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Quebrando tijolos ao estilo Mário

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Quebrando tijolos ao estilo Mário

Mensagem por Super Games em Qui 14 Nov 2013, 10:22

Quebrando tijolos ao estilo Mário

-Descrição:Esse tutorial ensina como fazer um sistema de quebrar tijolos(Ou qualquer objeto que queira)batendo nele por baixo, ao estilo Mário.
-Dificuldade:Iniciante
-Requer:Game Maker
---------------------------------------------------------------
Vamos começar, primeiro, crie dois sprites:

spr_tijolo_normal = Este será o sprite do tijolo normal, como já diz o nome
spr_tijolo_quebrando = Este será o sprite com a animação do tijolo quebrando

Feito isso, agora crie dois objetos, obj_tijolo_normal e obj_tijolo_quebrando, no primeiro, coloque a sprite do tijolo normal e nele marque a opção Solid e clique em OK. Agora, no segundo objeto, coloque a sprite do tijolo quebrando, também marque a opção Solid, feito isso, crie um evento Create, e coloque:

Código:
image_speed=0.5

Explicação:Isso servirá para controlar a velocidade da animação do sprite.

Agora, crie um evento Other>Animation End e coloque:

Código:
instance_destroy()

Explicação:Isso fará que quando a animação acabar acabar, o objeto seja destruído/deletado.

Agora no objeto do seu personagem, crie uma colisão com o obj_tijolo_normal e coloque:

Código:
{
if other.vspeed<vspeed
{
move_contact_solid(direction,12)
speed=0
}else{

{if other.vspeed>vspeed
{with(other){instance_change(tijolo_quebrando,true)}
}
}
}
}

Explicação:Isso fará que se você bater no tijolo em uma direção que não seja em baixo, ocorra uma colisão normal como em outros blocos, mas caso bata em baixo do tijolo, ele vire o obj_tijolo_quebrando.

Agora, como mais uma "precaução", vamos colocar uma colisão com o obj_tijolo_quebrando coloque:

Código:
move_contact_solid(direction,12)
speed=0

Explicação:Isso fará que quando você encostar no tijolo quebrando, não ocorra algum bug, algo que pode ocorrer.
--------------------------------------------------------------------------------------------------
Pronto, agora é só testar.


Até!


Última edição por Super Games em Sab 16 Nov 2013, 09:11, editado 2 vez(es)
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