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Como funcionam os Shaders e como Utilizar texturas
+4
shatterhand2
cascavelo
Rodrigo Santiago
Zero.
8 participantes
Página 1 de 1
Como funcionam os Shaders e como Utilizar texturas
Queria saber pra que servem os Shaders e como utilizar texturas no GMS.
Thx
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Zero.- Data de inscrição : 19/08/2010
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Re: Como funcionam os Shaders e como Utilizar texturas
Um shader+dados= material.
Dentro dos dados tem números, cores e texturas.
Por exemplo, um shader que usa 2 texturas ao mesmo tempo, uma por cima da outra. Você dá a ele os dados, 2 texturas, a cor do shader e pronto, você agora tem um material.
MAIS EU ACHO QUE NÃO EXISTE ISSO NO GAMEMAKER STUDIO!
Dentro dos dados tem números, cores e texturas.
Por exemplo, um shader que usa 2 texturas ao mesmo tempo, uma por cima da outra. Você dá a ele os dados, 2 texturas, a cor do shader e pronto, você agora tem um material.
MAIS EU ACHO QUE NÃO EXISTE ISSO NO GAMEMAKER STUDIO!
Rodrigo Santiago- Games Ranking :
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Re: Como funcionam os Shaders e como Utilizar texturas
Existe sim até já postei um vídeo aqui mostrando isto. Dê uma olhada no Youtube pra ver funcionando no GMS.MAIS EU ACHO QUE NÃO EXISTE ISSO NO GAMEMAKER STUDIO!
alguns exemplos:
http://gmc.yoyogames.com/index.php?showtopic=586380
cascavelo- Games Ranking :
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Re: Como funcionam os Shaders e como Utilizar texturas
Realmente , me impressionei, mais como faz pra colocar isso no gms?
Vi algumas coisas tão diferentes nos códigos:
uniform
varying
void main()
varying vec2 v_vTexcoord;
varying vec4 v_vColour;
Nunca vi essas coisas no GameMaker. Alguém pode explicar como faz isso?
(Eu acho que estamos falando de 3d não é mesmo?)
Vi algumas coisas tão diferentes nos códigos:
uniform
varying
void main()
varying vec2 v_vTexcoord;
varying vec4 v_vColour;
Nunca vi essas coisas no GameMaker. Alguém pode explicar como faz isso?
(Eu acho que estamos falando de 3d não é mesmo?)
Rodrigo Santiago- Games Ranking :
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Re: Como funcionam os Shaders e como Utilizar texturas
No gms agora tem uma pasta específica onde você programa os shaders depois é só chamá-los em um evento draw, ou seja o que for desenhado alí vai seguir a programação, isto possibilita uma infinidade de efeitos nas texturas.
Procure no tech blog da Yoyo, eles fizeram uma longa matéria ensinando como shaders funcionam, baixando estes exemplos que do link acima já dá pra começar a entender apenas mudando alguns parâmetros.
Procure no tech blog da Yoyo, eles fizeram uma longa matéria ensinando como shaders funcionam, baixando estes exemplos que do link acima já dá pra começar a entender apenas mudando alguns parâmetros.
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Re: Como funcionam os Shaders e como Utilizar texturas
Interessante, no caso isto seria melhor chamado de Draw efect, mais não sou eu que atribuo nomes.
Mesmo assim eu não tenho GMS...o GameMaker 8 já foi caro.
Pelo menos acho que a pergunta do tópico foi respondida.
Mesmo assim eu não tenho GMS...o GameMaker 8 já foi caro.
Pelo menos acho que a pergunta do tópico foi respondida.
Rodrigo Santiago- Games Ranking :
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Re: Como funcionam os Shaders e como Utilizar texturas
Sim, vlw pela ajuda
Zero.- Data de inscrição : 19/08/2010
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Re: Como funcionam os Shaders e como Utilizar texturas
Você não programa em GML, na verdade você faz "chamadas diretas" (Na verdade ainda é através de alguma biblioteca do SO... no Windows através do DirectX por exemplo) ao VDP do dispositivo.
Não é coisa pra iniciante.
Não é coisa pra iniciante.
Re: Como funcionam os Shaders e como Utilizar texturas
Achei até bem simples, fiz vários testes aqui e tudo funcionou bem. Dá pra criar efeitos muito bacanas.
Fiz alguma modificações no meu jogo Acquapearls, acrescentei alguns efeitos de ondulação nas texturas e ficou muito interessante e o melhor é que não pesa nada no processamento, fica com o mesmo fps de antes de colocar os shaders.
A parte ruim é que já descobri que existe incompatibilidade em alguns Androids, em dois aparelhos funcionou direitinho, mas em um LG dual core o background que tinha o efeito veio para o primeiro plano e tampou tudo, não encontrei maneira de resolver isto, então por enquanto vou usar somente em versões para windows.
Fiz alguma modificações no meu jogo Acquapearls, acrescentei alguns efeitos de ondulação nas texturas e ficou muito interessante e o melhor é que não pesa nada no processamento, fica com o mesmo fps de antes de colocar os shaders.
A parte ruim é que já descobri que existe incompatibilidade em alguns Androids, em dois aparelhos funcionou direitinho, mas em um LG dual core o background que tinha o efeito veio para o primeiro plano e tampou tudo, não encontrei maneira de resolver isto, então por enquanto vou usar somente em versões para windows.
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Re: Como funcionam os Shaders e como Utilizar texturas
Quando alguém aprender, será que podem criar um tutorial?
Gostaria muito de aprender, porém seria mais fácil em pt-br XD
Gostaria muito de aprender, porém seria mais fácil em pt-br XD
xxxAKIRAxxx- Data de inscrição : 04/02/2009
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Re: Como funcionam os Shaders e como Utilizar texturas
exelente cascavelo, n tinha visto esse link antes.
eu usava shadders com opengl, entao nao foi mt dificil aprender a usar.
AKIRA
depois vou criar um tutorial explicando cada elemento e como usar para criar seus proprios efeitos.
eu usava shadders com opengl, entao nao foi mt dificil aprender a usar.
AKIRA
depois vou criar um tutorial explicando cada elemento e como usar para criar seus proprios efeitos.
Re: Como funcionam os Shaders e como Utilizar texturas
mas há necessidade de usar shaders em jogos 2D?até onde conheço de shaders(quase nada) eles são visualmente mais efetivos em jogos 3D(mais ainda quando os projetos usam modelos 3D e não transformam sprites 2D em algo 3D)Jiraya escreveu:exelente cascavelo, n tinha visto esse link antes.
eu usava shadders com opengl, entao nao foi mt dificil aprender a usar.
AKIRA
depois vou criar um tutorial explicando cada elemento e como usar para criar seus proprios efeitos.
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Re: Como funcionam os Shaders e como Utilizar texturas
Necessidade não há, você vai utilizar somente para fazer efeitos que não conseguiria de outra maneira ou para economizar recursos e diminuir o tamanho do arquivo.mas há necessidade de usar shaders em jogos 2D?
Alguns exemplos:
No GM você consegue escurecer um sprite com a função image_blend, mas não há como deixar ele branco. Com o uso de um shader isto se torna possível.
Pra ondular um imagem (uma bandeira por exemplo) você teria duas opções: Faria vários desenho pra animar, aumentando bastante o tamanho do arquivo ou faria um código pra ler bit a bit a imagem o que seria bem lento. Utilizando um shader o efeito é instantâneo e não pesa no processamento.
Dá uma olhada no meu jogo Marbles aqua pearls (versão windows), nele eu utilizei alguns shaders pra fazer a ilusão da água se movimentando, sem os shaders são teria como fazer aquilo.
cascavelo- Games Ranking :
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Re: Como funcionam os Shaders e como Utilizar texturas
Não sabia que é possível utilizar Shader no GM.
Kevin Prestes- Data de inscrição : 03/09/2013
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Re: Como funcionam os Shaders e como Utilizar texturas
Se é necessário eu não sei, mas curti bastante os efeitos u.u
Zero.- Data de inscrição : 19/08/2010
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