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Criação de jogos além do game maker

5 participantes

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Criação de jogos além do game maker Empty Criação de jogos além do game maker

Mensagem por Matheusj.st Sáb 25 Jan 2014, 11:16

Olá pessoal =)
Eu gostaria de saber algumas coisas...

Por exemplo, caso eu queira me profissionalizar em desenvolvimento de jogos, eu deveria aprender outras linguagens de programação além de gml certo ?
Quais linguagens seriam essas ?
O fórum poderia ensinar essas linguagens, seria uma boa, ia aumentar bastante o número de membros.

Aqui no fórum, nós membros usamos o game maker para a criação de jogos, mas também existem outras engines, como o unity 3d por exemplo. O que vocês acham do unity 3d ? Além dele e do GM, existe outras boas engines ?

É possível criar um jogo sem uma engine dessas mencionadas ai em cima ?
Se sim, como ?
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Mensagem por Jiraya Sáb 25 Jan 2014, 11:38

olha isso ai do Unity ja foi bastante discutido na sala de reunioes, estavamos ate pensando em adicionar uma ferramenta alternativa.
como o gm trata meio que exclusivamente do 2D, iamos adicionar o unity para completar o que faltava no gm, o 3D

so que nao e simples assim, chega e abre um board so p unity.

antes temos que pensar na organizaçao, para n ficar confuso p quem so quer mecher no gm e p quem so quer usar o unity.

sem falar que precisariamos de um instrutor MUITO experiente em unity, pq consequentemente duvidas iriam surgir e como a maioria estaria aprendendo os membros n iriam conseguir responder a duvida de outro membro, acarretando a categoria e tbm ficando inativo, se ninguem respondeu as outras duvidas,pq postar mais uma?

bom voltando a sua pergunta
acho que e possivel criar jogos com qualquer linguagem desde quiz em .bat ate 3D no Unreal Engine/Cry Engine/GameBryo/Unity.

ha intermediarios tbm como.
javascript,vb,c++,c#+XNA,phyton+panda
Que da p fazer jogos profissionais com mt experiencia ou exelente libs.

o game maker ao meu ver, e uma das engines mais faceis que ja vi.

ele tem tudo num unico programa.

olha quando eu fazia jogos em c++
eu precisa criar as sprites no photoshop
editar o audio no fruity loops
criar as fases num editor de terceiro.
e depois ter um puta trabalho para importar, pq tinha que entender o binario que o programa gerava com as coordenadas de tiles e os dados da textura e criar matrizes de colisao.

era mt dificil, mas o resultado era incrivel, extremamente rapido.

bom o gm esta alcançando esse desempenho agora com o compilador YYC.

enfim, nao é o prograna que vai te fazer criar um jogo profissional, mas sim vc.

bom e isso
Jiraya
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Mensagem por JoaoVanBlizzard Sáb 25 Jan 2014, 12:17

Falando francamente, eu acho que até para criação de jogos 3d com o próprio game maker falta mais pessoas especializadas para isso, uma vez eu queria que alguém me ensinasse a criar um espelho 3d com o game maker e recebia apenas respostas teóricas que não me ajudavam na prática, eu consegui aprender a fazer o espelho com um tutorial gringo, mas não ficou 100% acho que poderia ter vídeo aulas de jogos 3d com o game maker, para mim seria mais fácil pegar a manha do que tutoriais em textos.

Quanto ao unity vou te dar uma dica: tem muitos videos bons no you tube, mas pega e pesquisa no google que você quer aprender a executar tal função, uma vantagem é que o unity você usa menos códigos que o game maker, por exemplo, você pode fazer um personagem andar com uma lanterna na mão sem usar uma linha de código, a não ser que você queira ligar e desligar ela, mas é um código bem simples de se fazer.
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Mensagem por WellingtonBecker Sáb 25 Jan 2014, 12:33

Bem, hoje em dia esta bem mais fácil de fazer jogos com o unity 3D. Pois agora ele conta com scripts visuais que podem ser adicionados a engine. Consegui fazer muitas ações no jogo sem precisar escrever nenhuma linha de código.

Na minha opinião, ficaria muito confuso debates de muitas engine num mesmo fórum pois já vi isso antes.
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Mensagem por Matheusj.st Sáb 25 Jan 2014, 12:48

Seria ótimo de algum membro aqui do fórum, experiente em alguma outra linguagem de programação, como c++ ou java por exemplo, explicasse como programar nelas. Assim como tem em GML.
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Mensagem por Jiraya Sáb 25 Jan 2014, 13:30

eu poderia explicar, mas iria desviar o focu do forum que é game maker.

quem sabe algum dia eu crie um blog ou algo do tipo p explicar c++ e winapi
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Mensagem por vitorfernandes13 Sáb 25 Jan 2014, 13:37

Poderia-se criar um forum separado do gmbr, para mostrar essa diferenciação de engines, só que um poderia mencionar o outro, por exemplo, pessoas que mexem no game maker e querem começar no unity poderiam ir para esse forum, o mesmo poderia acontecer inversamente. Seria legal.
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