Entrar
Últimos assuntos
» Como ajustar velocidade de cada frame da animação no game makerpor Ralphed Ontem à(s) 18:28
» PROBLEMAS COM FÍSICAS DE ÁGUA
por aminaro Ter 16 Abr 2024, 10:07
» Retorno da GMBR!!!
por Ralphed Sex 12 Abr 2024, 22:45
» JOGADOR PARANDO NO AR QUANDO ATACA
por aminaro Qua 10 Abr 2024, 13:51
» Problemas com texto interativo
por Kaaru72 Dom 07 Abr 2024, 11:31
» Erro escondido e indecifrável
por dev_gabize.azv Qui 04 Abr 2024, 10:11
» Mudar cor de apenas uma palavra
por Ralphed Sáb 30 Mar 2024, 00:39
» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27
» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30
» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17
» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18
» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34
» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13
» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18
» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12
» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02
» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55
» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42
» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56
» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:49
» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21
» como aumentar o obj sem aumentar a colisão??
por GabrielXavier Qua 10 Jan 2024, 07:21
» Asteroid Core - Early Acesse Update [0.2.0.0]
por JOZ. Seg 08 Jan 2024, 14:39
» Versionamento de código com GitHub
por GabrielXavier Seg 08 Jan 2024, 07:32
» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por kolesovsup Sex 29 Dez 2023, 07:16
Colisão com inimigo e movimentação do mesmo
3 participantes
Página 1 de 1
Colisão com inimigo e movimentação do mesmo
Boa noite a todos,
Primeiramente sei que existem diversos tópicos sobre isso, mas não achei algum que fosse como eu desejava e os que chegavam perto estavam confusos e eram antigos.. Por isso optei em postar aqui minhas dúvidas..
Estou trabalhando em um projeto de RPG em plataforma, minhas dúvidas são:
1°.: Gostaria de fazer um inimigo andar aleatoriamente para ambas direções (esquerda e direita), e dar paradas aleatórias,
Exemplo:
Monstro está andando para a direita então ele da três passos e para, ai vira pra esquerda da cinco passos e para e continua para a esquerda..
Gostaria que quando ele chegasse no fim da plataforma ele ou parasse ou virasse para a outra direção, aleatoriamente também.. Isso diferente para cada instância, para não existir padrão tipo, duas instâncias de um mesmo monstro seguindo uma mesma ordem..
2°.: Gostaria que quando meu Player leva-se algum dano, ele fosse arremessado para longe, em um movimento para trás, entre 15 pixels para trás, mas que quando isso ocorresse ele não fosse simplesmente colocado nessa posição, e sim mostrasse ele quadro por quadro sendo tocado para o lado, como se tivesse sido jogado mesmo, e então chegando no ponto final, se houvesse uma parede nesse final ele bateria e voltaria ou bateria e pararia deixando a gravidade coloca-lo no chão.
Aqui um exemplo em vídeo de mais ou menos como seria esse empurrão:
Bom pessoal era isso, já estou a alguns dias tentando fazer isso ai, e está complicado, espero que possam ajudar obrigado a todos..
Primeiramente sei que existem diversos tópicos sobre isso, mas não achei algum que fosse como eu desejava e os que chegavam perto estavam confusos e eram antigos.. Por isso optei em postar aqui minhas dúvidas..
Estou trabalhando em um projeto de RPG em plataforma, minhas dúvidas são:
1°.: Gostaria de fazer um inimigo andar aleatoriamente para ambas direções (esquerda e direita), e dar paradas aleatórias,
Exemplo:
Monstro está andando para a direita então ele da três passos e para, ai vira pra esquerda da cinco passos e para e continua para a esquerda..
Gostaria que quando ele chegasse no fim da plataforma ele ou parasse ou virasse para a outra direção, aleatoriamente também.. Isso diferente para cada instância, para não existir padrão tipo, duas instâncias de um mesmo monstro seguindo uma mesma ordem..
2°.: Gostaria que quando meu Player leva-se algum dano, ele fosse arremessado para longe, em um movimento para trás, entre 15 pixels para trás, mas que quando isso ocorresse ele não fosse simplesmente colocado nessa posição, e sim mostrasse ele quadro por quadro sendo tocado para o lado, como se tivesse sido jogado mesmo, e então chegando no ponto final, se houvesse uma parede nesse final ele bateria e voltaria ou bateria e pararia deixando a gravidade coloca-lo no chão.
Aqui um exemplo em vídeo de mais ou menos como seria esse empurrão:
- Exemplo em vídeo:
Bom pessoal era isso, já estou a alguns dias tentando fazer isso ai, e está complicado, espero que possam ajudar obrigado a todos..
fernando.munizerthal- Data de inscrição : 17/10/2013
Reputação : 0
Número de Mensagens : 76
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Colisão com inimigo e movimentação do mesmo
pesquise por plataforma ninja, acho que a engine pode te ajudar pelo menos um pouco, flwz!
[edit]
https://gmbr.forumeiros.com/t26899-engineninja-plataforma
[edit]
https://gmbr.forumeiros.com/t26899-engineninja-plataforma
Re: Colisão com inimigo e movimentação do mesmo
Pra primeira dúvida, scripts, um pra cada coisa.
No alarm, você bota o bicho pra ficar parado e liga outro alarm. Nesse outro alarm, você seleciona aleatoriamente o tempo que o bicho fica andando e pra que lado ele vai.
Pra segunda, máquina de estados finitos. Um estado pra cada ação. Desde que aprendi a usar a máquina, só consigo pensar nela pra esse tipo de coisa.
No alarm, você bota o bicho pra ficar parado e liga outro alarm. Nesse outro alarm, você seleciona aleatoriamente o tempo que o bicho fica andando e pra que lado ele vai.
Pra segunda, máquina de estados finitos. Um estado pra cada ação. Desde que aprendi a usar a máquina, só consigo pensar nela pra esse tipo de coisa.
saim- Games Ranking :
Notas recebidas : C-D-A-B
Data de inscrição : 14/01/2011
Reputação : 136
Número de Mensagens : 3033
Prêmios :
x 1 x 6 x 0
x 1 x 0 x 3
x 0 x 0 x 0
Re: Colisão com inimigo e movimentação do mesmo
Saim, eu sou um pouco lerdo com alarms estou trabalhando com eles a pouco tempo hehe
Poderia exemplificar a primeira resposta por favor?
E sobre a segunda, nem sei o que são máquina de estados finitos :/
Isaque Onix vou baixar a engine assim que possível para dar uma olhada..
Poderia exemplificar a primeira resposta por favor?
E sobre a segunda, nem sei o que são máquina de estados finitos :/
Isaque Onix vou baixar a engine assim que possível para dar uma olhada..
fernando.munizerthal- Data de inscrição : 17/10/2013
Reputação : 0
Número de Mensagens : 76
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Colisão com inimigo e movimentação do mesmo
Eu num aprendi até hoje '-'saim escreveu:Desde que aprendi a usar a máquina, só consigo pensar nela pra esse tipo de coisa.
-------------------------------------------------//-------------------------------------------------------------
Bom, eu usaria o seguinte, o monstro teria um create e um step, no create:
- Código:
time=0
spd=choose(2,-2)
no step:
- Código:
if(time=0){//se o tempo acabou
spd=-spd//muda o speed(reverte a direção)
time=irandom(1000)//coloca o time aleatoriamente em 1000
}else{//se o tempo NÃO acabou
if(place_free(x+lengthdir_x(spd,0),y+lengthdir_y(spd,0)) && !place_free(x+spd,y+32)){//se o espaço a frente e em baixo estiverem abertos
x+=lengthdir_x(spd,0)//\\
//----------------------ELE SE MOVE
y+=lengthdir_y(spd,0)////
}else{//Se não
spd=-spd//muda o speed(reverte a direção)
}
time-=1//diminui o tempo em 1
}
não é grandes coisas, mais é um bom começo, Flwz.
aah, a variavel tempo muda a direção do inimigo quando chega a zero, mais não volta ao valor zero quando chega a beeira de um objeto solido e volta!
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos