GMBR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» Como ajustar velocidade de cada frame da animação no game maker
por Ralphed Ontem à(s) 18:28

» PROBLEMAS COM FÍSICAS DE ÁGUA
por aminaro Ter 16 Abr 2024, 10:07

» Retorno da GMBR!!!
por Ralphed Sex 12 Abr 2024, 22:45

» JOGADOR PARANDO NO AR QUANDO ATACA
por aminaro Qua 10 Abr 2024, 13:51

» Problemas com texto interativo
por Kaaru72 Dom 07 Abr 2024, 11:31

» Erro escondido e indecifrável
por dev_gabize.azv Qui 04 Abr 2024, 10:11

» Mudar cor de apenas uma palavra
por Ralphed Sáb 30 Mar 2024, 00:39

» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27

» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30

» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17

» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18

» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34

» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13

» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18

» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12

» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02

» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55

» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42

» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56

» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:49

» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21

» como aumentar o obj sem aumentar a colisão??
por GabrielXavier Qua 10 Jan 2024, 07:21

» Asteroid Core - Early Acesse Update [0.2.0.0]
por JOZ. Seg 08 Jan 2024, 14:39

» Versionamento de código com GitHub
por GabrielXavier Seg 08 Jan 2024, 07:32

» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por kolesovsup Sex 29 Dez 2023, 07:16


Qual a proxima corrdenada??

3 participantes

Ir para baixo

Qual a proxima corrdenada?? Empty Qual a proxima corrdenada??

Mensagem por chicoweb Sex 27 Dez 2013, 00:58

Estou fazendo um objeto andar ate um ponto assim:

Step:

Código:

// aNDA se nao tiver solido na frente dele
if place_free(x,y){
    move_towards_point(xdest,ydest,vel)
}else{
    // para de anda
    xdest = x
    ydest = y
}

Como no comentario ali no codigo eu quero que ele pare se encontrar um solido no meio do caminho.
o código até funciona mas ele entra no objeto solido e nao sai mais.
Pensei em colocar algo como:

Código:
if place_free(x+1,y+1)

Mas como eu não sei o proximo x nem y do step posterior como posso fazer isso?

chicoweb
chicoweb

Games Ranking : Nota C

Notas recebidas : B+C
Data de inscrição : 15/05/2012
Reputação : 49
Número de Mensagens : 675
Prêmios : Qual a proxima corrdenada?? Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Qual a proxima corrdenada?? Empty Re: Qual a proxima corrdenada??

Mensagem por Isaque Onix Sex 27 Dez 2013, 01:06

Ta aí, NÃO SEI SE FUNCIONA NO GM: S

Código:
dir=point_direction(x,y,xdest,ydest)
if place_free(x+lengthdir_x(vel,dir),y+lengthdir_y(vel,dir)){
    move_towards_point(xdest,ydest,vel)
}else{
    // para de anda
    xdest = x
    ydest = y
}
Isaque Onix
Isaque Onix

Games Ranking : Nota C

Notas recebidas : C
Data de inscrição : 15/08/2010
Reputação : 147
Número de Mensagens : 1625
Prêmios : Qual a proxima corrdenada?? Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker 8.0 ou 8.1
  • Game Maker Studio 1.4
  • Game Maker Studio 2.0
  • Unity
  • C#
  • Outros


http://spyreserver.16mb.com

Ir para o topo Ir para baixo

Qual a proxima corrdenada?? Empty Re: Qual a proxima corrdenada??

Mensagem por chicoweb Sex 27 Dez 2013, 11:51

Isaque Onix escreveu:Ta aí, NÃO SEI SE FUNCIONA NO GM: S

Código:
dir=point_direction(x,y,xdest,ydest)
if place_free(x+lengthdir_x(vel,dir),y+lengthdir_y(vel,dir)){
    move_towards_point(xdest,ydest,vel)
}else{
    // para de anda
    xdest = x
    ydest = y
}

Seu código seria o correto sim, mas não deu certo continua travando dentro do objeto.

Tenho essas duvidas de repente é isso que tá dando errado:

- O sprite do player tá com as coordenadas x,y no meio dele e não na ponta.
- E necessário ser assim para ele rodar corretamente pra direção que esta andando.
1) Isso não daria uma previsão errada?

E para o código funcionar:
Código:
place_free(x+lengthdir_x(vel,dir),y+lengthdir_y(vel,dir))
2) Não teria que saber se vai somar o legthdir ou diminuir, dependendo da direção que ele está andando não?
chicoweb
chicoweb

Games Ranking : Nota C

Notas recebidas : B+C
Data de inscrição : 15/05/2012
Reputação : 49
Número de Mensagens : 675
Prêmios : Qual a proxima corrdenada?? Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Qual a proxima corrdenada?? Empty Re: Qual a proxima corrdenada??

Mensagem por Isaque Onix Sex 27 Dez 2013, 12:55

1: acredito que não, até onde sei, o place_free é pixel por pixel, ou seja, se o objeto ocupa o pixel posicionado (x,y) retorna verdadeiro (true), a parte
Código:
{
    // para de anda
    xdest = x
    ydest = y
}
do seu code faz com que ele pare, faz um teste assim:

Código:
dir=point_direction(x,y,xdest,ydest)
if place_free(x+lengthdir_x(vel,dir),y+lengthdir_y(vel,dir)){
    move_towards_point(xdest,ydest,vel)
}else{
    // para de anda
    xdest = irandom(room_width)
    ydest = irandom(room_height)
}
2: o lengthdir, retorna a direção e distancia, do modo que eu coloquei, ele checa na direção que o objeto está se movendo e na distancia que ele está se movendo. mais isso pode ser modificado por qualquer valor. flw!
Isaque Onix
Isaque Onix

Games Ranking : Nota C

Notas recebidas : C
Data de inscrição : 15/08/2010
Reputação : 147
Número de Mensagens : 1625
Prêmios : Qual a proxima corrdenada?? Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker 8.0 ou 8.1
  • Game Maker Studio 1.4
  • Game Maker Studio 2.0
  • Unity
  • C#
  • Outros


http://spyreserver.16mb.com

Ir para o topo Ir para baixo

Qual a proxima corrdenada?? Empty Re: Qual a proxima corrdenada??

Mensagem por chicoweb Sex 27 Dez 2013, 19:35

Isaque Descobri o misterio, o codigo:

Código:
dir=point_direction(x,y,xdest,ydest)
if place_free(x+lengthdir_x(vel,dir),y+lengthdir_y(vel,dir)){
    move_towards_point(xdest,ydest,vel)
}else{
    // para de anda
    xdest = x
    ydest = y
}

Esta´funcionando sim e o lenghtdir e perfeito, não precisa calular sinal não é só somar, se ele estiver indo para trás por exemplo o resultado do x+lengthdir_x(vel,dir) é negativo automaticamente.

O grande problema e que nesse caso a solução seria outra coisa, é que parece que ele trava dentro do objeto solido mas não trava não, ele pára mesmo antes do objeto.

A sensação e que travou dentro do objeto porque agente tipo clica pra ele atravessar o objeto, mas como que ele vai atravessar se colocamos um codigo para parar ele neh?

Uma engine ae que eu fiz explica tudo, clica com o mouse pra andar, ele vai traçar uma linha, e quando a linha atravaesssa uma mesa ele pára.

No casso desse tipo de jogo acredito que seria a solução um lance de path finder, vou estudar isso agora, se tiver ae alguns links agradeço.

Muito obrigado,

clique aqui para baixar a engine
chicoweb
chicoweb

Games Ranking : Nota C

Notas recebidas : B+C
Data de inscrição : 15/05/2012
Reputação : 49
Número de Mensagens : 675
Prêmios : Qual a proxima corrdenada?? Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Qual a proxima corrdenada?? Empty Re: Qual a proxima corrdenada??

Mensagem por Gonzo Sex 27 Dez 2013, 22:00

fiz uma versão não sei se vai servir..
Baixar
avatar
Gonzo

Data de inscrição : 29/05/2012
Reputação : 33
Número de Mensagens : 929
Prêmios : Qual a proxima corrdenada?? Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Qual a proxima corrdenada?? Empty Re: Qual a proxima corrdenada??

Mensagem por Isaque Onix Dom 29 Dez 2013, 13:33

Por nada.
Isaque Onix
Isaque Onix

Games Ranking : Nota C

Notas recebidas : C
Data de inscrição : 15/08/2010
Reputação : 147
Número de Mensagens : 1625
Prêmios : Qual a proxima corrdenada?? Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker 8.0 ou 8.1
  • Game Maker Studio 1.4
  • Game Maker Studio 2.0
  • Unity
  • C#
  • Outros


http://spyreserver.16mb.com

Ir para o topo Ir para baixo

Qual a proxima corrdenada?? Empty Re: Qual a proxima corrdenada??

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos