- Ranking :
Notas recebidas : B
Data de inscrição : 16/11/2013
Número de Mensagens : 100
Insígnias de JAM :x 0
x 0
x 0
Reputação : 1
Prêmios: 0
: 1
: 0
[Dúvida]keyboard_check e sound_isplaying
em Sex 17 Jan 2014, 19:41
Olá pessoal, estou com umas dúvidas em relação a esse código que está no step:
A primeira dúvida é sobre a função keyboard_check, eu posso utilizar essa função com mais de uma letra como está no código ai em cima ?
A segunda dúvida é sobre o os sons, do jeito que está o código, se eu segurar o D por exemplo o som roda um em cima do outro e não da pra ouvir nada, eu usei o sound_isplaying mas não resultou =(, como eu faço pra colocar esse som então ?
- Código:
if keyboard_check (ord("D") or ord("A") or ord("S") or ord("W")) and not sound_isplaying(s_walk)
{
audio_play_sound(s_walk,1,false)
}
A primeira dúvida é sobre a função keyboard_check, eu posso utilizar essa função com mais de uma letra como está no código ai em cima ?
A segunda dúvida é sobre o os sons, do jeito que está o código, se eu segurar o D por exemplo o som roda um em cima do outro e não da pra ouvir nada, eu usei o sound_isplaying mas não resultou =(, como eu faço pra colocar esse som então ?
Re: [Dúvida]keyboard_check e sound_isplaying
em Sex 17 Jan 2014, 20:08
Seu código de aperta as teclas esta certo, tire sua função sound_isplaying, se você aperta W A S D vai dar o problema que tu falou, use uma alarm e uma variável que controla se pode apertar W A S D para o som.


- Ranking :
Notas recebidas : E + B+B
Data de inscrição : 02/06/2009
Número de Mensagens : 513
Insígnias de JAM :x 0
x 0
x 0
Reputação : 27
Prêmios: 0
: 0
: 0
Re: [Dúvida]keyboard_check e sound_isplaying
em Sex 17 Jan 2014, 20:19
oi. Vc pode Substituir seu 1º IF por 2 IFs.
- Código:
if keyboard_check (ord("D") or ord("A") or ord("S") or ord("W"))
{
if (!sound_isplaying(s_walk)){
audio_play_sound(s_walk,1,false);
}
}
- Ranking :
Notas recebidas : B
Data de inscrição : 16/11/2013
Número de Mensagens : 100
Insígnias de JAM :x 0
x 0
x 0
Reputação : 1
Prêmios: 0
: 1
: 0
Re: [Dúvida]keyboard_check e sound_isplaying
em Sex 17 Jan 2014, 20:28
Eudes - Hyo : obrigado por tentar ajudar, mas não deu certo.
PedroSilva : fiz como você falou e funcionou, no entanto o som não para quando eu paro de andar. o código está assim:
OBS: o som de 12 segundos
PedroSilva : fiz como você falou e funcionou, no entanto o som não para quando eu paro de andar. o código está assim:
- Código:
if keyboard_check (ord("D") or ord("A") or ord("S") or ord("W")) and passos = false
{
passos=true
audio_play_sound(s_walk,1,false)
alarm[0]=360
}
else
{sound_stop(s_walk)}
OBS: o som de 12 segundos
- Ranking :
Notas recebidas : B A
Data de inscrição : 20/12/2008
Número de Mensagens : 2516
Insígnias de JAM :x 1
x 0
x 0
Reputação : 177
Prêmios: 2
: 1
: 1
Re: [Dúvida]keyboard_check e sound_isplaying
em Sex 17 Jan 2014, 20:29
Não, está maneira está incorreta, pois essa sequencia de OR vai resultar em uma condição, que no caso resulta em 0 ou 1. Faça assim:
Lembrando que você deve escolher qual sistema de som usar. O GMS possui 2 sistemas, um velho pra ser compatível com versões antigas (funções iniciam com sound_) e o novo (funções inciam com audio_).
Logo você não pode checar se o som está tocando em um sistema e tocá-lo em outro. Seu raciocínio está SUPER CORRETO, só a maneira como aplicou que confundiu tudo xD.
Por padrão todo novo projeto no GM:S usa o novo sistema, mas pra ter certeza, abra seu projeto e vá até o menu Resources -> Globa Game Settings. Veja se a opção "Use New Audio Engine" está ativa, se está quer dizer que usa funções com inicio "audio_" e se não, usa funções com inicio "sound_". Recomendo que use o novo.
FLWS!
- Código:
if (keyboard_check (ord("W"))
or keyboard_check (ord("A"))
or keyboard_check (ord("S"))
or keyboard_check (ord("D"))) and not audio_is_playing(s_walk)
{
audio_play_sound(s_walk,1,false)
}
Lembrando que você deve escolher qual sistema de som usar. O GMS possui 2 sistemas, um velho pra ser compatível com versões antigas (funções iniciam com sound_) e o novo (funções inciam com audio_).
Logo você não pode checar se o som está tocando em um sistema e tocá-lo em outro. Seu raciocínio está SUPER CORRETO, só a maneira como aplicou que confundiu tudo xD.
Por padrão todo novo projeto no GM:S usa o novo sistema, mas pra ter certeza, abra seu projeto e vá até o menu Resources -> Globa Game Settings. Veja se a opção "Use New Audio Engine" está ativa, se está quer dizer que usa funções com inicio "audio_" e se não, usa funções com inicio "sound_". Recomendo que use o novo.
FLWS!
- Ranking :
Data de inscrição : 16/01/2014
Número de Mensagens : 314
Insígnias de JAM :x 0
x 1
x 0
Reputação : 31
Prêmios: 0
: 1
: 0
Re: [Dúvida]keyboard_check e sound_isplaying
em Sex 17 Jan 2014, 20:39
Acho melhor fazer assim:
acho q vai dar certo
- Código:
if keyboard_check(ord("d") ) or keyboard_check(ord("a")) or keyboar_check(ord("w")) and !sound_isplaying(s_walk)
Begin
sound_play(s_walk)
end;
acho q vai dar certo
- Ranking :
Notas recebidas : B
Data de inscrição : 16/11/2013
Número de Mensagens : 100
Insígnias de JAM :x 0
x 0
x 0
Reputação : 1
Prêmios: 0
: 1
: 0
Re: [Dúvida]keyboard_check e sound_isplaying
em Sex 17 Jan 2014, 21:15
O jeito que o Sprite falou funcionou muito bem, mas ainda não consigo fazer o som parar, o código está assim:
Só que na parte do sound_stop o som não para na hora, por exemplo, eu queria que se o som estivesse na metade por exemplo, ele parasse na hora. Como eu faço isso ?
- Código:
if (keyboard_check (ord("W"))
or keyboard_check (ord("A"))
or keyboard_check (ord("S"))
or keyboard_check (ord("D"))) and not audio_is_playing(s_walk)
{
begin
audio_play_sound(s_walk,1,false)
end
}
else
{sound_stop(s_walk)}
Só que na parte do sound_stop o som não para na hora, por exemplo, eu queria que se o som estivesse na metade por exemplo, ele parasse na hora. Como eu faço isso ?
- Ranking :
Notas recebidas : C
Data de inscrição : 10/07/2012
Número de Mensagens : 621
Insígnias de JAM :x 0
x 0
x 0
Reputação : 35
Prêmios: 1
: 0
: 0
Re: [Dúvida]keyboard_check e sound_isplaying
em Sex 17 Jan 2014, 21:19
Usando o GMS logo se esquece da biblioteca "sound_" e passa a se usar a "audio_"
- Código:
audio_stop_sound(s_walk)
- Ranking :
Notas recebidas : B
Data de inscrição : 16/11/2013
Número de Mensagens : 100
Insígnias de JAM :x 0
x 0
x 0
Reputação : 1
Prêmios: 0
: 1
: 0
Re: [Dúvida]keyboard_check e sound_isplaying
em Sex 17 Jan 2014, 21:43
Obrigado a todos que me ajudarão, finalmente consegui =D
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum