GMBR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» Retorno da GMBR!!!
por theguitarmester Ter 19 Mar 2024, 22:38

» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27

» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30

» Mudar cor de apenas uma palavra
por lunalol Sex 01 Mar 2024, 13:42

» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17

» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18

» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34

» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13

» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18

» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12

» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02

» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55

» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42

» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56

» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:49

» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21

» como aumentar o obj sem aumentar a colisão??
por GabrielXavier Qua 10 Jan 2024, 07:21

» Asteroid Core - Early Acesse Update [0.2.0.0]
por JOZ. Seg 08 Jan 2024, 14:39

» Versionamento de código com GitHub
por GabrielXavier Seg 08 Jan 2024, 07:32

» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por kolesovsup Sex 29 Dez 2023, 07:16

» a funçao approach ainda existe?
por PEDRINDEV Ter 26 Dez 2023, 20:05

» Inimigo ataca até por trás! >:(
por saim Sex 22 Dez 2023, 08:55

» [RESOLVIDO]Spawn após morte
por Deception_1999 Dom 17 Dez 2023, 16:39

» Remunerado $$$ - Procuro programador para ajudar a "montar" um jogo
por theguitarmester Sáb 02 Dez 2023, 16:28

» Game maker nao abre
por Cerf Dom 26 Nov 2023, 12:01


Como funcionam os Shaders e como Utilizar texturas

+4
shatterhand2
cascavelo
Rodrigo Santiago
Zero.
8 participantes

Ir para baixo

Como funcionam os Shaders e como Utilizar texturas Empty Como funcionam os Shaders e como Utilizar texturas

Mensagem por Zero. Sex 08 Nov 2013, 02:44

Queria saber pra que servem os Shaders e como utilizar texturas no GMS.

Thx
Zero.
Zero.

Data de inscrição : 19/08/2010
Reputação : 47
Número de Mensagens : 1300
Prêmios : Como funcionam os Shaders e como Utilizar texturas Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Como funcionam os Shaders e como Utilizar texturas Empty Re: Como funcionam os Shaders e como Utilizar texturas

Mensagem por Rodrigo Santiago Sex 08 Nov 2013, 07:12

Um shader+dados= material.
Dentro dos dados tem números, cores e texturas.
Por exemplo, um shader que usa 2 texturas ao mesmo tempo, uma por cima da outra. Você dá a ele os dados, 2 texturas, a cor do shader e pronto, você agora tem um material.

MAIS EU ACHO QUE NÃO EXISTE ISSO NO GAMEMAKER STUDIO!
Rodrigo Santiago
Rodrigo Santiago

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : C + C + B
Data de inscrição : 28/07/2012
Reputação : 73
Número de Mensagens : 1281
Prêmios : Como funcionam os Shaders e como Utilizar texturas Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 3 Prata x 1 Bronze x 3

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Como funcionam os Shaders e como Utilizar texturas Empty Re: Como funcionam os Shaders e como Utilizar texturas

Mensagem por cascavelo Sex 08 Nov 2013, 11:09

MAIS EU ACHO QUE NÃO EXISTE ISSO NO GAMEMAKER STUDIO!
Existe sim  até já postei um vídeo aqui mostrando isto. Dê uma olhada no Youtube pra ver funcionando no GMS.

alguns exemplos:
http://gmc.yoyogames.com/index.php?showtopic=586380
cascavelo
cascavelo

Games Ranking : Nota A

Notas recebidas : A - A - A - A - A -A -C
Data de inscrição : 08/12/2011
Reputação : 71
Número de Mensagens : 1011
Prêmios : Como funcionam os Shaders e como Utilizar texturas Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 2 Bronze x 1

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Como funcionam os Shaders e como Utilizar texturas Empty Re: Como funcionam os Shaders e como Utilizar texturas

Mensagem por Rodrigo Santiago Sex 08 Nov 2013, 12:43

Realmente , me impressionei, mais como faz pra colocar isso no gms?
Vi algumas coisas tão diferentes nos códigos:
uniform
varying
void main()
varying vec2 v_vTexcoord;
varying vec4 v_vColour;
Nunca vi essas coisas no GameMaker. Alguém pode explicar como faz isso?
(Eu acho que estamos falando de 3d não é mesmo?)
Rodrigo Santiago
Rodrigo Santiago

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : C + C + B
Data de inscrição : 28/07/2012
Reputação : 73
Número de Mensagens : 1281
Prêmios : Como funcionam os Shaders e como Utilizar texturas Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 3 Prata x 1 Bronze x 3

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Como funcionam os Shaders e como Utilizar texturas Empty Re: Como funcionam os Shaders e como Utilizar texturas

Mensagem por cascavelo Sex 08 Nov 2013, 15:59

No gms agora tem uma pasta específica onde você programa os shaders depois é só chamá-los em um evento draw, ou seja o que for desenhado alí vai seguir a programação, isto possibilita uma infinidade de efeitos nas texturas.

Procure no tech blog da Yoyo, eles fizeram uma longa matéria ensinando como shaders funcionam, baixando estes exemplos que do link acima já dá pra começar a entender apenas mudando alguns parâmetros.
cascavelo
cascavelo

Games Ranking : Nota A

Notas recebidas : A - A - A - A - A -A -C
Data de inscrição : 08/12/2011
Reputação : 71
Número de Mensagens : 1011
Prêmios : Como funcionam os Shaders e como Utilizar texturas Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 2 Bronze x 1

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Como funcionam os Shaders e como Utilizar texturas Empty Re: Como funcionam os Shaders e como Utilizar texturas

Mensagem por Rodrigo Santiago Sex 08 Nov 2013, 22:00

Interessante, no caso isto seria melhor chamado de Draw efect, mais não sou eu que atribuo nomes.

Mesmo assim eu não tenho GMS...o GameMaker 8 já foi caro.

Pelo menos acho que a pergunta do tópico foi respondida.
Rodrigo Santiago
Rodrigo Santiago

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : C + C + B
Data de inscrição : 28/07/2012
Reputação : 73
Número de Mensagens : 1281
Prêmios : Como funcionam os Shaders e como Utilizar texturas Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 3 Prata x 1 Bronze x 3

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Como funcionam os Shaders e como Utilizar texturas Empty Re: Como funcionam os Shaders e como Utilizar texturas

Mensagem por Zero. Sáb 09 Nov 2013, 20:52

Sim, vlw pela ajuda Happy
Zero.
Zero.

Data de inscrição : 19/08/2010
Reputação : 47
Número de Mensagens : 1300
Prêmios : Como funcionam os Shaders e como Utilizar texturas Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Como funcionam os Shaders e como Utilizar texturas Empty Re: Como funcionam os Shaders e como Utilizar texturas

Mensagem por shatterhand2 Ter 12 Nov 2013, 13:34

Você não programa em GML, na verdade você faz "chamadas diretas" (Na verdade ainda é através de alguma biblioteca do SO... no Windows através do DirectX por exemplo) ao VDP do dispositivo.

Não é coisa pra iniciante.
shatterhand2
shatterhand2

Data de inscrição : 21/10/2009
Reputação : 11
Número de Mensagens : 649
Prêmios : Como funcionam os Shaders e como Utilizar texturas Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker Studio 1.4
  • Game Maker Studio 2.0


http://bananabytes.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

Como funcionam os Shaders e como Utilizar texturas Empty Re: Como funcionam os Shaders e como Utilizar texturas

Mensagem por cascavelo Ter 12 Nov 2013, 18:55

Achei até bem simples, fiz vários testes aqui e tudo funcionou bem. Dá pra criar efeitos muito bacanas.
Fiz alguma modificações no meu jogo Acquapearls, acrescentei alguns efeitos de ondulação nas texturas e ficou muito interessante e o melhor é que não pesa nada no processamento, fica com o mesmo fps de antes de colocar os shaders.

A parte ruim é que já descobri que existe incompatibilidade em alguns Androids, em dois aparelhos funcionou direitinho, mas em um LG dual core o background que tinha o efeito veio para o primeiro plano e tampou tudo, não encontrei maneira de resolver isto, então por enquanto vou usar somente em versões para windows.
cascavelo
cascavelo

Games Ranking : Nota A

Notas recebidas : A - A - A - A - A -A -C
Data de inscrição : 08/12/2011
Reputação : 71
Número de Mensagens : 1011
Prêmios : Como funcionam os Shaders e como Utilizar texturas Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 2 Bronze x 1

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Como funcionam os Shaders e como Utilizar texturas Empty Re: Como funcionam os Shaders e como Utilizar texturas

Mensagem por xxxAKIRAxxx Seg 20 Jan 2014, 07:51

Quando alguém aprender, será que podem criar um tutorial?
Gostaria muito de aprender, porém seria mais fácil em pt-br XD
xxxAKIRAxxx
xxxAKIRAxxx

Data de inscrição : 04/02/2009
Reputação : 1
Número de Mensagens : 108
Prêmios : Como funcionam os Shaders e como Utilizar texturas Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 1 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Como funcionam os Shaders e como Utilizar texturas Empty Re: Como funcionam os Shaders e como Utilizar texturas

Mensagem por Jiraya Seg 20 Jan 2014, 09:17

exelente cascavelo, n tinha visto esse link antes.

eu usava shadders com opengl, entao nao foi mt dificil aprender a usar.

AKIRA
depois vou criar um tutorial explicando cada elemento e como usar para criar seus proprios efeitos.
Jiraya
Jiraya

Games Ranking : Nota A

Notas recebidas : A+A
Data de inscrição : 20/03/2010
Reputação : 108
Número de Mensagens : 1134
Prêmios : Como funcionam os Shaders e como Utilizar texturas Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 1 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 1

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

https://www.facebook.com/seito.washiro.7

Ir para o topo Ir para baixo

Como funcionam os Shaders e como Utilizar texturas Empty Re: Como funcionam os Shaders e como Utilizar texturas

Mensagem por peixoto Seg 20 Jan 2014, 09:50

Jiraya escreveu:exelente cascavelo, n tinha visto esse link antes.

eu usava shadders com opengl, entao nao foi mt dificil aprender a usar.

AKIRA
depois vou criar um tutorial explicando cada elemento e como usar para criar seus proprios efeitos.
mas há necessidade de usar shaders em jogos 2D?até onde conheço de shaders(quase nada) eles são visualmente mais efetivos em jogos 3D(mais ainda quando os projetos usam modelos 3D e não transformam sprites 2D em algo 3D)
peixoto
peixoto

Games Ranking : Nota D

Notas recebidas : D
Data de inscrição : 14/02/2010
Reputação : 3
Número de Mensagens : 911
Prêmios : Como funcionam os Shaders e como Utilizar texturas Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Como funcionam os Shaders e como Utilizar texturas Empty Re: Como funcionam os Shaders e como Utilizar texturas

Mensagem por cascavelo Seg 20 Jan 2014, 10:57

mas há necessidade de usar shaders em jogos 2D?
Necessidade não há, você vai utilizar somente para fazer efeitos que não conseguiria de outra maneira ou para economizar recursos e diminuir o tamanho do arquivo.  
Alguns exemplos:
No GM você consegue escurecer um sprite com a função image_blend, mas não há como deixar ele branco. Com o uso de um shader isto se torna possível.

Pra ondular um imagem (uma bandeira por exemplo) você teria duas opções: Faria vários desenho pra animar, aumentando bastante o tamanho do arquivo ou faria um código pra ler bit a bit a imagem o que seria bem lento. Utilizando um shader o efeito  é instantâneo e não pesa no processamento.

Dá uma olhada no meu jogo Marbles aqua pearls (versão windows), nele eu utilizei alguns shaders pra fazer a ilusão da água se movimentando, sem os shaders são teria como fazer aquilo.
cascavelo
cascavelo

Games Ranking : Nota A

Notas recebidas : A - A - A - A - A -A -C
Data de inscrição : 08/12/2011
Reputação : 71
Número de Mensagens : 1011
Prêmios : Como funcionam os Shaders e como Utilizar texturas Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 2 Bronze x 1

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Como funcionam os Shaders e como Utilizar texturas Empty Re: Como funcionam os Shaders e como Utilizar texturas

Mensagem por Kevin Prestes Seg 20 Jan 2014, 23:42

Não sabia que é possível utilizar Shader no GM.
Kevin Prestes
Kevin Prestes

Data de inscrição : 03/09/2013
Reputação : 0
Número de Mensagens : 1
Prêmios : Como funcionam os Shaders e como Utilizar texturas Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Como funcionam os Shaders e como Utilizar texturas Empty Re: Como funcionam os Shaders e como Utilizar texturas

Mensagem por Zero. Ter 21 Jan 2014, 01:22

Se é necessário eu não sei, mas curti bastante os efeitos u.u
Zero.
Zero.

Data de inscrição : 19/08/2010
Reputação : 47
Número de Mensagens : 1300
Prêmios : Como funcionam os Shaders e como Utilizar texturas Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Como funcionam os Shaders e como Utilizar texturas Empty Re: Como funcionam os Shaders e como Utilizar texturas

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos