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Qual a proxima corrdenada??
em Sex 27 Dez 2013, 00:58
Estou fazendo um objeto andar ate um ponto assim:
Step:
Como no comentario ali no codigo eu quero que ele pare se encontrar um solido no meio do caminho.
o código até funciona mas ele entra no objeto solido e nao sai mais.
Pensei em colocar algo como:
Mas como eu não sei o proximo x nem y do step posterior como posso fazer isso?
Step:
- Código:
// aNDA se nao tiver solido na frente dele
if place_free(x,y){
move_towards_point(xdest,ydest,vel)
}else{
// para de anda
xdest = x
ydest = y
}
Como no comentario ali no codigo eu quero que ele pare se encontrar um solido no meio do caminho.
o código até funciona mas ele entra no objeto solido e nao sai mais.
Pensei em colocar algo como:
- Código:
if place_free(x+1,y+1)
Mas como eu não sei o proximo x nem y do step posterior como posso fazer isso?
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Re: Qual a proxima corrdenada??
em Sex 27 Dez 2013, 01:06
Ta aí, NÃO SEI SE FUNCIONA NO GM: S
- Código:
dir=point_direction(x,y,xdest,ydest)
if place_free(x+lengthdir_x(vel,dir),y+lengthdir_y(vel,dir)){
move_towards_point(xdest,ydest,vel)
}else{
// para de anda
xdest = x
ydest = y
}
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Re: Qual a proxima corrdenada??
em Sex 27 Dez 2013, 11:51
@Isaque Onix escreveu:Ta aí, NÃO SEI SE FUNCIONA NO GM: S
- Código:
dir=point_direction(x,y,xdest,ydest)
if place_free(x+lengthdir_x(vel,dir),y+lengthdir_y(vel,dir)){
move_towards_point(xdest,ydest,vel)
}else{
// para de anda
xdest = x
ydest = y
}
Seu código seria o correto sim, mas não deu certo continua travando dentro do objeto.
Tenho essas duvidas de repente é isso que tá dando errado:
- O sprite do player tá com as coordenadas x,y no meio dele e não na ponta.
- E necessário ser assim para ele rodar corretamente pra direção que esta andando.
1) Isso não daria uma previsão errada?
E para o código funcionar:
- Código:
place_free(x+lengthdir_x(vel,dir),y+lengthdir_y(vel,dir))
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Re: Qual a proxima corrdenada??
em Sex 27 Dez 2013, 12:55
1: acredito que não, até onde sei, o place_free é pixel por pixel, ou seja, se o objeto ocupa o pixel posicionado (x,y) retorna verdadeiro (true), a parte
- Código:
{
// para de anda
xdest = x
ydest = y
}
- Código:
dir=point_direction(x,y,xdest,ydest)
if place_free(x+lengthdir_x(vel,dir),y+lengthdir_y(vel,dir)){
move_towards_point(xdest,ydest,vel)
}else{
// para de anda
xdest = irandom(room_width)
ydest = irandom(room_height)
}
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Re: Qual a proxima corrdenada??
em Sex 27 Dez 2013, 19:35
Isaque Descobri o misterio, o codigo:
Esta´funcionando sim e o lenghtdir e perfeito, não precisa calular sinal não é só somar, se ele estiver indo para trás por exemplo o resultado do x+lengthdir_x(vel,dir) é negativo automaticamente.
O grande problema e que nesse caso a solução seria outra coisa, é que parece que ele trava dentro do objeto solido mas não trava não, ele pára mesmo antes do objeto.
A sensação e que travou dentro do objeto porque agente tipo clica pra ele atravessar o objeto, mas como que ele vai atravessar se colocamos um codigo para parar ele neh?
Uma engine ae que eu fiz explica tudo, clica com o mouse pra andar, ele vai traçar uma linha, e quando a linha atravaesssa uma mesa ele pára.
No casso desse tipo de jogo acredito que seria a solução um lance de path finder, vou estudar isso agora, se tiver ae alguns links agradeço.
Muito obrigado,
clique aqui para baixar a engine
- Código:
dir=point_direction(x,y,xdest,ydest)
if place_free(x+lengthdir_x(vel,dir),y+lengthdir_y(vel,dir)){
move_towards_point(xdest,ydest,vel)
}else{
// para de anda
xdest = x
ydest = y
}
Esta´funcionando sim e o lenghtdir e perfeito, não precisa calular sinal não é só somar, se ele estiver indo para trás por exemplo o resultado do x+lengthdir_x(vel,dir) é negativo automaticamente.
O grande problema e que nesse caso a solução seria outra coisa, é que parece que ele trava dentro do objeto solido mas não trava não, ele pára mesmo antes do objeto.
A sensação e que travou dentro do objeto porque agente tipo clica pra ele atravessar o objeto, mas como que ele vai atravessar se colocamos um codigo para parar ele neh?
Uma engine ae que eu fiz explica tudo, clica com o mouse pra andar, ele vai traçar uma linha, e quando a linha atravaesssa uma mesa ele pára.
No casso desse tipo de jogo acredito que seria a solução um lance de path finder, vou estudar isso agora, se tiver ae alguns links agradeço.
Muito obrigado,
clique aqui para baixar a engine
Re: Qual a proxima corrdenada??
em Sex 27 Dez 2013, 22:00
fiz uma versão não sei se vai servir..
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Re: Qual a proxima corrdenada??
em Dom 29 Dez 2013, 13:33
Por nada.
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