Entrar
Últimos assuntos
» Retorno da GMBR!!!por theguitarmester Ter 19 Mar 2024, 22:38
» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27
» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30
» Mudar cor de apenas uma palavra
por lunalol Sex 01 Mar 2024, 13:42
» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17
» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18
» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34
» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13
» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18
» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12
» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02
» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55
» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42
» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56
» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:49
» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21
» como aumentar o obj sem aumentar a colisão??
por GabrielXavier Qua 10 Jan 2024, 07:21
» Asteroid Core - Early Acesse Update [0.2.0.0]
por JOZ. Seg 08 Jan 2024, 14:39
» Versionamento de código com GitHub
por GabrielXavier Seg 08 Jan 2024, 07:32
» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por kolesovsup Sex 29 Dez 2023, 07:16
» a funçao approach ainda existe?
por PEDRINDEV Ter 26 Dez 2023, 20:05
» Inimigo ataca até por trás! >:(
por saim Sex 22 Dez 2023, 08:55
» [RESOLVIDO]Spawn após morte
por Deception_1999 Dom 17 Dez 2023, 16:39
» Remunerado $$$ - Procuro programador para ajudar a "montar" um jogo
por theguitarmester Sáb 02 Dez 2023, 16:28
» Game maker nao abre
por Cerf Dom 26 Nov 2023, 12:01
Ajuda engine ou tutorial de como usar ds_list
4 participantes
GMBR :: Ensine & Aprenda :: Tutoriais :: Game Maker
Página 1 de 1
Ajuda engine ou tutorial de como usar ds_list
Seguinte galera to fazendo um TCG(Jogo de Cartas tipo Yu-Gi-Oh!), porém existem 3 tipos de baralho o baralho com todas as cartas disponíveis*, o com as cartas que eu tenho* e o baralho que eu posso levar para a partida*.
Ex: Supondo que existam 150 cartas ao todo, eu tenho 100 cartas dessas 150, porém a partida o máximo permitido é 50.
Então preciso escolher dentro das 100, 50 que eu usarei na partida e preciso salva-las tipo num save, pensei em fazer uma combinação de DS_LIST e ARRAY.
Alguém pode me dar uma ajuda por favor. UM TUTORIAL ou AINDA MELHOR UMA ENGINE DE LISTA QUE EU POSSA ESCOLHER 50 ITENS(ENTRE 100) DE MINHA ESCOLHA E SALVAR E DEPOIS, EDITAR(TROCAR OS ITENS DA LISTA) e ETC.
Vale um joinha, minha eterna gratidão e seu nome como colaborador no jogo.
PS: E TBM COMO USAR SAVES EXTERNOS COMO EX: .INI!
Ex: Supondo que existam 150 cartas ao todo, eu tenho 100 cartas dessas 150, porém a partida o máximo permitido é 50.
Então preciso escolher dentro das 100, 50 que eu usarei na partida e preciso salva-las tipo num save, pensei em fazer uma combinação de DS_LIST e ARRAY.
Alguém pode me dar uma ajuda por favor. UM TUTORIAL ou AINDA MELHOR UMA ENGINE DE LISTA QUE EU POSSA ESCOLHER 50 ITENS(ENTRE 100) DE MINHA ESCOLHA E SALVAR E DEPOIS, EDITAR(TROCAR OS ITENS DA LISTA) e ETC.
Vale um joinha, minha eterna gratidão e seu nome como colaborador no jogo.
PS: E TBM COMO USAR SAVES EXTERNOS COMO EX: .INI!
RickySigma- Data de inscrição : 28/05/2013
Reputação : 4
Número de Mensagens : 35
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Ajuda engine ou tutorial de como usar ds_list
tem um tutorial muito antigo sobre isso aq no forum
aq o link: https://gmbr.forumeiros.com/t7016-data-structures-list
aq o link: https://gmbr.forumeiros.com/t7016-data-structures-list
makgamer- Games Ranking :
Notas recebidas : D
Data de inscrição : 29/03/2009
Reputação : 7
Número de Mensagens : 941
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 1 x 0
x 0 x 0 x 0
Plataformas :- Game Maker 8.0 ou 8.1
- Game Maker Studio 2.0
- Unity
- Java
- C#
- Javascript
- RPG Maker
- C ou C++
- Outros
Re: Ajuda engine ou tutorial de como usar ds_list
O tutorial não é perfeito. Por exemplo, tem uma confusão na hora de explicar ds_list_create (o autor explica bem, mas escreve "instance_create" no código de exemplo).
O que achei mais falho é que ele não cita "ds_list_write" e "ds_list_read", ideais pra situação apresentada, onde o programador quer gravar algumas lists. Elas escrevem/lêem as lists em formato de texto (que pode ser gravado num arquivo .txt ou numa posição de um .ini). Isso não apenas permite gravar seu baralho, mas faz isso de uma forma que seria necessário um certo conhecimento pra alterar manualmente o conteúdo da lista.
O que achei mais falho é que ele não cita "ds_list_write" e "ds_list_read", ideais pra situação apresentada, onde o programador quer gravar algumas lists. Elas escrevem/lêem as lists em formato de texto (que pode ser gravado num arquivo .txt ou numa posição de um .ini). Isso não apenas permite gravar seu baralho, mas faz isso de uma forma que seria necessário um certo conhecimento pra alterar manualmente o conteúdo da lista.
saim- Games Ranking :
Notas recebidas : C-D-A-B
Data de inscrição : 14/01/2011
Reputação : 136
Número de Mensagens : 3033
Prêmios :
x 1 x 6 x 0
x 1 x 0 x 3
x 0 x 0 x 0
Re: Ajuda engine ou tutorial de como usar ds_list
o galera dei uma lida e ta faltando alguns comando alguém tem outro tutorial completo ou ainda melhor uma engine pra upar pra mim pode ser simples mesmo.
RickySigma- Data de inscrição : 28/05/2013
Reputação : 4
Número de Mensagens : 35
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Ajuda engine ou tutorial de como usar ds_list
fala mano, blz?
Quanto a questão dos 3 Tipos de baralhos, vc vai precisar criar 3 Listas globais, no inicio do jogo. Mas acho bom vc fazer essa Combinação com Arrays, pq com os objetos 'carta' dentro de uma Lista fica mais complicado exibir uma variável deles(como nome) no meio de um draw_text.
Quando for exibir as lista de Cartas na tela, usa o Array, e pra embaralhar, usa a Lista.
Quanto as funções que faltam no Tutorial, não são muitas. Vou listar aqui:
Suponha que vc crie sua lista de cartas no início do jogo
Tem um tutorial do Willy sobre arquivos .ini, caso queira dar uma clareada. Eu uso ele :
https://gmbr.forumeiros.com/t19445-aula-03-manipulando-o-arquivoini
Quanto a questão dos 3 Tipos de baralhos, vc vai precisar criar 3 Listas globais, no inicio do jogo. Mas acho bom vc fazer essa Combinação com Arrays, pq com os objetos 'carta' dentro de uma Lista fica mais complicado exibir uma variável deles(como nome) no meio de um draw_text.
Quando for exibir as lista de Cartas na tela, usa o Array, e pra embaralhar, usa a Lista.
Quanto as funções que faltam no Tutorial, não são muitas. Vou listar aqui:
- Funções ds_list:
- Código:
ds_list_copy(id,source) //Copia a lista 'source' para dentro da lista 'id'.
ds_list_empty(id) //Retorna se a lista está vazia.
ds_list_shuffle(id) //Shuffle é embaralhar. É o que vc vai usar antes da partida, para embaralhar seu Deck de jogo.
ds_list_write(id) //Aqui o GM 'escreve' sua lista dentro de uma String, uma 'palavra'. Essa String vc pode salvar em um Arquivo .ini para recuperar depois. A string fica +/- com essa cara: 2D010000030000000000000000040000000000000F03F00000000
ds_list_read(id,str) //Aqui vc lê essa String da sua lista salva, e recria a lista com ela.
Suponha que vc crie sua lista de cartas no início do jogo
- Código:
globalvar lstCartasPartida;
lstCartasPartida = ds_list_create();
ds_list_add(lstCartasPartida,0);// coloque o objeto Carta ou o nome da Carta
ds_list_add(lstCartasPartida,1);
ds_list_add(lstCartasPartida,2);
- Código:
ini_open("saves.ini"); //cria ou abre o arquivo com esse nome
ini_write_string("Baralho","baralhoJogo",ds_list_write(lstCartasPartida)); //escreve a 'string' da lista dentro do arquivo. Esse "Baralho" é o nome da seção e o "baralhoJogo" é a chave que ficam dentro do arquivo .ini.
ini_close();
- Código:
ds_list_destroy(lstCartasPartida); //destroi a lista atual
ini_open("saves.ini"); //abre o arquivo
stringLista = ini_read_string("Baralho","baralhoJogo",0); //salva a 'string' da lista em uma var, usando a Seção e a Chave que vc escolheu.
ini_close();
globalvar lstCartasPartida;
lstCartasPartida = ds_list_create(); //recria a lista
ds_list_read(lstCartasPartida,stringLista); //gera os itens da lista de acordo com a 'string' recuperada que está na variável
Tem um tutorial do Willy sobre arquivos .ini, caso queira dar uma clareada. Eu uso ele :
https://gmbr.forumeiros.com/t19445-aula-03-manipulando-o-arquivoini
Eudes - Hyo- Games Ranking :
Notas recebidas : E + B+B
Data de inscrição : 02/06/2009
Reputação : 27
Número de Mensagens : 513
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Tópicos semelhantes
» Tutorial ou engine de spawnpoint do jogador
» Engine/tutorial para os iniciantes
» Ajuda em Tutorial atualizado
» [Engine/Tutorial] Game Patching 1.3
» [Pedido] Engine ou tutorial de IA topdown.
» Engine/tutorial para os iniciantes
» Ajuda em Tutorial atualizado
» [Engine/Tutorial] Game Patching 1.3
» [Pedido] Engine ou tutorial de IA topdown.
GMBR :: Ensine & Aprenda :: Tutoriais :: Game Maker
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos