GMBR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» Retorno da GMBR!!!
por theguitarmester Ter 19 Mar 2024, 22:38

» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27

» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30

» Mudar cor de apenas uma palavra
por lunalol Sex 01 Mar 2024, 13:42

» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17

» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18

» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34

» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13

» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18

» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12

» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02

» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55

» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42

» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56

» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:49

» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21

» como aumentar o obj sem aumentar a colisão??
por GabrielXavier Qua 10 Jan 2024, 07:21

» Asteroid Core - Early Acesse Update [0.2.0.0]
por JOZ. Seg 08 Jan 2024, 14:39

» Versionamento de código com GitHub
por GabrielXavier Seg 08 Jan 2024, 07:32

» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por kolesovsup Sex 29 Dez 2023, 07:16

» a funçao approach ainda existe?
por PEDRINDEV Ter 26 Dez 2023, 20:05

» Inimigo ataca até por trás! >:(
por saim Sex 22 Dez 2023, 08:55

» [RESOLVIDO]Spawn após morte
por Deception_1999 Dom 17 Dez 2023, 16:39

» Remunerado $$$ - Procuro programador para ajudar a "montar" um jogo
por theguitarmester Sáb 02 Dez 2023, 16:28

» Game maker nao abre
por Cerf Dom 26 Nov 2023, 12:01


Level Design: Grids e Resoluções

2 participantes

Ir para baixo

Level Design: Grids e Resoluções Empty Level Design: Grids e Resoluções

Mensagem por 7hiagomp Qua 11 Jun 2014, 15:30

Título: Grids e Resoluções
Versão do GM: qualquer
Dificuldade: média
sem engine, dll ou extensões
Tags: arte, grid,.vel design

Olá galera, este é meu primeiro tutorial e espero poder passar um pouco desse conhecimento que tenho para vocês.  Antes de tudo devo dizer porque estou fazendo esse tutorial. Algumas vezes eu vejo jogos bons no fórum que tem ou um personagem muito pequeno ou muito grande, e isso é um problema que seria facilmente corrigido se antes de começar a criar o jogo algumas decisões fossem tomadas.  O uso correto da relação entre grid x resolução vai evitar com que mais objetos que o necessário sejam postos na tela por exemplo.[/u]  Aqui vou tentar ajudar um pouco você a tomar essas decisões;

Antes de começar a ler, gostaria de informar que as informações passadas abaixo não são regras, elas são apenas tendências e ferramentas que podem facilitar o desenvolvimento do level designd o seu jogo.

O que é a resolução?
A resolução do seu jogo é, em resumo, o tamanho da tela que o player vai ver, quando abrir o seu jogo, em qualquer dispositivo existem diversos tipos de resolução.  É importante perceber que existem tipos de resolução diferentes para web, pc, e celular. Na web usamos resoluções que são baseadas nos tamanhos de monitores antigos, sobretudo o 800x600.
Se você nunca viu um monitor caixotão, clica aqui.:

e aqui, as resoluções de web mais usadas.
Resoluções de WEB:

No Pc, usamos tanto a resolução de web (quando é conveniente) quanto a resolução de vídeo, que é baseada nos formatos do píxel 4:3, 16:9 e etc. Essa relação nós chamamos de aspect ratio.
Resoluções de Vídeo:

E as resoluções de celular e tablets, que hoje em dia, são uma grande bagunça, cada celular tem o seu, tem empresa que muda aparelho e resolução todo ano, a gente precisa ficar sempre acompanhando. A mudança da resolução do iphone4 para iphone5 por exemplo fez vários aplicativos ficarem obsoletos de um dia para o outro.

Mas, Como eu escolho a minha resolução?
Você precisa olhar para o seu jogo e se perguntar, quem vai jogar o meu jogo e onde ele vai jogar o meu jogo?  Você não precisa adivinhar todos, mas é importante saber onde a maioria das pessoas vai querer jogar seu jogo. Você pode descobrir isso primeiramente, pensando, pra qual plataforma você está desenvolvendo.  Depois, que faixa etária é mais provavelmente, o usuário final do seu jogo.  Não existem regras, mas existem tendências, se o seu jogo for infantil tente aumentar o tamanho das coisas na tela, deixa tudo mais claro, mais legível, nada de excesso de informação.

OK, escolhi minha resolução e agora?

Agora que você escolheu sua resolução é importante você definir um grid, e um módulo para o seu jogo.  Porque isso é importante?  Porque assim toda vez que você tiver uma situação inesperada, você pode obter do seu grid uma resposta para o seu problema, você não precisa decidir a cada passo o tamanho dos objetos. Além de ficar muito mais fácil determinar que objeto é maior ou menor e etc.

Vamos tomar por exemplo essa tela;
Super Mario Bros 3:

Percebam como existe um módulo, que é determinado pelo tamanho do tijolo, e tudo que está na tela segue esse modulo.  A tartaruga mede 2 modulos, ela é maior que o tijolo, a arte no fundo mede 10 módulos, ela é gigante!  
O módulo é a menor parte do seu projeto, e ela define o tamanho de tudo que aparece.

Se você calcular quantos tijolos cabem empilhados nessa tela, vai chegar a conta de 10 tijolos, agora pense que, o mário pequeno tem o tamanho de 1 modulo, numa tela que cabem 10, então ele é 1/10 (10% da altura da tela) quando está pequeno.  Se ele conseguir um cogumelo ele fica 2/10 ou 1/5 (20% da altura da tela).

Não importa se é a primeira fase ou a ultima, o Mário sempre fica nas mesmas proporções em relação a tela.  E isso acontecer por conta de uma boa relação entre Modulo e Grid.

Então vamos pegar a resolução que você escolheu.  Divida a altura dessa resolução por 10, esse é um bom tamanho de modulo.  Numa resolução 1024x768.  A altura é 768.  Dividindo por 10, 76,8 arredondando 77.  Você pode fazer um grid de 77x77 pixels e desenhar tudo se baseando nisso.
Se o heroi tem o tamanho de 2 (20% da altura da tela) módulos e você que que ele enfrente um boss gigante, basta você decidir se ele é o dobro do tamanho do player, ou triplo.  Entendeu?

Dividindo por 10, você vai ter um jogo num tamanho bem comum de plataforma, mas você pode ir além.  Se você dividir por números menores o tamanho do personagem e dos objetos vai aumentar.
O melhor jeito de você descobrir se isso está bom é desenhar, abra o seu programa de edição de sprites aí que voce usa, e desenhe essas réguas.  Tente dar uma olhada no seu jogo, antes de começar a finalizar os sprites.

Abaixo fiz um exemplo de layout em 1024x768 com grid de 77x77.
Tente observar como o grid é que regula a altura de tudo.
Rabisque o seu projeto.:

Com o seu módulo e grid escolhidos, aí você deve por a mão na massa e fazer de fato as sprites finalizadas e ver se elas ficaram do tamanho legal que você queria!

Eu uso centralizar no meu sprite e ele não fica no lugar certo do jogo.
A partir do momento que você calcula o seu grid x resolução, o recurso de centralizar sprite se torna desnecessário.

O uso de grid funciona para outros tipos de jogo que não plataforma?
Sim, o grid é usado em todos os tipos de jogos.

Eu posso usar um grid que não tenha relação com a minha resolução?
Sim. O importante é que você estabeleça uma regra.  Perceba que o grid padrão do GMS e GM8 é 32x32, porque está relacionado a resolução padrão do software que é 640x480.  ( 640/2  = 320.    320/10 = 32).

Eu posso ultrapassar o tamanho dos módulos ao fazer essa opção?
Sim, você pode usar medidas fracionárias tipo, "1 modulo e meio"

bons jogos!
7hiagomp
7hiagomp

Data de inscrição : 21/04/2014
Reputação : 24
Número de Mensagens : 124
Prêmios : Level Design: Grids e Resoluções Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Level Design: Grids e Resoluções Empty Re: Level Design: Grids e Resoluções

Mensagem por wellingtonmr Qua 11 Jun 2014, 16:36

Belo tutorial cara,eu já usava esse esquema de grid e modulo(confesso que não sabia que era assim que se chamava,nem que era um esquema comum) mas pra quem não usa esse tutorial vai ajudar muito.
wellingtonmr
wellingtonmr

Data de inscrição : 30/05/2014
Reputação : 7
Número de Mensagens : 49
Prêmios : Level Design: Grids e Resoluções Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos