GMBR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27

» Retorno da GMBR!!!
por vinians Qui 14 Mar 2024, 19:07

» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30

» Mudar cor de apenas uma palavra
por lunalol Sex 01 Mar 2024, 13:42

» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17

» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18

» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34

» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13

» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18

» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12

» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02

» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55

» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42

» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56

» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:49

» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21

» como aumentar o obj sem aumentar a colisão??
por GabrielXavier Qua 10 Jan 2024, 07:21

» Asteroid Core - Early Acesse Update [0.2.0.0]
por JOZ. Seg 08 Jan 2024, 14:39

» Versionamento de código com GitHub
por GabrielXavier Seg 08 Jan 2024, 07:32

» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por kolesovsup Sex 29 Dez 2023, 07:16

» a funçao approach ainda existe?
por PEDRINDEV Ter 26 Dez 2023, 20:05

» Inimigo ataca até por trás! >:(
por saim Sex 22 Dez 2023, 08:55

» [RESOLVIDO]Spawn após morte
por Deception_1999 Dom 17 Dez 2023, 16:39

» Remunerado $$$ - Procuro programador para ajudar a "montar" um jogo
por theguitarmester Sáb 02 Dez 2023, 16:28

» Game maker nao abre
por Cerf Dom 26 Nov 2023, 12:01


[Tutorial] Preparando o GM:S para o Android

Ir para baixo

[Tutorial] Preparando o GM:S para o Android Empty [Tutorial] Preparando o GM:S para o Android

Mensagem por All-x Seg 03 Fev 2014, 21:15

Texto original por James Foreman, adaptado por Alex FC de http://help.yoyogames.com/entries/23363366-Preparing-GameMaker-Studio-for-Android

Preparando o GameMaker: Studio para o Android


Antes de realmente começar a trabalhar com GameMaker: Studio e Android, vale a pena notar que os dispositivos Android variam imensamente em capacidade (Velocidade de processamento, existência de chip gráfico e quantidade de memória RAM). O Runner (Aplicativo que irá rodar seu jogo no Android) só irá funcionar com dispositivos Android 2.2 acima, que abrange a maioria dos dispositivos no momento, portanto, certifique-se qual a versão do Android que o dispositivo utiliza. Recomenda-se também que o dispositivo tenha uma GPU dedicada com Open GL versão 1.1 ou superior. Dispositivos sem uma GPU ainda vão conseguir executar jogos feitos no GameMaker: Studio, mas com uma severa queda no desempenho. Também vale ressaltar que para seguir esse passo-a-passo você deve possuir no minimo a versão Professional do GM:Studio.


Primeiros passos


Configurar o GameMaker: Studio para que ele funciona facilmente com dispositivos Android pode ser um processo complicado. Por isso detalhamos todo o processo, afim de que possa ser feito mais rapidamente e da forma mais indolor quanto possível.


Configurando o SDK Android


Para começar a trabalhar com os seus dispositivos Android e o GameMaker: Studio você vai precisar baixar e instalar o Android SDK. Aqui destacamos o processo passo-a-passo de como deixá-lo configurado corretamente.


Instalando o Android SDK


Primeiro você deve clicar neste link http://developer.android.com/sdk/index.html e baixar o SDK do Android (recomendamos que sempre use a versão mais recente). Nesta página você vai primeiro ser apresentado com a opção de baixar o pacote ADT para Windows, mas isso não é recomendado, pois é um pacote de desenvolvimento pré-preparado que vem com o Eclipse (que não é necessário para GameMaker: Studio). No entanto, caso deseje usar isso em vez do instalador SDK, você pode encontrar instruções completas abaixo.


Para obter o SDK Installer, ao invés do pacote ADT, você deve rolar a página desenvolvedores e clique no link "download para outras plataformas", em seguida, selecione o instalador "recomendado" da seção SDK Tools rotulados apenas e siga estes passos:



  1. Execute o instalador do Android SDK. Se você não tiver o Java SE Development Kit (JDK), você também será solicitado a baixar e instalá-lo antes de continuar. Você será solicitado para instalar o Android SDK no diretório "C:\Program Files (x86)\Android\android-sdk". Nós recomendamos fortemente que você escolha um caminho alternativo (por exemplo: "C:\Android\android-sdk") isso, pois o caminho padrão pode causar problemas com GameMaker: Stúdio, bem como o próprio programa de atualização do Android.
  2. Depois de ter instalado com sucesso o SDK do Android você terá a opção de iniciar o Android SDK Manager. Quando ele abrir, você deve selecionar Android SDK Platform Tools, Android 2.1 (API 7), Android 2.2 (API Cool, Android 3.2 (API 13), Android 4.0.3 (API 15), bem como a versão mais recente do Android (selecionado automaticamente por padrão pelo SDK Manager). Note que, após a instalação destes arquivos o Android Download Manager pode informar que existem outros arquivos a serem instalados, mas isso nem sempre acontece! Aconselha-se verificar os detalhes de revisão e ver se você não tem a atualização selecionada instalada. Para mais informações sobre este processo e o Download Manager Clique aqui.
  3. Tire algum tempo para conhecer o Android SDK e ler toda a documentação incluída. É recomendado (mas não necessário) que você também defina a variável PATH para permitir que você execute as ferramentas de linha de comando (Mais informações aqui).

Seu Gerente SDK Android deve ficar assim:


[Tutorial] Preparando o GM:S para o Android ?name=SDKManager

Instalando o pacote ADT


Para vocês que desejam usar o pacote ADT, por favor note que nós não recomendamos este método , pois o procedimento de instalação já pode ter mudado. A configuração é um pouco diferente, já que o pacote é basicamente um conjunto predefinido de pastas com as mais recente APIs que você extrai para o diretório do Android (por exemplo: C:\Android\). No entanto, apenas descompactar nste local não é suficiente para o GameMaker: Studio poder usar APIs mais velhos quando é necessário, então você deve agora navegar até a pasta marcada Tools (no diretório "SDK") e dar um duplo clique no arquivo Android.bat. Isto irá iniciar o SDK Manager, onde você pode, em seguida, instalar as APIs necessárisd (que são os mesmas que as descritas acima para o Installer SDK).


GameMaker: Studio - Instalação Básica


Depois de ter instalado corretamente o SDK do Android e esteja pronto para continuar, você precisa abrir o GameMaker: Studio e fazer o seguinte:



  1. Crie um novo projeto.
  2. Clique no menu File > Preferences> Web Server.
  3. Web Server Port: 51.268-51.280 por padrão. Não há necessidade de mudar isto a menos que essas portas já estão em uso.
  4. IP Allowed List: Insira o seu endereço IP local aqui. Como se vê neste exemplo: 192.168.1.1/24.
  5. Se você não tem certeza do seu endereço IP, você pode encontrá-lo facilmente, seguindo as instruções encontradas aqui.


Instalação de dispositivo para Android


É essencial que o dispositivo Android (ou dispositivos) que você estáusando com o GameMaker: Studio esteja configurado para funcionar corretamente com o software. Abaixo estão os passos a seguir para garantir que não haja problemas.


Ativar a depuração USB


No seu dispositivo Android, vá até Configurações> Aplicativos> Desenvolvimento e ative a depuração USB.


Conectar seu dispositivo


Conecte seu dispositivo Android no seu PC através do cabo de dados USB. Os drivers de dispositivo deveM ser instalados automaticamente nesta fase (se eles já não estão), mas se não forem, então, por favor consulte as informações de suporte da fabricante do dispositivo para localizar e instalar os drivers corretos.


Preparando o GameMaker: Studio


Esse é o passo mais importante antes que você possa começar a criar jogos para o Android com GameMaker: Studio. Clique no menu File> Preferences > Android. Antes de continuar, por favor verifique se o seu dispositivo Android está ligado e que você seguiu as etapas descritas acima.


[Tutorial] Preparando o GM:S para o Android ?name=Android_Prefs_SDK

Se tudo tiver corrido bem, as primeiras três caixas de texto deveriam ter sido preenchido automaticamente pelo GameMaker: Studio (se não, por favor, consulte a seção de solução de problemas, abaixo), que agora só deixa com você a parte de criar a Private KeyStore na aba Keystore.


[Tutorial] Preparando o GM:S para o Android ?name=Android_Prefs

A Keystore é um arquivo que será utilizado para "assinar" todos os seus aplicativos Android então, por favor, preencha todos os detalhes corretamente.



  1. Name - este é o nome do arquivo keystore (nota: Não é o seu nome ou o nome da empresa!).
  2. Password - sua senha de segurança para o arquivo keystore que deve ter pelo menos seis caracteres.
  3. Alias ​​- este é um outro nome que pode ser usado para o keystore e deve ser diferente para o nome acima
  4. Password- a senha para o arquivo de alias. Deve ser a mesma que a senha do Name.
  5. Common Name - este, normalmente, seria o seu nome.
  6. Organisational Unit - o departamento dentro da empresa que você está.
  7. Organisation- o nome da sua empresa.
  8. Location- o nome da cidade ou da provincia em que sua empresa tem sede principal.
  9. Country- o código de duas letras do país em que sua empresa tem sede principal.

Note-se que todos os nomes devem ter apenas letras, números e espaços, mas não caracteres especiais (acentos e caracteres latinos).


Uma vez que esta informação é preenchida e você esteja certo disso, pressione o botão "Generate" para o GameMaker: Studio criar o arquivo keystore necessário. Isto pode demorar um pouco, mas quando ele for concluído, você verá que a seção marcada KeyStore Private File terá sido atualizado para exibir o novo nome que você deu. Uma vez que isto é feito, normalmente não precisam ser alterados novamente.


Por favor, faça backup do arquivo da keystore em algum lugar seguro e certifique-se de lembrar os detalhes. Você pode encontrar a keystores gerado em %localappdata%\GameMaker-Studio\keystore.keystore. Se você perder a sua keystore você não será capaz de executar atualizações em aplicativos Android que já foram publicados.


Rodando um jogo do GM: Studio no seu dispositivo Android


Uma vez que você tenha configurado tanto o GameMaker: Studio quanto seu dispositivo Android, é muito simples de faze-los rodar. A primeira coisa que você deve fazer no GameMaker: Studio é é selecionar o target "Android" (É u menu quer fica na parte superior do programa onde se escolhe a plataforma na qual o jogo irá rodar). Agora, o próximo passo depende se você tem o seu dispositivo conectado via cabo de dados ou via Wi-Fi. Abaixo estão os passos para ambos os casos:


Por cabo de dados USB


Verifique se o seu dispositivo está conectado ao seu PC através de cabo de dados USB e que você seguiu o conselho de configuração do dispositivo.


Pressione F5 ou clique na setinha verde para rodar o seu jogo.


Executado em um dispositivo Wi-Fi


Antes de usar a configuração Wi-Fi, você precisa ter certeza de que o dispositivo a ser testado tem o YoYo Games Runner instalado. Isso só pode ser feito através de uma ligação por cabo de dados. Isso significa que você deve seguir os passos acima, pelo menos uma vez antes de conexões Wi-Fi funcionararem. Uma vez feito isso, siga os passos abaixo:


Pressione F5 ou clique na seta verde para rodar seu jogo, após ele ser compilado vá até o seu dispositivo e abra o YoYom Runner. Deve aparecer uma janela "connecting", e logo seu jogo irá aparecer na tela.


Caso seja a primeira vez que use o Wifi, terá que fazer algumas mudanças antes de rodar o game. Faça o mesmo processo dito antes, só que será retornado um erro. Clique no Botão de Menu do seu Android (Um com 4 barrinhas), irão aparecer duas opções. Clique em "Configurations" e defina o IP local do roteamento Wifi (Ou do seu Android caso não funcionar). A Porta você deixa o padrão que é 51268. Agora só sair e executar novamente.

All-x
All-x

Games Ranking : Nota A

Notas recebidas : B A
Data de inscrição : 20/12/2008
Reputação : 189
Número de Mensagens : 2571
Prêmios : [Tutorial] Preparando o GM:S para o Android Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 25 Moedas x 0

Ouro x 2 Prata x 1 Bronze x 1

Insignia 1 x 1 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker 8.0 ou 8.1
  • Game Maker Studio 1.4
  • Game Maker Studio 2.0
  • Javascript
  • C ou C++


https://redscreensoft.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos