[Resolvido] IA de inimigos em grid

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[Resolvido] IA de inimigos em grid

Mensagem por Tanker GT em Qua 05 Fev 2014, 18:19

Estou quase terminando meu jogo, porém me deparei com um problema que não consigo resolver.

O jogo é baseado em turnos e divido em casas 64x64, e cada personagem deve andar um determinado número de casas. O problema é que como eu sabia que a IA seria a parte mais difícil, deixei ela por último, o que eu quero é que os inimigos tenha três tipos de IA distintas:
1° - Ele marcha em direção ao castelo do jogador(obj_castelo).
2° - Ele marcha em direção ao inimigo mais próximo(obj_castelo2).
3° - Ele fica parado para proteger o castelo, porém ataca se alguém se aproximar pelos outros lados.

Só que eu não tenho nenhuma ideia de como fazer isso sem fazer os personagens saírem da grid e andar apenas o número de casas permitido, Exemplo: O obj_cavalaria_leve anda 3 casas já o obj_infantaria apenas 1 por turno.

Tanker GT

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Re: [Resolvido] IA de inimigos em grid

Mensagem por Gabreel em Qua 05 Fev 2014, 19:00

Uma ideia (que não é a ideal, mas que pode servir de luz)

Create
Código:

x_ini = x //x inicial
mov = 3 //casas que se podem mover
Step
Código:

if (x-x_ini)/64>mov {speed = 0; x=x_ini+64;}
//depois de mover, ou ao mover, vê aonde fica melhor, estou considerando que só pode andar pra frente, vc adapta.
if (x-x_ini)/64 <=mov && (x-x_ini)/64 == round((x-x_ini)/64) { x_ini = x }else{x_ini=x - (x%64)}

Não faço ideia se vai funcionar Laughing

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Re: [Resolvido] IA de inimigos em grid

Mensagem por Tanker GT em Qua 05 Fev 2014, 20:59

Não deu certo, eu precisava de um código que funciona como move_towards_point, mas que se move usando também o move_snap(64,64).

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Re: [Resolvido] IA de inimigos em grid

Mensagem por Gabreel em Qua 05 Fev 2014, 21:38

Mas aí quem tem que adaptar é tu. '-'

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Re: [Resolvido] IA de inimigos em grid

Mensagem por Tanker GT em Qui 06 Fev 2014, 00:21

Agora deu certo, vou ter que acrescentar mais códigos para prever se não tem objetos entre o destino e a posição atual, mas o personagem ta seguindo o outro como eu queria, a parte de dividir por 64 para descobrir o número de casas foi ótima, valew Gabreel, vc me ajudo bastante, acho que em breve eu consigo postar uma versão beta do jogo. cheers 

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Re: [Resolvido] IA de inimigos em grid

Mensagem por Gabreel em Qui 06 Fev 2014, 01:13

Tanker GT escreveu:Agora deu certo, vou ter que acrescentar mais códigos para prever se não tem objetos entre o destino e a posição atual, mas o personagem ta seguindo o outro como eu queria, a parte de dividir por 64 para descobrir o número de casas foi ótima, valew Gabreel, vc me ajudo bastante, acho que em breve eu consigo postar uma versão beta do jogo. cheers   

Qualquer coisa estamos aí. ;)

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Re: [Resolvido] IA de inimigos em grid

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