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Dúvida com sistema de pause!!??

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Mensagem por Pedrin72 Dom 12 Jan 2014, 01:19

Bom pessoal procurei, procurei e não achei e então resolvi perguntar, estou criando o meu obj_pause e queria fazer com que quando o jogador pressionasse "P" o jogo congelasse e aparece-se um texto de pausado na tela, o problema é que como eu usei o instance_deactivate_all todas as sprites somem da tela e aparece o texto pausado e eu não quero isso tem como vocês me ajudarem!!
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Mensagem por destrutor Dom 12 Jan 2014, 01:49

//game_start
global.pause=false
//press p event
if global.pause=false
global.pause=true
else
global.pause=false

//em todas as coisas do seu jogo

if not global.pause
{
//todos os codigos de todo seu jogo aki
}
//draw obj com o deep 10000
if global.pause
{
draw_set_alpha(0.3)
draw_rectangle(0,0,room_width,room_heaght,0)
draw_set_alpha(1)
draw_text(0,0,"paused")
}
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Mensagem por Davicvic Dom 12 Jan 2014, 02:23

Esse vídeo tem um método bem criativo, e bastante útil também, mas esta em inglês se você souber o básico do game maker você entenderá como funciona. Se você quiser eu posso criar uma engine pra você.
https://www.youtube.com/watch?v=QqG_H0r1CW4
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Mensagem por chicoweb Dom 12 Jan 2014, 09:21

Eu uso o metodo do destrutor, em qq codigo dos objetos poe a rotina.
Só que eu acho o meu melhorado um pouco, por exemplo no código em que o player anda, poe NO INICIO ANTES DE TUDO, o seguinte:

Código:
if global.pause
{
    obj_player.speed = 0; // Se por acaso ele estiver andando, ele vai parar
    exit; // Aqui ele sai do codigo ee não vai executar mais nada que vem depois
}
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Mensagem por Jiraya Dom 12 Jan 2014, 11:35

simples faça isso

Código:

if keyboard_check_pressed(ord("P"))
{
//limpa o registro do teclado
io_clear();
//cria uma copia da tela antes do pause
tela=sprite_create_from_screen(0,0,view_wview,view_hview,false,false,0,0);

//agora entra no pause
while(true)
{
//desenha a copia da tela como um buffer clear
draw_sprite(tela,0,view_xview,view_yview)


//agora pode fazer seu pause com opcoes aqui

draw_text(view_xview+view_wview/2,view_yview+view_hview/2,"Jogo Pausado")

//sai do pause
if keyboard_check_pressed(ord("P"))
break;
}
}
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Mensagem por Pedrin72 Dom 12 Jan 2014, 23:27

Ae jiraya esse while travo meu jogo, eu conhecia o while desde o PHP e não sabia que poderia utiliza-lo no GML, mais esse while(true) da loops infinitos.
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Mensagem por Matheusj.st Seg 13 Jan 2014, 08:11

Quando eu vou fazer um pause eu crio uma variável que controla todos os objetos do jogo. Aí no step de cada objeto eu coloco:
Código:
if global.pause = false {script do objeto}
desse jeito, se o global.pause for true todos os objetos do jogo vão parar de se mover.
Ai eu crio um objeto pra controlar o global.pause, no step dele:
Código:
if keyboard_check_pressed(ord('P'))
{
if global.pause = false
{
global.pause =  true
}
else
global.pause = false
}
}
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Mensagem por makgamer Seg 13 Jan 2014, 18:43

um simples
Código:
show_message("Pausado");
não serviria não?
ai com códigos você pode mudar a caixa de mensagem...
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Mensagem por Pedrin72 Seg 13 Jan 2014, 18:50

Bom o sistema do Matheus deu certinho vlw, mais um conhecimento adquirido aqui no fórum  Laughing 
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