GMBR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» Retorno da GMBR!!!
por theguitarmester Ter 19 Mar 2024, 22:38

» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27

» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30

» Mudar cor de apenas uma palavra
por lunalol Sex 01 Mar 2024, 13:42

» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17

» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18

» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34

» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13

» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18

» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12

» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02

» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55

» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42

» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56

» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:49

» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21

» como aumentar o obj sem aumentar a colisão??
por GabrielXavier Qua 10 Jan 2024, 07:21

» Asteroid Core - Early Acesse Update [0.2.0.0]
por JOZ. Seg 08 Jan 2024, 14:39

» Versionamento de código com GitHub
por GabrielXavier Seg 08 Jan 2024, 07:32

» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por kolesovsup Sex 29 Dez 2023, 07:16

» a funçao approach ainda existe?
por PEDRINDEV Ter 26 Dez 2023, 20:05

» Inimigo ataca até por trás! >:(
por saim Sex 22 Dez 2023, 08:55

» [RESOLVIDO]Spawn após morte
por Deception_1999 Dom 17 Dez 2023, 16:39

» Remunerado $$$ - Procuro programador para ajudar a "montar" um jogo
por theguitarmester Sáb 02 Dez 2023, 16:28

» Game maker nao abre
por Cerf Dom 26 Nov 2023, 12:01


duvida sobre array

3 participantes

Ir para baixo

duvida sobre array Empty duvida sobre array

Mensagem por destrutor Qui 09 Jan 2014, 22:40

Olá, eu fiz este script e gostaria de uma ajuda...
eu gostaria de saber como que eu faço para deletar as instancias de variáveis quando eu clico com o botão esquerdo do mouse na posição correspondente a ela.
tipo ins esta no 9
eu quero deletar uma instancia quando eu clico no box que eu não sei o ins dele porem eu sei a posição xx e yy
Código:

//create
xx[0]=0
yy[0]=0
ins=0
//step
if mouse_check_button(mb_left)
{
ins+=1
xx[ins]=scr_warp(mouse_x-16,32)
yy[ins]=scr_warp(mouse_y-16,32)
}
//draw
dins=1
repeat(ins)
{
draw_rectangle(xx[dins],yy[dins],xx[dins]+32,yy[dins]+32,0)
dins+=1
}

//scr_warp  por "Kabeção" editado por min
return round( argument0 / argument1 )*argument1


por que eu devo criar deste modo???
pois vou dividir em layers infinitas o que seria mais difícil de outra maneira.


des de já obrigado Very Happy


Última edição por destrutor em Sex 10 Jan 2014, 12:01, editado 3 vez(es)
destrutor
destrutor

Data de inscrição : 09/01/2014
Reputação : 0
Número de Mensagens : 16
Prêmios : duvida sobre array Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

duvida sobre array Empty Re: duvida sobre array

Mensagem por saim Sex 10 Jan 2014, 10:48

Se código tem falhas. "ins" vai sempre ser "1", se você colocar ele no evento do clique.
Mas pra corrigir, tenho que entender direito o que você quer. Não é piada: você pode desenhar pra eu entender?
saim
saim

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : C-D-A-B
Data de inscrição : 14/01/2011
Reputação : 136
Número de Mensagens : 3033
Prêmios : duvida sobre array Empty

Medalhas x 1 Tutoriais x 6 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 3

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

duvida sobre array Empty Re: duvida sobre array

Mensagem por destrutor Sex 10 Jan 2014, 11:26

saim escreveu:Se código tem falhas. "ins" vai sempre ser "1", se você colocar ele no evento do clique.
Mas pra corrigir, tenho que entender direito o que você quer.
com este codigo posso desenhar na tela com o mouse eu queria poder apagar com o botão esquerdo.mas não há falhas no codigo
destrutor
destrutor

Data de inscrição : 09/01/2014
Reputação : 0
Número de Mensagens : 16
Prêmios : duvida sobre array Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

duvida sobre array Empty Re: duvida sobre array

Mensagem por Rodrigo Santiago Sex 10 Jan 2014, 12:13

EU DEMOREI QUE SÓ PRA ENTENDER SUA PERGUNTA.
Você tem um array com o x e o y. Nessa posição você fez algo ou seja, vai pra um numerico.
Tipo
xx[0]=64;yy[0]=32;
xx[1]=0;yy[1]=48;
xx[2]=128;yy[2]=160;
Por exemplo você tem 128 e 160 e quer saber o id do array, que no caso deveria ser 2;
Pra fazer isso você pode fazer assim:
Código:

/* Argument0 = x; Argument1=y;
A função retorna o valor do array, se não encontrar retorna -1;
*/
var i;//i é um contador
var ret;
ret=-1;
for(i=0;i < ins;i+=1){
 if (xx[i]==argument0 && yy==argument1){
 ret=i;
 break;
 }
}
return ret;
Rodrigo Santiago
Rodrigo Santiago

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : C + C + B
Data de inscrição : 28/07/2012
Reputação : 73
Número de Mensagens : 1281
Prêmios : duvida sobre array Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 3 Prata x 1 Bronze x 3

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

duvida sobre array Empty Re: duvida sobre array

Mensagem por saim Sex 10 Jan 2014, 14:40

Ah, saquei... Eu não tinha lido os comentários, então não vi que eram vários eventos.
O truque do Rodrigo Santiago é bom, mas a idéia de usar arrays tem um problema... você não pode apagar um índice de uma array.

Aí, o que acontece?
Primeiro: se você clicar duas vezes no mesmo ponto, o programa vai desenhar duas vezes naquele ponto.
Segundo: quando for deletar, mesmo que só tenha um "ins" naquela posição, a posição vai ficar em branco (a menos que você faça o mesmo truque que estou pensando em usar pra ds_lists... é, pode ser uma boa...)
Terceiro: sendo reutilizada qualquer posição, ela não pode mais ser apagada, porque o código vai procurar a PRIMEIRA "ins" e abortar a ação. Como você só parou de desenhar aquela "ins", sem eliminá-la, lascou.

Mas espere, tem um jeito. O código do Rodrigo Santiago te mostra como saber o valor da "ins", não mostra como eliminá-la. Bolei um jeito aqui. Vou chamar o código acima de "scr_rodrigo_santiago", porque vou usar ele.

Código:
var x_elim, y_elim, eliminado, i;
// primeiro, descobre a posição a ser considerada
x_elim := scr_warp(mouse_x-16,32)
y_elim := scr_warp(mouse_y-16,32)
// depois, descobre qual "ins" corresponde à posição
eliminado := scr_rodrigo_santiago(x_elim, y_elim);
// agora começa. atrasa em uma posição TODOS os "ins" posteriores ao eliminado
for (i := eliminado; i < ins; i += 1){
xx[i] := xx[i + 1];
yy[i] := yy[i + 1];
}
// por fim, diminui o tanto da array que vai ser desenhado no draw:
ins -= 1;
saim
saim

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : C-D-A-B
Data de inscrição : 14/01/2011
Reputação : 136
Número de Mensagens : 3033
Prêmios : duvida sobre array Empty

Medalhas x 1 Tutoriais x 6 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 3

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

duvida sobre array Empty Re: duvida sobre array

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos