GMBR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» Retorno da GMBR!!!
por theguitarmester Ter 19 Mar 2024, 22:38

» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27

» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30

» Mudar cor de apenas uma palavra
por lunalol Sex 01 Mar 2024, 13:42

» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17

» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18

» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34

» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13

» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18

» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12

» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02

» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55

» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42

» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56

» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:49

» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21

» como aumentar o obj sem aumentar a colisão??
por GabrielXavier Qua 10 Jan 2024, 07:21

» Asteroid Core - Early Acesse Update [0.2.0.0]
por JOZ. Seg 08 Jan 2024, 14:39

» Versionamento de código com GitHub
por GabrielXavier Seg 08 Jan 2024, 07:32

» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por kolesovsup Sex 29 Dez 2023, 07:16

» a funçao approach ainda existe?
por PEDRINDEV Ter 26 Dez 2023, 20:05

» Inimigo ataca até por trás! >:(
por saim Sex 22 Dez 2023, 08:55

» [RESOLVIDO]Spawn após morte
por Deception_1999 Dom 17 Dez 2023, 16:39

» Remunerado $$$ - Procuro programador para ajudar a "montar" um jogo
por theguitarmester Sáb 02 Dez 2023, 16:28

» Game maker nao abre
por Cerf Dom 26 Nov 2023, 12:01


[Resolvido] Problemas com alarme

4 participantes

Ir para baixo

[Resolvido] Problemas com alarme Empty [Resolvido] Problemas com alarme

Mensagem por vitorfernandes13 Sáb 01 Fev 2014, 18:49

Acho que isso é um carma, eu sempre tenho problemas com alarmes, mas vamos lá  What a Face 

O que eu quero:
Um chefão que atire 3 tipos de fantasmas (aleatoriamente) sendo que quanto menor o seu sangue, mais rapido os fantasmas surgirão.

Código:

//Coloquei no create do obj_chefe
if global.sanguechefe <= 10 >7{  //Se sangue menor ou igual a 10 e maior que 7
    alarm[0] = 90
} else if global.sanguechefe <= 7 >3{  //Se sangue menor ou igual a 7 e maior que 3
    alarm[0] = 60
    
} else if global.sanguechefe <= 3 {   //Se sangue menor ou igual a 3
   alarm[0] = 30
}

Código:

//Quando o alarme chega a zero
if global.sanguechefe <= 10 >7{  //Se sangue menor ou igual a 10 e maior que 7
    instance_create(choose(obj_fanmau1,obj_fanmau2,obj_fanmau3), 600, 300)
    alarm[0] = 90
} else if global.sanguechefe <= 7 >3{  //Se sangue menor ou igual a 7 e maior que 3
    instance_create(choose(obj_fanmau1,obj_fanmau2,obj_fanmau3), 600, 300)
    alarm[0] = 60
} else if global.sanguechefe <= 3 {   //Se sangue menor ou igual a 3
    instance_create(choose(obj_fanmau1,obj_fanmau2,obj_fanmau3), 600, 300)
    alarm[0] = 30
} else if global.sanguechefe <= 0 {   //Se sangue zera
    instance_destroy()
}

Declarei a variável global.sanguechefe no create do obj_chefe, dps resolvi declarar no Game Start do Player, vi que isso não faz diferença, continua dando erro do mesmo jeito '-'

EDIT: O erro acontece porque o fantasma chefe não atira os fanstasmas


Última edição por vitorfernandes13 em Sáb 01 Fev 2014, 19:50, editado 2 vez(es)
vitorfernandes13
vitorfernandes13

Games Ranking : Nota C

Notas recebidas : C
Data de inscrição : 11/01/2014
Reputação : 11
Número de Mensagens : 284
Prêmios : [Resolvido] Problemas com alarme Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[Resolvido] Problemas com alarme Empty Re: [Resolvido] Problemas com alarme

Mensagem por crocha12 Sáb 01 Fev 2014, 18:58

poderia explicar mas um pouco e dizer que erro é se não , não tem como lhe ajudar
avatar
crocha12

Data de inscrição : 08/11/2013
Reputação : 2
Número de Mensagens : 96
Prêmios : [Resolvido] Problemas com alarme Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[Resolvido] Problemas com alarme Empty Re: [Resolvido] Problemas com alarme

Mensagem por All-x Sáb 01 Fev 2014, 19:15

Amigo, o primeiro erro está nas condições que criou. Tu não pode fazer isso:

Código:
if global.sanguechefe <= 10 >7
{
    alarm[0] = 90
}

O certo seria:

Código:
if global.sanguechefe <= 10 and global.sanguechefe > 7
{
    alarm[0] = 90
}

Da maneira que fez acaba criando uma segunda condição que impede a primeira de ocorrer corretamente.

O segundo erro foi colocar esse primeiro trecho no Create do chefão. Esse evento ocorre apenas 1 vez, quando o chefão é criado. Logo suas condições só serão checadas 1 vez numa fração de segundo (1/30 normalmente) e depois não irá ocorrer mais (A menos que ele seja criado novamente).

O certo seria colocá-lo nos step, mas mesmo assim teria mais um erro. Suponhamos que a vida do chefão seja 10, logo a primeira condição iria ocorrer. Ou seja o Alarm 0 seria 90. Mas como o step ocorre o tempo todo, toda hora o Alarm 0 seria colocado em 90, assim ele nunca diminuiria.

Para revolvermos isso crie uma variável no Create:

Código:
dispara = true

Isso vai indicar para que suas condições ocorram somente uma vez até que o evento Alarm 0 ocorra novamente.

Agora aquele primeiro trecho tem que ficar assim:

Código:
//Se "disparar" é verdadeiro
if disparar == true
{

   if global.sanguechefe <= 10 and global.sanguechefe >7
   {
      alarm[0] = 90
   }
   else if global.sanguechefe <= 7 and global.sanguechefe>3
   {
      alarm[0] = 60
   }
   else if global.sanguechefe <= 3
   {
      alarm[0] = 30
   }
   
   //Desativa "dispara" para que esse trecho não ocorra novamente até que seja TRUE novamente
   dispara = false
}

E no Alarm 0:

Código:
//Quando o alarme chega a zero
if global.sanguechefe <= 10 and global.sanguechefe >7
{
    instance_create(choose(obj_fanmau1,obj_fanmau2,obj_fanmau3), 600, 300)
    alarm[0] = 90
}
 else if global.sanguechefe <= 7 and global.sanguechefe > 3
{
    instance_create(choose(obj_fanmau1,obj_fanmau2,obj_fanmau3), 600, 300)
    alarm[0] = 60
}
else if global.sanguechefe <= 3
{
    instance_create(choose(obj_fanmau1,obj_fanmau2,obj_fanmau3), 600, 300)
    alarm[0] = 30
}
else if global.sanguechefe <= 0
{
    instance_destroy()
}

//Permite que as condições do Step ocorram novamente
dispara = true

Acho que resolve Happy

FLWS!


Última edição por Alex FC em Sáb 01 Fev 2014, 19:36, editado 1 vez(es)
All-x
All-x

Games Ranking : Nota A

Notas recebidas : B A
Data de inscrição : 20/12/2008
Reputação : 189
Número de Mensagens : 2571
Prêmios : [Resolvido] Problemas com alarme Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 25 Moedas x 0

Ouro x 2 Prata x 1 Bronze x 1

Insignia 1 x 1 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker 8.0 ou 8.1
  • Game Maker Studio 1.4
  • Game Maker Studio 2.0
  • Javascript
  • C ou C++


https://redscreensoft.com

Ir para o topo Ir para baixo

[Resolvido] Problemas com alarme Empty Re: [Resolvido] Problemas com alarme

Mensagem por theokof98 Sáb 01 Fev 2014, 19:32


Olha @vitorfernandes13, acho que o problema não são os alarmes e sim a forma com que vc ta fazendo a condição de energia e a função para criar os fantasmas
tenta colocar no seu create isso:

EDTI: Não tinha visto que já tinha sido respondido, quando eu tava respondendo ainda não tinha. Usa o do Alex FC que ta bem melhor q esse:


Código:
//Coloquei no create do obj_chefe
if (global.sanguechefe <= 10 && global.sanguechefe >7 ) {
    alarm[0] = 90}
else

if global.sanguechefe <= 7 && global.sanguechefe > 3 {  
    alarm[0] = 60}
else

    if global.sanguechefe <= 3 {  
   alarm[0] = 30
}

no alarm[0]:

Código:
//Quando o alarme chega a zero
if global.sanguechefe <= 10 && global.sanguechefe >7{  //Se sangue menor ou igual a 10 e maior que 7
    instance_create(600, 300,choose(xxx,xxx,xxx))
    alarm[0] = 90
} else if global.sanguechefe <= 7 && global.sanguechefe >3{  //Se sangue menor ou igual a 7 e maior que 3
    instance_create(600, 300,choose(xxx,xxx,xxx))
    alarm[0] = 60
} else if global.sanguechefe <= 3 {   //Se sangue menor ou igual a 3
    instance_create(600, 300,choose(xxx,xxx,xxx))
    alarm[0] = 30
} else if global.sanguechefe <= 0 {   //Se sangue zera
    instance_destroy()
}

Substitua o xxx pelo nome dos fantasmas novamente.

Aqui funcionou direitinha
theokof98
theokof98

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : D,B,C,B
Data de inscrição : 18/12/2009
Reputação : 8
Número de Mensagens : 308
Prêmios : [Resolvido] Problemas com alarme Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 1 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[Resolvido] Problemas com alarme Empty Re: [Resolvido] Problemas com alarme

Mensagem por vitorfernandes13 Sáb 01 Fev 2014, 19:50

Obrigado a todos que responderam o tópico  Happy 
---
Tópico RESOLVIDO
vitorfernandes13
vitorfernandes13

Games Ranking : Nota C

Notas recebidas : C
Data de inscrição : 11/01/2014
Reputação : 11
Número de Mensagens : 284
Prêmios : [Resolvido] Problemas com alarme Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[Resolvido] Problemas com alarme Empty Re: [Resolvido] Problemas com alarme

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos