[Resolvido] Problemas com alarme

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Resolvido [Resolvido] Problemas com alarme

Mensagem por vitorfernandes13 em Sab 01 Fev 2014, 18:49

Acho que isso é um carma, eu sempre tenho problemas com alarmes, mas vamos lá  What a Face 

O que eu quero:
Um chefão que atire 3 tipos de fantasmas (aleatoriamente) sendo que quanto menor o seu sangue, mais rapido os fantasmas surgirão.

Código:

//Coloquei no create do obj_chefe
if global.sanguechefe <= 10 >7{  //Se sangue menor ou igual a 10 e maior que 7
    alarm[0] = 90
} else if global.sanguechefe <= 7 >3{  //Se sangue menor ou igual a 7 e maior que 3
    alarm[0] = 60
    
} else if global.sanguechefe <= 3 {   //Se sangue menor ou igual a 3
   alarm[0] = 30
}

Código:

//Quando o alarme chega a zero
if global.sanguechefe <= 10 >7{  //Se sangue menor ou igual a 10 e maior que 7
    instance_create(choose(obj_fanmau1,obj_fanmau2,obj_fanmau3), 600, 300)
    alarm[0] = 90
} else if global.sanguechefe <= 7 >3{  //Se sangue menor ou igual a 7 e maior que 3
    instance_create(choose(obj_fanmau1,obj_fanmau2,obj_fanmau3), 600, 300)
    alarm[0] = 60
} else if global.sanguechefe <= 3 {   //Se sangue menor ou igual a 3
    instance_create(choose(obj_fanmau1,obj_fanmau2,obj_fanmau3), 600, 300)
    alarm[0] = 30
} else if global.sanguechefe <= 0 {   //Se sangue zera
    instance_destroy()
}

Declarei a variável global.sanguechefe no create do obj_chefe, dps resolvi declarar no Game Start do Player, vi que isso não faz diferença, continua dando erro do mesmo jeito '-'

EDIT: O erro acontece porque o fantasma chefe não atira os fanstasmas


Última edição por vitorfernandes13 em Sab 01 Fev 2014, 19:50, editado 2 vez(es)

vitorfernandes13

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Resolvido Re: [Resolvido] Problemas com alarme

Mensagem por crocha12 em Sab 01 Fev 2014, 18:58

poderia explicar mas um pouco e dizer que erro é se não , não tem como lhe ajudar

crocha12

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Resolvido Re: [Resolvido] Problemas com alarme

Mensagem por Alex FC em Sab 01 Fev 2014, 19:15

Amigo, o primeiro erro está nas condições que criou. Tu não pode fazer isso:

Código:
if global.sanguechefe <= 10 >7
{
    alarm[0] = 90
}

O certo seria:

Código:
if global.sanguechefe <= 10 and global.sanguechefe > 7
{
    alarm[0] = 90
}

Da maneira que fez acaba criando uma segunda condição que impede a primeira de ocorrer corretamente.

O segundo erro foi colocar esse primeiro trecho no Create do chefão. Esse evento ocorre apenas 1 vez, quando o chefão é criado. Logo suas condições só serão checadas 1 vez numa fração de segundo (1/30 normalmente) e depois não irá ocorrer mais (A menos que ele seja criado novamente).

O certo seria colocá-lo nos step, mas mesmo assim teria mais um erro. Suponhamos que a vida do chefão seja 10, logo a primeira condição iria ocorrer. Ou seja o Alarm 0 seria 90. Mas como o step ocorre o tempo todo, toda hora o Alarm 0 seria colocado em 90, assim ele nunca diminuiria.

Para revolvermos isso crie uma variável no Create:

Código:
dispara = true

Isso vai indicar para que suas condições ocorram somente uma vez até que o evento Alarm 0 ocorra novamente.

Agora aquele primeiro trecho tem que ficar assim:

Código:
//Se "disparar" é verdadeiro
if disparar == true
{

   if global.sanguechefe <= 10 and global.sanguechefe >7
   {
      alarm[0] = 90
   }
   else if global.sanguechefe <= 7 and global.sanguechefe>3
   {
      alarm[0] = 60
   }
   else if global.sanguechefe <= 3
   {
      alarm[0] = 30
   }
   
   //Desativa "dispara" para que esse trecho não ocorra novamente até que seja TRUE novamente
   dispara = false
}

E no Alarm 0:

Código:
//Quando o alarme chega a zero
if global.sanguechefe <= 10 and global.sanguechefe >7
{
    instance_create(choose(obj_fanmau1,obj_fanmau2,obj_fanmau3), 600, 300)
    alarm[0] = 90
}
 else if global.sanguechefe <= 7 and global.sanguechefe > 3
{
    instance_create(choose(obj_fanmau1,obj_fanmau2,obj_fanmau3), 600, 300)
    alarm[0] = 60
}
else if global.sanguechefe <= 3
{
    instance_create(choose(obj_fanmau1,obj_fanmau2,obj_fanmau3), 600, 300)
    alarm[0] = 30
}
else if global.sanguechefe <= 0
{
    instance_destroy()
}

//Permite que as condições do Step ocorram novamente
dispara = true

Acho que resolve Happy

FLWS!


Última edição por Alex FC em Sab 01 Fev 2014, 19:36, editado 1 vez(es)

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Resolvido Re: [Resolvido] Problemas com alarme

Mensagem por theokof98 em Sab 01 Fev 2014, 19:32


Olha @vitorfernandes13, acho que o problema não são os alarmes e sim a forma com que vc ta fazendo a condição de energia e a função para criar os fantasmas
tenta colocar no seu create isso:

EDTI: Não tinha visto que já tinha sido respondido, quando eu tava respondendo ainda não tinha. Usa o do Alex FC que ta bem melhor q esse:


Código:
//Coloquei no create do obj_chefe
if (global.sanguechefe <= 10 && global.sanguechefe >7 ) {
    alarm[0] = 90}
else

if global.sanguechefe <= 7 && global.sanguechefe > 3 {  
    alarm[0] = 60}
else

    if global.sanguechefe <= 3 {  
   alarm[0] = 30
}

no alarm[0]:

Código:
//Quando o alarme chega a zero
if global.sanguechefe <= 10 && global.sanguechefe >7{  //Se sangue menor ou igual a 10 e maior que 7
    instance_create(600, 300,choose(xxx,xxx,xxx))
    alarm[0] = 90
} else if global.sanguechefe <= 7 && global.sanguechefe >3{  //Se sangue menor ou igual a 7 e maior que 3
    instance_create(600, 300,choose(xxx,xxx,xxx))
    alarm[0] = 60
} else if global.sanguechefe <= 3 {   //Se sangue menor ou igual a 3
    instance_create(600, 300,choose(xxx,xxx,xxx))
    alarm[0] = 30
} else if global.sanguechefe <= 0 {   //Se sangue zera
    instance_destroy()
}

Substitua o xxx pelo nome dos fantasmas novamente.

Aqui funcionou direitinha

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Resolvido Re: [Resolvido] Problemas com alarme

Mensagem por vitorfernandes13 em Sab 01 Fev 2014, 19:50

Obrigado a todos que responderam o tópico  Happy 
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