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Valor das variáveis não é atualizado no draw
2 participantes
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Valor das variáveis não é atualizado no draw
Estou usando 4 variaveis, são elas lives, score, global.apple e global.bloco, e pedi para que o GM "pintasse" elas na tela, pra isso usei um objeto exclusivo para isso o "controle", só que eu declarei todas as variáveis no evento create do player, e coloquei lá no player, "se ele colidir com a bomba"..."perde uma vida" (em forma de código, claro) só que quando ele encosta na bomba ele morre, e a room reinicia, mas, quando olho na barra superior é possível ver que a vida não diminuiu, o mesmo acontece quando ele encosta nos blocos, a variavel global.bloco ñ diminui, então resolvi declarar as variáveis no create do controle e usá-las no draw do mesmo, só que o erro continua, acho que o jogo não está checando as variáveis para atualizá-las, há alguma maneira de resolver isso?
Código Create do player
Código da colisão do player com a bomba
Código do draw do controle
Código Create do player
- Código:
//Número de vidas
lives = 4
//Pontuação
score = 0
//Maçãs
global.apple = 0
//Blocos
global.bloco = instance_number(obj_bm1)
Código da colisão do player com a bomba
- Código:
lives -= 1
room_restart()
Código do draw do controle
- Código:
draw_sprite(barra,0,view_xview + 0,view_yview + 0)
draw_set_color(c_white)//seta a cor do texto em branca
draw_sprite(vida,0,view_xview + 200, view_yview + 0)
draw_sprite(pontos,0,view_xview + 420, view_yview + 0)
draw_sprite(maca,0,view_xview + 700, view_yview + 0)
draw_sprite(blocos_maus,0,view_xview + 920, view_yview + 0)
draw_text(view_xview + 10, view_yview + 6, "BOO ISLAND")
draw_text(view_xview + 250, view_yview + 6, ": " + string(lives) + " " + "lives/vidas")
draw_text(view_xview + 470, view_yview + 6, ": " + string(score) + " " + "points/pontos")
draw_text(view_xview + 750, view_yview + 6, ": " + string(global.apple) + " " + "fruits/frutas")
draw_text(view_xview + 970, view_yview + 6, "Lack/Faltam: " + string(global.bloco) + " " + "blocks/blocos")
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Re: Valor das variáveis não é atualizado no draw
score e lives é bom que vc não use as padrões do game maker (pois esses valores são fáceis de ser hackeados por cheaters), ou seja crie a sua no event create do obj_player mas como globais, ou caso contrario tem muitos tutoriais como esse:
https://gmbr.forumeiros.com/t5166-aula-10-introducao-a-jogos-saude-do-player-e-inimigo-top-down
EDIT: não perca tempo colocando pro draw desenhar vars eu fazia isso tbm até descobrir o debbuger (seta vermelha do lado da verde la no game maker)
la vai abrir uma janela junto com seu jogo e dai vc clica em watch-> add e o nome da variável> exemplo: quero saber a velocidade do player então : obj_player.velocity
uma var global: global.nomedavarglobal
e assim vai xD
https://gmbr.forumeiros.com/t5166-aula-10-introducao-a-jogos-saude-do-player-e-inimigo-top-down
EDIT: não perca tempo colocando pro draw desenhar vars eu fazia isso tbm até descobrir o debbuger (seta vermelha do lado da verde la no game maker)
la vai abrir uma janela junto com seu jogo e dai vc clica em watch-> add e o nome da variável> exemplo: quero saber a velocidade do player então : obj_player.velocity
uma var global: global.nomedavarglobal
e assim vai xD
Re: Valor das variáveis não é atualizado no draw
AlexBosquin escreveu:score e lives é bom que vc não use as padrões do game maker (pois esses valores são fáceis de ser hackeados por cheaters), ou seja crie a sua no event create do obj_player mas como globais, ou caso contrario tem muitos tutoriais como esse:
https://gmbr.forumeiros.com/t5166-aula-10-introducao-a-jogos-saude-do-player-e-inimigo-top-down
EDIT: não perca tempo colocando pro draw desenhar vars eu fazia isso tbm até descobrir o debbuger (seta vermelha do lado da verde la no game maker)
la vai abrir uma janela junto com seu jogo e dai vc clica em watch-> add e o nome da variável> exemplo: quero saber a velocidade do player então : obj_player.velocity
uma var global: global.nomedavarglobal
e assim vai xD
Acho que esse debbuger não é o que eu preciso, eu quero exibir para o usuário informações como vida, maças, blocos etc, por isso eu criei a barra, e valeu pela dica das variaveis de vida e score
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Re: Valor das variáveis não é atualizado no draw
ah sim vc quer fazer um HUD, entendi kkk, então use o debbuger pra variáveis que vc não vai exibir pro player então isso economiza tempo kk,
Re: Valor das variáveis não é atualizado no draw
AlexBosquin escreveu:ah sim vc quer fazer um HUD, entendi kkk, então use o debbuger pra variáveis que vc não vai exibir pro player então isso economiza tempo kk,
Ah, isso chama "HUD", eu costumo chamar de barrinha hauhsausa, bem, vou pesquisar por HUD aqui, quem sabe eu acho a solução. vlw
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Re: Valor das variáveis não é atualizado no draw
blz, eu tentei procurar na lista de tutoriais do fórum pra vc mas nem achei, boa sorte ai!
se for fazer lá um HUD
energia = 3
vidas = 10
vc cria um "obj_player_globals", lá vc põe:
CREATE:
STEP:
dai na colisão do player com o inimigo você põe:
lembrando que tem que ver se quando ele colide nun ficar diminuindo o valor sempre e sim só uma vez senão na primeira colisão já tira toda a energia (se fosse eu ciraria um sistema de quando ele colidir com o inimigo fikar piscando e da uma binbada pra trás xD):
se for fazer lá um HUD
energia = 3
vidas = 10
vc cria um "obj_player_globals", lá vc põe:
CREATE:
- Código:
global.energia = 3 //tanto de energia que vc quer que o player tenha
global.vidas = 10 //tanto de vidas que o player tem
STEP:
- Código:
if global.energia<=0 //se energia for menor ou igual a 0
{
//aqui a ação de resetar a room que o player ta
global.vidas-=1 //tira uma vida se perder toda a energia
}
if global.vidas<=0 //se as vidas forem menor ou igual a 0
{
//ação de começar o jogo todo denovo
}
dai na colisão do player com o inimigo você põe:
- Código:
global.energia -= 1 //tira um de energia
lembrando que tem que ver se quando ele colide nun ficar diminuindo o valor sempre e sim só uma vez senão na primeira colisão já tira toda a energia (se fosse eu ciraria um sistema de quando ele colidir com o inimigo fikar piscando e da uma binbada pra trás xD):
Re: Valor das variáveis não é atualizado no draw
Consegui Alex, para que a variavel mudasse de valor eu deveria colocar que ela iria mudar de valor na condição dela. Ex.:
Eu estava colocando global.pontuacao e global.bloco fora do if, então por isso que o HUD não atualizava
- Código:
//Muda de bloco se tiver contaminado
if place_meeting(x,y-6,obj_fantasma){ //Se o meu player, o fantasma, está em cima do bloco
instance_change(obj_bf1, true) //Ele mudará de cor
global.pontuacao += 100 //Irei aumentar a pontuação para 100 (e isso será mostrado na HUD)
global.bloco -= 1 //E diminuirei um bloco (também será mostrado na HUD
}
Eu estava colocando global.pontuacao e global.bloco fora do if, então por isso que o HUD não atualizava
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Re: Valor das variáveis não é atualizado no draw
HAHAHAAHAH poise, as vezes agente nem consegue as coisas por um erro bobinho! xD
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