que é raro eu conseguir texturizar roupas e ficar boas, então eu texturizo mais quando quero colocar uma estampa nelas,
mas eu acho divertido modelar bonequinhos para games, a parte legal é para gerar animaçoes, ja que posso fazer angulos , muitos jogos em 2d feito com gm os personagens tem uma pose estática, ja o 3d mesmo se for para um 3d simulado, da para criar animações angulares.

JoaoVanBlizzard

Prêmios

Mensagem por polosam em Dom 18 Jan 2015, 11:52

Joao e Kabeção: será que no game maker teria como usar lenght_dir em objetos que fazem draw 3d? Tipo, crio dois cilindros e defino que um é canela e o outro é coxa, com os pontos pivots exatamente na articulação. Não manjo nada de 3d no game maker, mas se tiver essa possibilidade, vou investir aí.

polosam

Prêmios

Mensagem por JoaoVanBlizzard em Dom 18 Jan 2015, 12:33

tem , é mais ou menos essa tematica, eu fiz algo parecido no jogo uma estranha noite, só que eu usava o move now, me parece que o gms tem um programinha acho que o nome é spines que possibilita fazer isso, eu tenho esse exemplo aqui. mas foi feito como você disse mais ou menos

https://dl.dropboxusercontent.com/u/98340250/RunningMan03.gm6

no gms você precisa salvar os modelos em script, pode se usar o model create para fazzer isso

JoaoVanBlizzard

Prêmios

Mensagem por polosam em Dom 18 Jan 2015, 13:48

Cara, essa engine é exatamente o que eu estava procurando! Poder fazer partes separadas em 3d abre incríveis possibilidades de customização do personagem, que é a minha grande meta em todo projeto que eu faça! Valeu mesmo!
cheers

polosam

Prêmios

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 08:13

Conteúdo patrocinado