Conectar-se
Quem está conectado
37 usuários online :: 1 usuário cadastrado, Nenhum Invisível e 36 Visitantes

Willy

Ver toda a lista


Compartilhe
Ver o tópico anteriorIr em baixoVer o tópico seguinte
avatar
Ranking : Nota C
Notas recebidas : C
Data de inscrição : 10/07/2012
Número de Mensagens : 621
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 0 Insignia 2x 0 Insignia 3x 0

Prêmios
   : 1
   : 0
   : 0
Ver perfil do usuáriohttp://www.craftstudios.com.br

[Duvida] Operação matemática avançada!

em Qui 28 Nov 2013, 18:36
galera o assunto é probabilidade
tenho 10 bolas azuis e tenho que calcular a probabilidade de sair 1 bola azul então faço: bolaazul/totalbolaazul (dividi 1 bola azul por 10 bolas azuis) então obtive 0.10 ou 10% de chances de sair uma bola azul!
mas agora a porra ficou seria:
tenho 10 bolas vermelhas,azuis e verdes
qual a operação que eu faço pra ele calcular a probabilidade de sair 1 bola azul sendo que tenho 10 bolas vermelhas azuis e verdes! (acho que seria bolaazul/totaldebolas) mas acho que não é pq dai ele não esta definindo que é azul e sim qualquer 1 bola de qualquer 1 cor!

ajuda = ganhar reputação, mais o meu amor serim xD bounce 
Ranking : Sem avaliações
Notas recebidas : D+C+C+D
Data de inscrição : 01/07/2010
Número de Mensagens : 399
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 0 Insignia 2x 0 Insignia 3x 0

Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0
Ver perfil do usuáriohttp://blogluanmaia.blogspot.com.br/

Re: [Duvida] Operação matemática avançada!

em Qui 28 Nov 2013, 18:57
P(bola_azul)=total_de_bola_azuis/total_de_bolas.
avatar
Ranking : Nota C
Notas recebidas : C
Data de inscrição : 10/07/2012
Número de Mensagens : 621
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 0 Insignia 2x 0 Insignia 3x 0

Prêmios
   : 1
   : 0
   : 0
Ver perfil do usuáriohttp://www.craftstudios.com.br

Re: [Duvida] Operação matemática avançada!

em Qui 28 Nov 2013, 19:47
mano vlw ae pela resposta mas essa conta ae só me daria o valor da probabilidade de sair bolas azuis ou seja
entre 10 verdes 10 vermelhas e 10 azuis

ele me daria a procentagem de sair todas as azuis e não só 1 bola azul! mas vlw ae!
avatar
Ranking : Nota B
Notas recebidas : B + A + C
Data de inscrição : 29/10/2010
Número de Mensagens : 1013
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 0 Insignia 2x 0 Insignia 3x 0

Prêmios
   : 2
   : 0
   : 0
Ver perfil do usuário

Re: [Duvida] Operação matemática avançada!

em Qui 28 Nov 2013, 20:08
Se você quer uma bola específica (não qualquer bola azul) basta usar 1 como referência e o total de bolas (no caso 30). Se quer a probabilidade de sair uma bola azul qualquer entre as 30, a lógica do Luan está correta.
avatar
Data de inscrição : 14/09/2013
Número de Mensagens : 29
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 0 Insignia 2x 0 Insignia 3x 0
Ver perfil do usuário

Re: [Duvida] Operação matemática avançada!

em Qui 28 Nov 2013, 20:11
@AlexBosquin
A resposta de luan maia está correta sim. Como ele disse a resposta pra sua dúvida é:
@Luan Maia escreveu:P(bola_azul)=total_de_bola_azuis/total_de_bolas.
avatar
Ranking : Nota C
Notas recebidas : C
Data de inscrição : 10/07/2012
Número de Mensagens : 621
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 0 Insignia 2x 0 Insignia 3x 0

Prêmios
   : 1
   : 0
   : 0
Ver perfil do usuáriohttp://www.craftstudios.com.br

Re: [Duvida] Operação matemática avançada!

em Qui 28 Nov 2013, 21:24
claro que não, esse P antes dos paranteses o que seria?
esse bola_azul não é uma variavel que se muda o valor pra ser mostrada pra pessoa ela só server pra poder mudar o número de bolas que eu quiser ver a probabilidade de se sair uma bola azul!
avatar
Ranking : Nota B
Notas recebidas : B + A + C
Data de inscrição : 29/10/2010
Número de Mensagens : 1013
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 0 Insignia 2x 0 Insignia 3x 0

Prêmios
   : 2
   : 0
   : 0
Ver perfil do usuário

Re: [Duvida] Operação matemática avançada!

em Qui 28 Nov 2013, 21:33
claro que não, esse P antes dos paranteses o que seria?
É sério que você está perguntando isso? .__.

Aquele P(bola_azul) é apenas representativo mas você só copiou e colou (mais fácil, né?).

Bastava botar ali uma variável normal, como chances_azul, que retornaria, no caso de 50 bolas no total e 10 bolas azuis, o valor de 0,2 (sendo 1 total). -_-


Última edição por Gonçalves em Qui 28 Nov 2013, 21:35, editado 1 vez(es)
Ranking : Sem avaliações
Notas recebidas : D+C+C+D
Data de inscrição : 01/07/2010
Número de Mensagens : 399
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 0 Insignia 2x 0 Insignia 3x 0

Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0
Ver perfil do usuáriohttp://blogluanmaia.blogspot.com.br/

Re: [Duvida] Operação matemática avançada!

em Qui 28 Nov 2013, 21:35
Esse "P" significa probabilidade, é uma forma de representação. P(bola_azul) seria a probabilidade de sair uma bola azul, não poderia ser uma função porque na fórmula não tem nenhuma variável "bola_azul".
No seu caso a probabilidade de sair uma boal azul sem você ter tirado nenhuma bola ainda é de 10/30=1/3 (10 bolas azuis/30 bolas no total). Agora se você quer saber quando você já tirou uma bola essa não é azul seria 10/29. Mas caso você tenha tirado uma azul fica 9/30=3/10 e assim por diante.

EDIT:
Fiz um jeitinho de testar essa probabilidade. Pela lógica deve dar 1/3=0,33=33%.
Coloque isso e teste várias vezes e veja que dá em torno de 33% na maioria das vezes:
Código:

caiua = 0;
num_repeticoes = 1000; //aqui coloca o número de vezes que você quer que o teste repita (recomendado um número relativamente grande)
for (i=1; i<=num_repeticoes; i++)
{
    bola = random_range(1,30);
    if (bola >= 1 && bola <=10)
    {
        caiua++;
    }
}
show_message(string(caiua*100/num_repeticoes)+"%");
Espero ter ajudado!
Ranking : Nota C
Notas recebidas : C+B
Data de inscrição : 26/07/2008
Número de Mensagens : 6036
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 0 Insignia 2x 0 Insignia 3x 0

Prêmios
   :
   :
   :
Ver perfil do usuário

Re: [Duvida] Operação matemática avançada!

em Qui 28 Nov 2013, 22:10
A chance é 10/30 = 1/3 = 33,33%.

No caso, como tem o mesmo número de cada, então as três chances têm que ser iguais, então cada uma deve ter 1/3.

Se você quiser saber a probabilidade de sair 10 azuis em sequência, aí é muito menor (0.0000033%).
avatar
Ranking : Nota C
Notas recebidas : C
Data de inscrição : 10/07/2012
Número de Mensagens : 621
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 0 Insignia 2x 0 Insignia 3x 0

Prêmios
   : 1
   : 0
   : 0
Ver perfil do usuáriohttp://www.craftstudios.com.br

Re: [Duvida] Operação matemática avançada!

em Qui 28 Nov 2013, 22:15
@gonçalves
Julgar sem ver é facíl em, eu não copiei amigo!

@Luan Maia
vlw ae mano ajudou muito xD
Ver o tópico anteriorVoltar ao TopoVer o tópico seguinte
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum