Criando menu simples, personalizável e sem Draw.

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Criando menu simples, personalizável e sem Draw.

Mensagem por Katerp em Seg 27 Jan 2014, 20:30

Título: Criando menu sem Draw.
Versão do GM: GameMaker 8.1 Standard (testei apenas nele)
Dificuldade: Fácil/Intermediário
Download da Engine: [ENGINE] Menu simples e Personalizavel




Apresentação

Bom.. Olá a todos e.. espero que não deixe muito confuso, este é meu primeiro tutorial então vou tentar detalhar o máximo possível.. irei deixar um Pt-Br bom também mas não sei quanto as virgulas e pontos... sem mais delongas


Vamos aos Requerimentos


- saber o básico em qualquer editor de imagens (recomendo Editor do GM e PhotoShop CS5)
- saber o básico em codes no GameMaker
- ter estas imagens(Aqui!), No download contem 4 sprites e 1 Background.


Colocando os Sprites e Background

Já sabemos o que necessitamos então vamos começar abrindo um projeto salvo ou criando um novo, e nele:
Crie um novo sprite, nele clique em 'Load Sprite' e carregue a imagem chamado 'Novo Jogo'. Agora para carregar as demais clique em Edit Sprite e em 'Add sprite from a file' 
(lembre-se carregue na seguinte ordem: Tutorial, Opcoes e Sair.)
agora que já carregamos as imagens dos botões do menu, renomeie-o como quiser, aqui chamarei de spr_menu
antes de irmos a parte dos codes falta apenas mais uma coisa o Bg (background) do menu de seu jogo.
como exemplo iremos usar a 5 imagem do download o 'Menu do jogo' (aquela azul do texto preto).
para isso crie um background nele clique em 'Load Background' e coloque a ultima imagem que falta (sim, a do fundo azul).


Colocando objetos e suas funções

Agora que já terminamos de carregar os arquivos vamos a parte dos codes, Para isso crie um novo objeto,
renomeie-o como quiser aqui o chamarei de obj_menu (Não se esqueça que em 'Sprite' tem que colocar o spr_menu)
No obj_menu clique em 'Add event' e coloque um 'Create', agora arraste um 'Execute Code' e coloque o seguinte:
Código:
image_speed=0 // Faz com que a imagem não mude com tempo.

Agora clique novamente em 'Add event' e coloque um 'Step', e novamente arraste um 'Execute Code', coloque o seguinte:
Código:
               //Subir e Descer//
if keyboard_check_pressed (vk_down) {image_index +=1}
// Se (Tc_Baixo) for pressionada {muda para imagem de baixo}

if keyboard_check_pressed (vk_up) {image_index -=1}
 // Se (Tc_Cima) for pressionada {muda para imagem de cima}
 
 
 
            // Ao pressionar Enter//
if keyboard_check_pressed (vk_enter) && image_index =0 {room=room1}
// Se (Tc_Enter) for pressionada e (&&) a imagem for igual a 0 (novo jogo) {vai para room1}

if keyboard_check_pressed (vk_enter) && image_index =1 {show_message("sem função")}
// Se (Tc_Enter) for pressionada e (&&) a imagem for igual a 1 (tutorial) {escreve a mensagem ('sem função')}

if keyboard_check_pressed (vk_enter) && image_index =2 {show_message("sem função")}
// Se (Tc_Enter) for pressionada e (&&) a imagem for igual a 2 (opcoes) {escreve a mensagem ('sem função')}

if keyboard_check_pressed (vk_enter) && image_index =3 {game_end()}
// Se (Tc_Enter) for pressionada e (&&) a imagem for igual a 3 (sair) {o jogo fecha}


Ajeitando na room

criamos agora duas rooms pode deixar com o nome de room0 e room1 mesmo.
na parte de background da room0 coloque o background que criou no inicio do tutorial.
agora coloque na parte de objetos o 'obj_menu' onde quiser na room.
Na room1 colocamos o resto do jogo como, personagens, objetos...
Bom, hipoteticamente falando nosso menu simples esta pronto mas ai vem as..




Perguntas comuns




1° Katerp o nome é menu personalizado mas não vi você ensinando personalizar!
   R: isto é bem simples meu caro amigo, eu dei o básico da personalização e informei que era necessário ter um minimo de  conhecimento em imagens. digamos que você tenha um menu diferente com textos diferentes, basta você entender o code  que passei que por sinal é bem simples e criar seu próprio.

2° Mas Katerp eu não quero este background para meu jogo e gostei dos seus botões como coloco ele dentro do meu menu sem que n fique centralizado?
  R: isto também é muito simples, basta que você vá na room0 ou room onde esta seu menu e em Snap X e Snap Y colocar 1 ou 2 assim você poderá colocar onde desejar os botões

3° Tiu Katerp eu fiz exatamente igual como esta seu tutorial até dei Ctrl+C e Crtl+V nos code mas da erro quando executa o jogo, o que eu faço?
  R: amigo os códigos e imagens que disponibilizo não é para ser copiado é para ver, ler, entender, aprender e usar, caso tenha copiado verifique algo que não tem como ser copiado se esta certo, como nome dos objs e eventos.

4° Haha resolvi essa seu lixo! usei seu menu, seus sprites, seus obejetos, seus backgrounds, suas roms
uzei o mesmo nome eu tudo que vc colocou, não mechi em snaps nem nada.. fis exatamente como você disse e mesmo assim essa merda da erro seu bosta --'

  R: detalhe-se melhor amigo, poste uma imagem do erro, verifique-se sua versão pega os tipos de codes que usei aqui
pois como disse não testei em outras versões.. e claro se o problema persistir, ainda há como fazer download da engine que esta no começo do tópico.


Alguns jogos que poderia usar estes codes:
Spoiler:

- Desenvolvedor Gonçalves


- Desenvolvedor GabrielXavier


- Desenvolvedor Mestre
Os 3 jogos estão no Hall Of Fame do GMBR.

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Re: Criando menu simples, personalizável e sem Draw.

Mensagem por fredcobain em Seg 03 Fev 2014, 17:24

Muito bem escrito e organizado.
Aprovadíssimo.

fredcobain

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Re: Criando menu simples, personalizável e sem Draw.

Mensagem por pedromarkes em Sex 20 Jun 2014, 01:59

muito bom ta de parabéns, sou novato aqui no forum tava precisando de um menu exatamento como esse.

ta de parabens!

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Re: Criando menu simples, personalizável e sem Draw.

Mensagem por wellingtonmr em Sex 20 Jun 2014, 08:48

Valeu cara! Eu já sabia fazer uns menus parecido com esses mas esse seu me deu uma pá de ideias e além disso aposto que ele vai ajudar muitas pessoas então valeu pela iniciativa.

wellingtonmr

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Re: Criando menu simples, personalizável e sem Draw.

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