Qual a proxima corrdenada??

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Qual a proxima corrdenada??

Mensagem por chicoweb em Sex 27 Dez 2013, 00:58

Estou fazendo um objeto andar ate um ponto assim:

Step:

Código:

// aNDA se nao tiver solido na frente dele
if place_free(x,y){
    move_towards_point(xdest,ydest,vel)
}else{
    // para de anda
    xdest = x
    ydest = y
}

Como no comentario ali no codigo eu quero que ele pare se encontrar um solido no meio do caminho.
o código até funciona mas ele entra no objeto solido e nao sai mais.
Pensei em colocar algo como:

Código:
if place_free(x+1,y+1)

Mas como eu não sei o proximo x nem y do step posterior como posso fazer isso?


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Re: Qual a proxima corrdenada??

Mensagem por Isaque Onix em Sex 27 Dez 2013, 01:06

Ta aí, NÃO SEI SE FUNCIONA NO GM: S

Código:
dir=point_direction(x,y,xdest,ydest)
if place_free(x+lengthdir_x(vel,dir),y+lengthdir_y(vel,dir)){
    move_towards_point(xdest,ydest,vel)
}else{
    // para de anda
    xdest = x
    ydest = y
}

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Re: Qual a proxima corrdenada??

Mensagem por chicoweb em Sex 27 Dez 2013, 11:51

Isaque Onix escreveu:Ta aí, NÃO SEI SE FUNCIONA NO GM: S

Código:
dir=point_direction(x,y,xdest,ydest)
if place_free(x+lengthdir_x(vel,dir),y+lengthdir_y(vel,dir)){
    move_towards_point(xdest,ydest,vel)
}else{
    // para de anda
    xdest = x
    ydest = y
}

Seu código seria o correto sim, mas não deu certo continua travando dentro do objeto.

Tenho essas duvidas de repente é isso que tá dando errado:

- O sprite do player tá com as coordenadas x,y no meio dele e não na ponta.
- E necessário ser assim para ele rodar corretamente pra direção que esta andando.
1) Isso não daria uma previsão errada?

E para o código funcionar:
Código:
place_free(x+lengthdir_x(vel,dir),y+lengthdir_y(vel,dir))
2) Não teria que saber se vai somar o legthdir ou diminuir, dependendo da direção que ele está andando não?

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Re: Qual a proxima corrdenada??

Mensagem por Isaque Onix em Sex 27 Dez 2013, 12:55

1: acredito que não, até onde sei, o place_free é pixel por pixel, ou seja, se o objeto ocupa o pixel posicionado (x,y) retorna verdadeiro (true), a parte
Código:
{
    // para de anda
    xdest = x
    ydest = y
}
do seu code faz com que ele pare, faz um teste assim:

Código:
dir=point_direction(x,y,xdest,ydest)
if place_free(x+lengthdir_x(vel,dir),y+lengthdir_y(vel,dir)){
    move_towards_point(xdest,ydest,vel)
}else{
    // para de anda
    xdest = irandom(room_width)
    ydest = irandom(room_height)
}
2: o lengthdir, retorna a direção e distancia, do modo que eu coloquei, ele checa na direção que o objeto está se movendo e na distancia que ele está se movendo. mais isso pode ser modificado por qualquer valor. flw!

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Re: Qual a proxima corrdenada??

Mensagem por chicoweb em Sex 27 Dez 2013, 19:35

Isaque Descobri o misterio, o codigo:

Código:
dir=point_direction(x,y,xdest,ydest)
if place_free(x+lengthdir_x(vel,dir),y+lengthdir_y(vel,dir)){
    move_towards_point(xdest,ydest,vel)
}else{
    // para de anda
    xdest = x
    ydest = y
}

Esta´funcionando sim e o lenghtdir e perfeito, não precisa calular sinal não é só somar, se ele estiver indo para trás por exemplo o resultado do x+lengthdir_x(vel,dir) é negativo automaticamente.

O grande problema e que nesse caso a solução seria outra coisa, é que parece que ele trava dentro do objeto solido mas não trava não, ele pára mesmo antes do objeto.

A sensação e que travou dentro do objeto porque agente tipo clica pra ele atravessar o objeto, mas como que ele vai atravessar se colocamos um codigo para parar ele neh?

Uma engine ae que eu fiz explica tudo, clica com o mouse pra andar, ele vai traçar uma linha, e quando a linha atravaesssa uma mesa ele pára.

No casso desse tipo de jogo acredito que seria a solução um lance de path finder, vou estudar isso agora, se tiver ae alguns links agradeço.

Muito obrigado,

clique aqui para baixar a engine

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Re: Qual a proxima corrdenada??

Mensagem por Gonzo em Sex 27 Dez 2013, 22:00

fiz uma versão não sei se vai servir..
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Re: Qual a proxima corrdenada??

Mensagem por Isaque Onix em Dom 29 Dez 2013, 13:33

Por nada.

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Re: Qual a proxima corrdenada??

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