Spriter animação profisional (Quero aprender)

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Spriter animação profisional (Quero aprender)

Mensagem por vitorleandrofeitosa em Qua 29 Jan 2014, 09:50

Bom eu rodei o forum inteiro e não achei eu acho chato ficar pedindo , ja estou sentindo que estou enchendo o saco mais eu sou principiante e o jogo que quero criar é um jogo epico quando eu aprender oque eu quero eu não irei mais enche ro saco Happy

Bom Animação 01
Eu ja aprendir como fazer o spriter se movimentar quando ele anda pula etc.... Então seguinte queria fazer uma animação realista como por exemplo queria fazer quando ele atirar um tiro queria q ele fize-se um movimento como por exemplo pegar uma arma e atirar.

Animação 02
Queria também saber seguinte , quando um personagem morre ele é destruido , na verdade ele apenas some não tem nenhum efeito dele morrendo , podem me dizer como fazer uma animação de um personagem morrendo.

Animação 03
Bom éssa ja é uma animação mediana , como colocar exemplo (Uma espada / munição etc.. ) estilo metal slug ele vai pegar aquele objeto e atacar com armas diferente deixa eue xplicar melhor ( Meu personagem encontra uma banana como munição ae ele vai até a banana e pega ela e a partir dali ele tem apenas 10 munição de banana.

Bom desculpe se sou exirgido e peso perdão se ja estou fazendo alguma pergunta que ja é perguntadas por muito no Game Maker

vitorleandrofeitosa

Número de Mensagens : 11
Reputação : 0
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Re: Spriter animação profisional (Quero aprender)

Mensagem por saim em Qua 29 Jan 2014, 10:12

Animação 01 e 02: Esse tipo de animação, embora pareça simples, é bem mais complexo que fazer a sprite mudar ao apertar um botão. Você vai tirar o controle do jogador por alguns instantes, sua programação do objeto não prevê isso.
O que você precisa é definir condições pro jogador poder atuar ou não poder atuar. Eu recomendaria a máquina de estados finitos, mas ela é um pouco complexa pra quem está começando. Mas saiba que qualquer solução que você encontrar vai ser uma versão sua da máquina de estados finitos.
Bom, uma alternativa é fazer o seguinte... ao apertar o botão de tiro, trocar o objeto por um outro objeto que simplesmente tem a animação da personagem sacando a arma. No final da animação, esse objeto é trocado por um objeto com a sprite da personagem já com a arma, que pode atirar à vontade.
No caso de morrer, a mesma história. Ao invés de simplesmente morrer, troca o objeto por outro com a animação da personagem morrendo e, no final dessa animação, instance_destroy, room_restart, etc.

Animação 3: isso não é uma animação, mas um sistema de controle de munição. Numa variável, armazene o número de tiros disponíveis, subtraia 1 do valor dessa variável a cada tiro dado, só permita atirar se o valor dessa variável for maior que zero, aumente o valor dela a cada vez que pegar munição. Tão simples quanto parece.

[edit] Não tem problema perguntar. Também não tem problema insistir na pergunta, se a resposta não for satisfatória. Embora algumas dúvidas possam ser resolvidas com pesquisa, o motivo da existência do fórum é ajudar programadores.

saim

Ranking : Nota B
Número de Mensagens : 2964
Notas recebidas : C-D-A-B
Reputação : 121
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 1
   : 0
   : 3

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares