[Tutorial] Trocando e criando temas para o GM:S

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[Tutorial] Trocando e criando temas para o GM:S

Mensagem por Alex FC em Dom 01 Dez 2013, 12:58

Título: Trocando e criando temas para o GM:S
Versão do GM: GameMaker:Studio
Dificuldade: nenhuma, muito simples.
Link para download da Engine: Não tem engines.
Requer Extensões: Não.
Requer DLLs: Não.
Tags: Temas, Criar tema, trocar tema

Olá maaaaaaakerrs!

Depois que o GameMaker:Studio surgiu muita gente ficou reclamando da sua aparência meio dark, dizendo que era feia e bla, bla, bla e bla... Pra mim, isso é puro preconceito... kkk.

Mas enfim, o que poucos sabem é que é possível trocar o tema! \o/ Eu ouvi um "Aleluia"? E ainda menos sabem que é possível criar seus próprios temas. Então irei ensinar a vocês como proceder nas duas situações.

Fazendo o Windows ver Arquivos Ocultos:

- Abra o Windows Explorer (WinKey+E, ou simplesmente abrir qualquer pasta);
- Na parte superior clique em Ferramentas > Opções de pastas;



Caso esteja usando Windows 7 e esse menu não aparecer, clique em Organizar > Layout > Barra de menus, assim ele será exibido.

- Agora vá na aba Modo de Exibição. Depois procure a opção "Mostrar arquivos, pasta e unidades ocultas", e selecione ela:



- Clique em Aplicar e depois em OK.

Trocando o Tema (Skin) do GM:S:

- Abra seu GameMaker:Studio e vá até o menu File > Preferences:



Na parte inferior direita, você verá a opção Select Skin, haverá 3 opções, a que estamos usando (GMGreen) e mais duas. Escolha a GM8 e clique em OK.

Você vai perceber que nada mudou, continua escuro, agora tu tem que reiniciar o seu GameMaker:Studio e pronto. Seu GM:S está a cara do GM8.

Mas ainda há algo estranho, o editor de códigos continua com o esquema antigo.

Trocando o Esquema de cores do editor de códigos:

- Vá até o menu File > Preferences e escolha a aba Scripts and Code:



Você irá ver na parte inferior direita várias opções para trocar seu esquema de cores. Você pode clicar em algum item da lista depois em change e criar seu próprio esquema. Caso queira salvá-lo basta clicar em Export que será salvo um arquivo do tipo *.COL. Com isso, fica fácil saber que podemos importar esquemas também. Basta clicar em import e selecionar o arquivo COL desejado.

- Agora vamos em busca do esquema do GM8. Clique em import e vá até algum desses caminhos:

Windows XP: C:\Documents and Settings\SEU_NOME\Dados de aplicativos\GameMaker-Studio\skins
Windows 7: C:\Users\SEU_NOME\AppData\Roaming\GameMaker-Studio\skins
Versão Steam: C:\Arquivos de Programas\Steam\steamapps\common\gamemaker_studio\skins

Aqui que entra a importância de ver arquivos ocultos. Agora basta selecionar o arquivo GM8.col e clicar em OK:



Pronto, esquema de cores alterado. Aproveite e deixe essa pasta skins aberta no Explorer. Usaremos mais a frente.

Criando Skins para o GameMaker:Studio:

Agora vem a parte que os "pseudo-artistas" tanto esperaram. Para fazer isso nós precisaremos do programa SkinBuilder, que pode ser baixado aqui:

SkinBuilder - Download

A instalação é simples, basta criar uma pasta no lugar que desejar e extrair os arquivos para lá. Dentro dessa pasta, crie outra pasta onde iremos salvar nossos arquivos do tema, chame de "Meu tema".

Agora vamos aos seguintes passos (O programa funciona de forma confusa de inicio):

- Execute o builder.exe;
- Vá até o menu File > New Skin;
- Vá até o menu File > Save e salve o arquivo *.SKN na pasta Meu Tema que criamos anteriormente. Dê um nome pequeno, ex: "SKIN_GM.skn". E clique em "Abrir" para salvar.
- Agora vá até o menu File > Open e abra o arquivo que acabamos de criar. Sua tela deve se parecer com isso:



Uffa, esse programa é confuso mesmo né? Mas continuando, agora você já pode fazer as alterações do tema, basta selecionar um elemento no painel da esquerda, que algumas opções vão aparecer ao centro para serem alteradas.

Alguns você pode trocar a imagem, e sugiro que antes você salve a imagem desse tema temporário clicando em Export and Edit. Essas imagens vão para a pasta skin, dentro da pasta do programa. Faça isso com todas as outras que deseja alterar. Elas vão servir de base para as suas novas imagens que devem ter o mesmo tamanho e alinhamento. Ai é só clicar no mesmo botão e clicar em Import Bitmap.



Depois de colocar as novas imagens basta clicar em Edit > Test Skin e ver seu tema em ação. E não esqueça de salvá-lo clicando em File > Save.

Outro detalhe importante, é a cor de transparência. Como esse sistema aceita apenas imagens do tipo *.BMP, a transparência é definida pela cor magenta.

Assim que terminar suas edições, basta colocar o seu arquivo *.SKN dentro da pastas skins do GameMaker:Studio. Depois abri-lo e ir até File > Preferences, escolher seu tema e reiniciar o GM:S.

Trocando os ícones do GM:S:

Você deve ter percebido que apenas a janela foi alterada com o arquivo SKN, os ícones permanecem os antigos. Depois de pesquisar e não achar o programa que faria isso, resolvi usar um programa que usava para trocar os ícones do Windows.

Estou falando do Resource Hacker, ele pode ser baixado aqui:

Resource hacker - Download

Faça a instalação dele, que é bem simples e abra o programa clicando em Iniciar > Todos os programas > Resource Hacker.

Agora deixe ele aberto e vamos ao Explorer novamente na pasta skins. Siga os passos:

- Procure por GM8.dll;
- Faça uma cópia dela e renomeie para o nome do seu tema, ex: SKIN_GM.dll:



- Agora faça um teste no seu GM:S e veja que agora os ícones são os mesmos do GM8.



(O meu ficou todo desregulado, pois não fiz alterações nesse tema base que vem junto com o SkinBuilder. kkk)

Isso porque os ícones estão armazenados nessa DLL. E agora vamos aprender a alterá-los pelo Resource Hacker:

- Vá até o programa no menu File > Open, e procure sua DLL.
- Depois vá ao menu Action > Replace Bitmap:



Agora basta substituir os 337 ícones clicando no seu respectivo número e depois no botão Open File with new bitmap, escolher o novo arquivo BMP e por fim e Replace, não esquecendo de salvar.

Se quiser usar esses antigos como base, basta salvar um por um clicando com o direito na arvore à esquerda e selecionando a opção Save [Bitmap: 1 : 9070] (Cada um com números diferentes).

Finalizando:

Ao final do processo, você deve ter 3 arquivos:

- SKIN_GM.dll (Tem que ter o mesmo nome do arquivo SKN)
- SKIN_GM.skn
- Esquema de cores.col (Opcional, pode ter qualquer nome)

Bom pessoal, tentei resumir ao máximo todo esse processo que é bem demorado. Qualquer dúvida postem nos comentários. Valeu?

Espero ter ajudado Happy.

Em breve irei criar um tópico fixo para vocês postarem seus temas, assim como esse na GMC:

http://gmc.yoyogames.com/index.php?showtopic=520978

FLWS!

Alex FC

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Re: [Tutorial] Trocando e criando temas para o GM:S

Mensagem por Jiraya em Dom 01 Dez 2013, 13:36

wow incrivel

quando o gms apareceu com aquela opçao p mudar o tema fiquei surpreso.

mas logo notei q n dava p criar temas.

bom aye agora.

exelente tutorial

eu estou fazendo curso d design, depois vou tentar fazer meu proprio tema.

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