Conectar-se
Quem está conectado
19 usuários online :: Nenhum usuário registrado, Nenhum Invisível e 19 Visitantes

Nenhum

Ver toda a lista

Compartilhe
Ver o tópico anteriorIr em baixoVer o tópico seguinte
Número de Mensagens : 2227
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 0 Insignia 2x 0 Insignia 3x 0
Reputação : 52

Prêmios
   : 0
Ver perfil do usuário

[Interface] Conhecendo o OrgMaker (p/ musicas)

em Dom 26 Jan 2014, 01:49
Olá, chegamos a terceira parte do tutorial: Criando músicas para seus jogos. Hoje vamos abordar a interface do OrgMaker. Aviso já que posso fazer algumas comparações com programas de imagens, outros de músicas (como o Audacity, por exemplo) e/ou editores de vídeos. Também informo que eu NÃO tenho conhecimento musical e tudo que está sendo apresentado nesse tutorial foi por experiência durante o tempo de uso.

• Antes de começar

1. [Introdução] Criando músicas para seus jogos
    2. [Introdução] Convertendo de .org para .mid

• Conhecendo o programa

Org Maker 2: interface do programa

1. Menu de opções: Arquivo, Configurações, Editar, Visualizar, Operações e Ajuda.
    2. Períodos: cada número é um período diferente. Um período são 16 traços em sequência (tradução livre) (pode ser mudado nas configurações).
    3. Player: possui os comandos de voltar ao início da melodia, ir mais rápido ou devagar, play e stop. Além disso possui um indicador para saber em qual período se está (Measure, medida).
    4. Controlador de sons: Aqui é a "caixa de ferramentas". Você pode escolher por bips (1 a 8)ou instrumentos (Q a I), pode ser comandado ou pelo mouse ou pelo próprio teclado. Além disso, ao colocar um traço, você pode escolher se quer "mutar" algum outro traço caso ele esteja na mesma coluna, para se aliar a essa função ainda, existem a função Solo, que "muta" todos os outros traços e deixa "desmutado" apenas o selecionado e o Full, que "desmuta" todos. Ali também tem 2 indicadores, um que exibe o traço selecionado (Tr, de Track) e outro que exibe a velocidade de execução (Wai, de Wait), em milissegundos.
    5. Piano: Indica se o traço deve ser mais agudo (números menores) ou mais grave (números maiores). Você pode testar os sons aqui antes de colocá-los na área de trabalho.
    6. Pan: é o mesmo conceito que usado nos editores de músicas - até mesmo no GM -. PAN vai determinar se o som (sendo estéreo), vai sair mais pelo lado direito, esquerdo, ou vai ser equilibrado.
    7. Volume: o volume da coluna.
    8. Faixa de seleção: funciona da mesma forma que nos editores de vídeo ou áudio, ou seja, você vai poder selecionar trechos dos seus sons para editar, mover, deletar, etc.
    9. Controle da faixa de seleção: Current Track: seleciona apenas os traços que estão selecionados, All Tracks: seleciona todos os traços.
    10. Bips: Como eu estou com um bip selecionado (Bip 1), eles aparecem mais nítidos.
    11. Traços alongados: Ao colocar um traço, você pode clicar neles para que eles tenham sons contínuos. Para diminuir os traços, use o botão direito.
    12. Instrumentos: Como eu estou com um bip selecionado (Bip 1), eles aparecem mais apagados.

Ver o tópico anteriorVoltar ao TopoVer o tópico seguinte
Permissão deste fórum: