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[Resolvido]Meu Gamemaker ta Bugado?

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[Resolvido]Meu Gamemaker ta Bugado?

Mensagem por DigoMaker em Sab 14 Dez 2013, 20:12

Galera eu sou super-novato nesse programa.
Estou tentando desenvolver um jogo.
Mas um erro me parou.

O erro é um seguinte!
Ao cria um objeto,selecionei o evento (Create),e na primeira ação selecionei tempo para um Alarme(Set Alarm)
e logo depois criei um evento de alarme com uma ação de se transforma em outro objeto(Change Instance).
e o erro foi nisso ele não tava se transformando em outro objeto.Tipo que o evento(Create) tava bugado.
tentei muda o tempo,mas não deu em nada.Continuou no mesmo objeto.

Para explicar melhor o erro:
Pense em um avião pegando fogo(Obj),em algum momento ele vai explodi sozinho(Obj).
não consegui fazer ele explodir sozinho.

Me ajudem ou me recomendem alguma opção.
Desculpa se for falha minha e dizer que o programa está bugado.Mas só é uma pergunta,não uma crítica.

Caso eu consigo sozinho,vou fecha o tópico.
Obrigado pela atenção.


Última edição por DigoMaker em Dom 15 Dez 2013, 18:16, editado 2 vez(es)
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Re: [Resolvido]Meu Gamemaker ta Bugado?

Mensagem por Matheusj.st em Sab 14 Dez 2013, 20:25

no create coloque
Código:
alarm[0]=15 // 15 é o tempo
no alarm 0 coloque
Código:
instance_change(obj_explosao,0) // obj_explosao é o nome do objeto da explosão


Última edição por matheusj.st em Sab 14 Dez 2013, 20:29, editado 1 vez(es)
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Re: [Resolvido]Meu Gamemaker ta Bugado?

Mensagem por JoaoVanBlizzard em Sab 14 Dez 2013, 20:28

olha, era para ter funcionado, mas tem outra forma de fazer isso
vamos usar sua teoria como exemplo:

evento create
Código:

alarm[0]=50

evento alarm0
Código:

instance_destroy()

evento destroy
Código:

instance_create(x,y,obj_explosao)

tente assim e veja se dá certo ok.
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Re: [Resolvido]Meu Gamemaker ta Bugado?

Mensagem por DigoMaker em Sab 14 Dez 2013, 22:23

O matheusj.st  obrigado pela atenção,tentei oque você digitou,deu um determinado erro,que não lembro o nome.valeu por ajudar.

O JoaoVanBlizzard como você disse na primeira frase.
"era pra ta funcionando",sim mas o meu gamemaker realmente ta bugado.
vou reistala no meu computador,apesar eu tentei oque você recomendou.
Não deu erro na inicialização.Mas continuou no mesmo objeto,
ou seja o evento(Create) não esta respondendo as ações de tempo.
Valeu por ajudar.

Agora só não sei como fecha esse tópico.
Galera obrigado por responde!
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Re: [Resolvido]Meu Gamemaker ta Bugado?

Mensagem por Gabreel em Sab 14 Dez 2013, 23:38

@DigoMaker escreveu:O matheusj.st  obrigado pela atenção,tentei oque você digitou,deu um determinado erro,que não lembro o nome.valeu por ajudar.

O JoaoVanBlizzard como você disse na primeira frase.
"era pra ta funcionando",sim mas o meu gamemaker realmente ta bugado.
vou reistala no meu computador,apesar eu tentei oque você recomendou.
Não deu erro na inicialização.Mas continuou no mesmo objeto,
ou seja o evento(Create) não esta respondendo as ações de tempo.
Valeu por ajudar.

Agora só não sei como fecha esse tópico.
Galera obrigado por responde!

Uma coisa que vou te falar é que para esses tipos de erros, o erro NUNCA é do programa, sim do programador. Existem muitas implicações que podem fazer seu objeto não se transformar, e para isso existe o debug.

Sugiro que repasse sua engine (arquivo .gmk) para que possamos analisar, afinal é errando que se aprende Smile
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Re: [Resolvido]Meu Gamemaker ta Bugado?

Mensagem por DigoMaker em Dom 15 Dez 2013, 11:13

Entendido Gabreel!
Eu fiz um novo projeto(Animação) em cerca de 2 minutos.
(http://www.4shared.com/file/jOejD7J4/EngimeTeste.html)
O meu projeto atual esta mal organizado.
Esse novo projeto aprensentou mesmo erro.
(Executei ele no meu GMK, o avião andou e pegou fogo
e não explodiu)A animação esta bem simple para teste.
Caso no seu GMK a animação explodiu.Pode ser que o meu Gmk bugo.
Ao ser um erro de novato,me avise imediatamente.
Desculpa pela critica do programa.
Valeu por responde.
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Re: [Resolvido]Meu Gamemaker ta Bugado?

Mensagem por Matheusj.st em Dom 15 Dez 2013, 11:27

Tente assim. Crie cerca de 5 imagens (ou quantas você quiser), essas imagens que você criou será a explosão, crie um sprite e faça a animação da explosão com essas cinco imagens. Você pode pegar as imagens de explosão no google pra testar e depois você cria sua original.
Agora crie um objeto, esse objeto será o objeto explosão, nesse objeto coloque o evento "animation end" e nesse evento coloque:
Código:
instance_destroy() // isso fará que quando a animação da explosão acabar, ela se auto destrua
no objeto avião, adicione o evento "create" e coloque:
Código:
alarm[0]=15 //15 é o tempo que vai demorar até o objeto explodir, coloque o valor que quiser no lugar de 15
no evento "alarm 0" coloque:
Código:
instance_change(obj,0) //no lugar de obj coloque o nome do objeto explosão
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Re: [Resolvido]Meu Gamemaker ta Bugado?

Mensagem por Gabreel em Dom 15 Dez 2013, 11:53

Bom, vamos lá!
Pra começar, você não deve usar nem acentuação e nem espaceamento na nomenclatura de objetos, sprites, rooms, variáveis, funções, background, etc (o Game Maker é gringo D: ).
Por segundo, você nem chamou a explosão, logo não tem como ela surgir do nada.
Também percebi que você não familiarizado com códigos, sugiro que se aprofunde nessa área. De qualquer forma, tire as acentuações e coloque _ (underlines) no lugar dos espaços e faça conforme descrito:

Information about object: aviao
Sprite: sprite0
Solid: true
Visible: true
Depth: 0
Persistent: false
Parent:
Mask:

Create Event:

start moving in directions 000001000 with speed set relative to 4
set Alarm 0 relative to 25
Alarm Event for alarm 0:

start moving in directions 000010000 with speed set relative to 0
create instance of object explosao at position (x,y)
change the instance into object aviao_e_fogo, not performing events

Cheque para ver se o info do objeto está igual ao meu! (clique em 'Show Information' abaixo do Mask).

Isso deve resolver seu problema!

Não posso passar a engine com o problema resolvido por questão de incompatilidade de versões! D:
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Re: [Resolvido]Meu Gamemaker ta Bugado?

Mensagem por DigoMaker em Dom 15 Dez 2013, 14:34

Obrigado pela paciencia.

matheusj.st "continuou no mesmo objeto" não se transformou em uma explosão.
(Obrigado pela sua atenção)

Gabreel "funcionou(fiz oque você recomendou) mas o objetivo não era esse."
Objetivo: aviao anda,aviao pega fogo,e explodir e desaparece.

Desculpa a vocês por ser um novato.É porque tó começando agora.
e mal tó conseguindo fazer uma ação simples.

chateado.  
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Re: [Resolvido]Meu Gamemaker ta Bugado?

Mensagem por Matheusj.st em Dom 15 Dez 2013, 15:09

Aqui uma engine de explosão, baixe e estude ela =)

http://www.4shared.com/zip/BIBQ1VR-/Engine_exploso.html?

as imagens dela eu desenhei rapidamente, não ligue para as imagens xD, foca na programação
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Re: [Resolvido]Meu Gamemaker ta Bugado?

Mensagem por fredcobain em Dom 15 Dez 2013, 15:22

Ou faça upload do seu projeto que a gente encontra o erro.
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Re: [Resolvido]Meu Gamemaker ta Bugado?

Mensagem por DigoMaker em Dom 15 Dez 2013, 17:10

O matheusj.st : Muito obrigado pela sua paciencia.
Eu fiz o download do arquivo que me envio.
Mas não estou conseguindo acha um programa gratis
para abri esse arquivo.me recomenda um programa ou converte(muda)
a extensão.valeu por responde!

fredcobain já dei o link lá em cima.
Eu fiz um novo projeto(Animação) em cerca de 2 minutos.
http://www.4shared.com/file/jOejD7J4/EngimeTeste.html
O meu atual esta mal organizado.obrigado pela atenção

sincero-> Já estou quase desistindo do projeto.
 nervoso 






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Re: [Resolvido]Meu Gamemaker ta Bugado?

Mensagem por JoaoVanBlizzard em Dom 15 Dez 2013, 17:30

descobri:

em primeiro lugar tire os acentos e não deixe espaço em branco no nome dos objetos senão o gm não ira reconhece-lo
por exemplo: para "avião" deve ser escrever "aviao"

e avião e fogo deve-se escrever "aviao_e_fogo"


em segundo lugar, para usar o change instance para ativar o create do proximo objeto deve-se dexar a opição "perform events" em "yes" senão o alarm do outro objeto não irá iniciar entendido, tentei arrumar aqui e deu certinho,.
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Re: [Resolvido]Meu Gamemaker ta Bugado?

Mensagem por DigoMaker em Dom 15 Dez 2013, 18:12

JoaoVanBlizzard,entendido.
muito obrigado vou volta ao meu projeto anterio.
eu tava começando a pensa que era uma coisa dificil.mas é tão simples.
Precisou de 12 resposta para chega em tal ponto simples.rsrs
e valeu por aqueles que tentaram me ajudar.



------------------------------END--------------------------------------


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Re: [Resolvido]Meu Gamemaker ta Bugado?

Mensagem por Gabreel em Dom 15 Dez 2013, 19:28

Digo, por isso peço que se aprofunde em GML, seu objetivo já poderia ser encontrado com os códigos acima, e é simples! Na verdade, poucos de nós usamos Drag'n Drop (é muito ruim)!

E não desista, bons estudos! Happy
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Re: [Resolvido]Meu Gamemaker ta Bugado?

Mensagem por DigoMaker em Dom 15 Dez 2013, 23:06

Concerteza, valeu pela força.
Tranca o tópico.Por favor.
Smile

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