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[Caça-talentos] Seleção de roteiristas
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GMBR :: Outros assuntos :: Concursos
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Re: [Caça-talentos] Seleção de roteiristas
A idéia é que você poste o que vai levar em conta na hora de escolher o(s) roteirista(s). Se quiser que eles direcionem o texto pra se adaptar ao seu jogo, aí sim, você sugere uma atividade.shatterhand2 escreveu:Como diretor, eu devo sugerir uma atividade para os roteiristas?
Você pode levar qualquer critério em conta. Qualquer um.
Eu, por exemplo, gostaria que meu roteirista soubesse programar, pra já descrever ações que ficassem mais fáceis de transformar em código, acelerando a produção.
Fulano pode preferir um roteirista capaz de escrever uma história que transporte o jogador pra um mundo longe da realidade.
Cicrano pode escolher um roteirista que foque na ambientação, o que ajudaria a direcionar o desenhista e sonoplasta.
Beltrano pode preferir um(a) roteirista que seja bonito(a).
Poste o que você irá avaliar, pra que os roteiristas possam tentar te impressionar.
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Re: [Caça-talentos] Seleção de roteiristas
É que o Cascavelo sugeriu um tema... ai achei que era pra gente fazer o mesmo.
Eu vou preferir roteiristas que criem um "roteiro" a partir da ideia central do gameplay (da mecânica do jogo). O gameplay não deve se adaptar ao "roteiro", mas sim ao contrário.
O roteiro precisa ser útil e direto ao ponto: Se não vai aparecer no game, não deve existir.
Ele tem que saber escrever aberturas, cut-scenes, diálogos e cenas de final, de forma direta e prática, da maneira que tem que aparecer no jogo.
É isso. Pra esse tipo de coisa, eu tinha uma tarefa em mente pra pedir, mas se não sou eu quem peço, deixa pra mais pra frente.
Eu vou preferir roteiristas que criem um "roteiro" a partir da ideia central do gameplay (da mecânica do jogo). O gameplay não deve se adaptar ao "roteiro", mas sim ao contrário.
O roteiro precisa ser útil e direto ao ponto: Se não vai aparecer no game, não deve existir.
Ele tem que saber escrever aberturas, cut-scenes, diálogos e cenas de final, de forma direta e prática, da maneira que tem que aparecer no jogo.
É isso. Pra esse tipo de coisa, eu tinha uma tarefa em mente pra pedir, mas se não sou eu quem peço, deixa pra mais pra frente.
Re: [Caça-talentos] Seleção de roteiristas
Pode pedir! O que você postou é exatamente o que eu imaginava, mas isso não te impede de ser específico. Quanto mais informação você puder dar, mais provável de os textos te agradarem.shatterhand2 escreveu:eu tinha uma tarefa em mente pra pedir
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Re: [Caça-talentos] Seleção de roteiristas
Ok então.
Isso não é para o jogo que iremos produzir, é apenas como exercício para você mostrar o seu potencial.
Imagine que estou criando um jogo com o seguinte gameplay:
O jogo tem visão lateral, o jogador anda pra direita e pra esquerda apenas, e deve sempre avançar indo para a direita. Inimigos vêm constantemente, e o jogar pode usar chutes e socos para eliminar os inimigos. Ele também pode se abaixar, saltar e dar saltos duplos para fugir dos possíveis ataques inimigos. O jogador tem um número limitado de projéteis que pode atirar para acertar os inimigos a distância, que pode ser recarregado com itens que vão aparecendo "voando" pela tela.
O jogador tem energia e, quando atingido, perde um pouco dela. Caso a energia toda termine, o jogo acaba. A energia é recarregada pegando itens que aparecem "voando" pela tela.
Alguns inimigos vem andando de frente e atacam o jogador diretamente, outros vem por trás e também atacam. Além disso, alguns inimigos atiram projéteis, outros inimigos "voam" e atiram no inimigo pelo alto. Os diferentes tipos de inimigos possuem força e velocidades diferentes. Os inimigos devem incluir, mas não serem limitados, a monstros e objetos robóticos.
O jogo possui 5 fases, cada fase possui um chefe ao final da fase.
Como referência de gameplay, veja esses games:
https://www.youtube.com/watch?v=CTWyETyBJnI
https://www.youtube.com/watch?v=pHI7A_MHjSY
https://www.youtube.com/watch?v=9Ue1JnXheWo
https://www.youtube.com/watch?v=69ByemDqPxQ
https://www.youtube.com/watch?v=5XTqLEXdaNo
https://www.youtube.com/watch?v=6uEL94eibKE
https://www.youtube.com/watch?v=QQiiX1s5JXw
https://www.youtube.com/watch?v=1wQrC5ZSMPQ
https://www.youtube.com/watch?v=zXlNS3biABY
Objetivo do Roteirista:
a) Escrever a cena de abertura do jogo
b) Escrever o cenário geral do jogo, com a ambientação e os tipos de inimigos utilizados em cada fase (É importante ter coerência aqui, e saber que inimigos deverão ser reutilizados nas diferentes fases), incluindo o chefe.
c) Escrever cut-scenes (com diálogos, de preferência) que aparece antes dos chefes.
d) Escrever a cena de final do jogo
e) Escrever a cena de game over do jogo (opcional)
f) Escrever cut-scenes para o início de cada fase (opcional)
Veja que o roteirista NÃO deve dizer como o jogo funciona ou como funcionam os inimigos, apenas descreve-los.
Vai ser valorizada a criatividade, a qualidade da escrita, a coerência e o ritmo das cenas.
BONUS se houver ninjas de alguma forma
EDIT: Seria bom o roteirista sugerir nomes para o jogo.
Isso não é para o jogo que iremos produzir, é apenas como exercício para você mostrar o seu potencial.
Imagine que estou criando um jogo com o seguinte gameplay:
O jogo tem visão lateral, o jogador anda pra direita e pra esquerda apenas, e deve sempre avançar indo para a direita. Inimigos vêm constantemente, e o jogar pode usar chutes e socos para eliminar os inimigos. Ele também pode se abaixar, saltar e dar saltos duplos para fugir dos possíveis ataques inimigos. O jogador tem um número limitado de projéteis que pode atirar para acertar os inimigos a distância, que pode ser recarregado com itens que vão aparecendo "voando" pela tela.
O jogador tem energia e, quando atingido, perde um pouco dela. Caso a energia toda termine, o jogo acaba. A energia é recarregada pegando itens que aparecem "voando" pela tela.
Alguns inimigos vem andando de frente e atacam o jogador diretamente, outros vem por trás e também atacam. Além disso, alguns inimigos atiram projéteis, outros inimigos "voam" e atiram no inimigo pelo alto. Os diferentes tipos de inimigos possuem força e velocidades diferentes. Os inimigos devem incluir, mas não serem limitados, a monstros e objetos robóticos.
O jogo possui 5 fases, cada fase possui um chefe ao final da fase.
Como referência de gameplay, veja esses games:
https://www.youtube.com/watch?v=CTWyETyBJnI
https://www.youtube.com/watch?v=pHI7A_MHjSY
https://www.youtube.com/watch?v=9Ue1JnXheWo
https://www.youtube.com/watch?v=69ByemDqPxQ
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https://www.youtube.com/watch?v=1wQrC5ZSMPQ
https://www.youtube.com/watch?v=zXlNS3biABY
Objetivo do Roteirista:
a) Escrever a cena de abertura do jogo
b) Escrever o cenário geral do jogo, com a ambientação e os tipos de inimigos utilizados em cada fase (É importante ter coerência aqui, e saber que inimigos deverão ser reutilizados nas diferentes fases), incluindo o chefe.
c) Escrever cut-scenes (com diálogos, de preferência) que aparece antes dos chefes.
d) Escrever a cena de final do jogo
e) Escrever a cena de game over do jogo (opcional)
f) Escrever cut-scenes para o início de cada fase (opcional)
Veja que o roteirista NÃO deve dizer como o jogo funciona ou como funcionam os inimigos, apenas descreve-los.
Vai ser valorizada a criatividade, a qualidade da escrita, a coerência e o ritmo das cenas.
BONUS se houver ninjas de alguma forma
EDIT: Seria bom o roteirista sugerir nomes para o jogo.
Re: [Caça-talentos] Seleção de roteiristas
É permitido postar para mais de um diretor?
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Re: [Caça-talentos] Seleção de roteiristas
É ESPERADO que vocês postem pra TODOS os diretores.ruben.23 escreveu:É permitido postar para mais de um diretor?
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Re: [Caça-talentos] Seleção de roteiristas
quantos são e quem eles são? ou devo ir vendo os posts com pedidos de roteiros e suas especificações pra saber?saim escreveu:É ESPERADO que vocês postem pra TODOS os diretores.ruben.23 escreveu:É permitido postar para mais de um diretor?
ruben.23- Data de inscrição : 29/05/2013
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Re: [Caça-talentos] Seleção de roteiristas
Valew!shatterhand2 escreveu:https://gmbr.forumeiros.com/t28884-resultado-concurso-caca-talentos-diretores
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Re: [Caça-talentos] Seleção de roteiristas
Hum... eu tava pensando aqui comigo, por que ao invés de postarmos os roteiros diretamente nesse tópico, a galera não cria um tópico indentificando que se trata do roteiro, como se fosse a entrega do jogo para o concurso de games que tinhamos com essa regra, assim cada diretor comenta apenas sobre o roteiro que essa pessoa fez, assim ta ficando cheio de assuntos desviados e confundem nós diretores, e também seria interessante uma lista dos roteiristas que estão se candidatando, pois assim evita de algum passar despercebido pelos diretores.
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Re: [Caça-talentos] Seleção de roteiristas
Realmente João. Está complicado focar nos roteiros.
Se você, cascavelo puder fazer isso que o João disse, seria muito bom.
FLWS!
Se você, cascavelo puder fazer isso que o João disse, seria muito bom.
FLWS!
Re: [Caça-talentos] Seleção de roteiristas
Alex FC: Sim, Alex, mas quem tem que organizar isso é o Saim, e não o Cascavelo, ele que é organizador do concurso.
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Re: [Caça-talentos] Seleção de roteiristas
shatterhand2 escreveu:
Objetivo do Roteirista:
a) Escrever a cena de abertura do jogo
b) Escrever o cenário geral do jogo, com a ambientação e os tipos de inimigos utilizados em cada fase (É importante ter coerência aqui, e saber que inimigos deverão ser reutilizados nas diferentes fases), incluindo o chefe.
c) Escrever cut-scenes (com diálogos, de preferência) que aparece antes dos chefes.
d) Escrever a cena de final do jogo
e) Escrever a cena de game over do jogo (opcional)
f) Escrever cut-scenes para o início de cada fase (opcional)
Veja que o roteirista NÃO deve dizer como o jogo funciona ou como funcionam os inimigos, apenas descreve-los.
Vai ser valorizada a criatividade, a qualidade da escrita, a coerência e o ritmo das cenas.
BONUS se houver ninjas de alguma forma
EDIT: Seria bom o roteirista sugerir nomes para o jogo.
- Roteiro! Nova atualização!:
Sugestão de nome: A vingança de um Goushi.
Cut-scene de abertura do 1º cenário: O personagem estará fora da vila avistando ela de longe, que estará em chamas.
Dialogo: “Não pode ser! A vila está chamas! Mas como ...o que será que está havendo no vilarejo, tenho que ver o que está acontecendo”.
Após o dialogo ele vai tentar correr em direção à vila e é quando os ninjas começarão a aparecer, o personagem então da um salto mortal para traz e começa a pancadaria.
1º cenário: Uma vila japonesa em chamas. Ao fundo estarão às casas da vila em estilo oriental incluindo todos os ornamentos da cultura japonesa, o telhado das casas deve estar ardendo em chamas que estarão exalando um ar quente que distorcem levemente a imagem atrás dele que é um céu noturno com uma bela lua cheia estilo mangá. Em seguida temos uma estrada estreita com um belo céu ao nascer do sol ao fundo, além de uma vegetação rasteira (grama ou coisa do tipo) que é constantemente soprada pelo vento e um som leve da brisa do vento antes de iniciar a musica do game, ao longe pode se ver uma bela planície pra dar um pouco de profundidade ao game.
Depois temos um caminho numa densa floresta ao fundo, onde o vento aqui persiste balançando os galhos das arvores, dando mais vida e realidade ao cenário, porém nessa parte do cenário o vento vem encaracolando-se e trazendo com sigo folhas secas o som é um pouco mais forte.
Por ultimo temos a caverna Shinobi onde se encontra o Boss, Ela tem um tom enegrecido e sombrio e uma leve neblina rastejando-se pelo chão por dentro, é bem ampla ao fundo dando a impressão de profundidade e grandeza à mesma, não se esqueça das tochas nas colunas de pedra pra iluminar no escuro e um som sinistro e sombrío. também é uma parte bem curta com um breve corredor livre até a parte onde está o Boss.
Nesse cenário encontramos geralmente inimigos como NINJAS DE ROUPA VERMELHA armados com garras ninja; NINJAS DE ROUPA PRETA armados com espadas WAKIZASHI (sabre curto japonês); NINJAS DE ROUPA BRANCA armados com shurikens (estrela ninja); NINJAS DE ROUPA LARANJA armados com kunais (faca ninja pontiaguda) e Bandidos vestindo quimono de cor (opcional), armados com adagas.
Os bandidos aparecem na maioria pela estrada, já os ninjas estão na vila e na floresta!
Boss do cenário: Um MESTRE SHINOBI.
Ninja mestre de roupa amarela armado com duas wakizashi.
Dê uma olhada e veja se gosta!
Última edição por ruben.23 em Qua 05 Fev 2014, 11:48, editado 2 vez(es)
ruben.23- Data de inscrição : 29/05/2013
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Re: [Caça-talentos] Seleção de roteiristas
Só dá pra comentar vendo tudo.
Mas uma dica: Você precisa ser mais "visual" na descrição da cut-scene e mais direto ao ponto.
A única coisa que tem que estar escrita no seu texto é uma descrição exata e precisa do que o jogador vai ver (e ouvir, se for o caso), nada mais, nada menos.
E se houver diálogos, escrever em forma de diálogos.
Mas uma dica: Você precisa ser mais "visual" na descrição da cut-scene e mais direto ao ponto.
A única coisa que tem que estar escrita no seu texto é uma descrição exata e precisa do que o jogador vai ver (e ouvir, se for o caso), nada mais, nada menos.
E se houver diálogos, escrever em forma de diálogos.
Re: [Caça-talentos] Seleção de roteiristas
Ok! Vou tentar! FLWS!shatterhand2 escreveu:Só dá pra comentar vendo tudo.
Mas uma dica: Você precisa ser mais "visual" na descrição da cut-scene e mais direto ao ponto.
A única coisa que tem que estar escrita no seu texto é uma descrição exata e precisa do que o jogador vai ver (e ouvir, se for o caso), nada mais, nada menos.
E se houver diálogos, escrever em forma de diálogos.
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Re: [Caça-talentos] Seleção de roteiristas
Muitos tópicos ficariam difíceis de serem acompanhados. Não existe controle de quantos tópicos poderiam surgir, acredito que ficaria ainda mais fácil perder algum no meio dos demais tópicos.JoaoVanBlizzard escreveu:Hum... eu tava pensando aqui comigo, por que ao invés de postarmos os roteiros diretamente nesse tópico, a galera não cria um tópico indentificando que se trata do roteiro, como se fosse a entrega do jogo para o concurso de games que tinhamos com essa regra, assim cada diretor comenta apenas sobre o roteiro que essa pessoa fez, assim ta ficando cheio de assuntos desviados e confundem nós diretores, e também seria interessante uma lista dos roteiristas que estão se candidatando, pois assim evita de algum passar despercebido pelos diretores.
A idéia original era que cada roteirista postasse apenas uma vez NESSE tópico, evitando editar, mas isso não foi citado como regra. Aliás, felizmente não foi citado, porque percebi que os roteiristas participantes preferem adaptar seu estilo ao longo do concurso a mostrar de uma vez todo seu potencial.
Mas tenho que concordar que o tópico está ficando muito longo pra procurar algum conteúdo específico. Os diretores acreditam que será mais eficiente que cada roteirista crie um tópico devidamente identificado? Se pelo menos mais um diretor se manifestar a favor, fica decidido. Será criado um modelo de título, pra identificação, e os roteiristas postarão na área de concursos.
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Re: [Caça-talentos] Seleção de roteiristas
Acho que fica melhor separado mesmo, a gente entra no tópico e faz as considerações a respeito do roteiro. Vai ficar mais organizado.
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Re: [Caça-talentos] Seleção de roteiristas
Feito, então. Editei o post inicial, indicando um diferencial no título, pra facilitar que os tópicos sejam vistos pelos diretores.
Peço aos roteiristas que já postaram que repostem seus escritos, em novos tópicos nos moldes apresentados.
Peço aos roteiristas que já postaram que repostem seus escritos, em novos tópicos nos moldes apresentados.
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Re: [Caça-talentos] Seleção de roteiristas
Mas e o jogos que não precisam de roteirista nenhum, ainda é necessário "empregar" um roteirista?
Re: [Caça-talentos] Seleção de roteiristas
Não. Se não houver talento disponível ou necessidade de empregar um determinado talento, o diretor tem o direito de abrir mão de ter uma equipe completa. Isso vale pra todos os concursos do ano.luiz_eldorado escreveu:Mas e o jogos que não precisam de roteirista nenhum, ainda é necessário "empregar" um roteirista?
Aproveito pra lembrar aos diretores que eles podem convidar TODOS os roteiristas que lhes pareçam interessantes para compor a equipe. A seleção daquele único roteirista que fará parte da equipe no final do ano, ou seja, a eliminação de membros e consolidação da equipe, será feita no futuro, na segunda etapa do concurso.
Os roteiristas podem aceitar o convite de apenas um diretor, se houver mais de um interessado.
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