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Ler váriavel do bloco de notas e usá-la

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Ler váriavel do bloco de notas e usá-la

Mensagem por Marcelo_mares em Qua 13 Nov 2013, 15:32

Pessoal, eu gostaria de saber como eu faço para:
1 - Criar uma váriavel "VIDAS" no bloco de notas e salvar em formato .txt
2 - Progamar no gamemaker pra quando executar o jogo, ele ler a variável "vidas" que está no arquivo.txt, e usá-la.
Acho que é possível, daí pesquisei tópicos e não encontrei, então alguém sabe me responder como se faz isso confused 
Valendo nome nos créditos do jogo.
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Re: Ler váriavel do bloco de notas e usá-la

Mensagem por Magritte em Qua 13 Nov 2013, 15:36

Acho que você poderia usar .ini's, é mais fácil!
E é mais provável que tenha tutoriais de .ini's no fórum!
Mas se não achar, me avise que vou tentar te ajudar!
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Mensagem por Marcelo_mares em Qua 13 Nov 2013, 15:41

Pesquisei sobre ini´s, mas....Como eu crio um arquivo .ini? Eu não entendo nada disso... Se souberem explicar como se usa ini e funcionar, pra mim está ótimo.


Última edição por Marcelo_mares em Qua 13 Nov 2013, 15:42, editado 1 vez(es) (Razão : faltou algo)
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Re: Ler váriavel do bloco de notas e usá-la

Mensagem por Magritte em Qua 13 Nov 2013, 15:45

Achei uma 'serie' de 3 tutorias sobre ini do Willy:
1- Introdução sobre o arquivo.ini
2- As Funções INI
3- Manipulando o arquivo.ini

Espero que consiga fazer o que você quer, boa sorte!
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Re: Ler váriavel do bloco de notas e usá-la

Mensagem por Marcelo_mares em Qua 13 Nov 2013, 16:38

Não servem, pois as inis deveriam ser carregadas do bloco de notas mesmo.
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Re: Ler váriavel do bloco de notas e usá-la

Mensagem por Magritte em Qua 13 Nov 2013, 16:53

Como assim? teria que realmente ser em um bloco de notas?

E qual seria a sua ideia de usar o bloco de notas?
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Re: Ler váriavel do bloco de notas e usá-la

Mensagem por Marcelo_mares em Qua 13 Nov 2013, 17:08

eu poderia atualizar sempre o jogo, editando as variáveis no bloco de notas.
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Re: Ler váriavel do bloco de notas e usá-la

Mensagem por Gonçalves em Qua 13 Nov 2013, 17:09

Se você usa o GM8, pode fazer com txt mesmo. Bastaria usar:

Código:
execute_file("arquivo.txt")
Que ele irá executar o código do .txt como se fosse GML. Não use exageradamente, e nem pensar em colocar isso num Step! sorrindo2
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Re: Ler váriavel do bloco de notas e usá-la

Mensagem por Marcelo_mares em Qua 13 Nov 2013, 17:24

Funcionou, que ótimo! E agora como faço para atualizar as variáveis do bloco de notas pelo gamemaker?? Por exemplo: No bloco de notas está: vidas=3
mas se eu perder uma vida no gamemaker, tem q diminuir uma vida do bloco de notas, ficando: vidas=2
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Re: Ler váriavel do bloco de notas e usá-la

Mensagem por Gonçalves em Qua 13 Nov 2013, 17:42

Sempre que precisar atualizar o bloco:

Código:
// é necessário assignar o arquivo de texto à uma variável, então criei essa local temporária
var f;

// abrindo o arquivo para escrita
f=file_text_open_write("arquivo.txt")

// usamos isso para escrever no arquivo, o texto já irá substituir a primeira linha
file_text_write_string(f,"vidas="+string(VIDAS))

// fechamos o arquivo
file_text_close(f)
Infelizmente não temos mais essa função execute_file no novo Game Maker. Ela é muito útil para criar editores de mapa, base de dados para os jogos...
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Re: Ler váriavel do bloco de notas e usá-la

Mensagem por Marcelo_mares em Qua 13 Nov 2013, 18:09

mas... como faço pra subtrair um ponto da variável vidas?
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Re: Ler váriavel do bloco de notas e usá-la

Mensagem por Marcelo_mares em Qua 13 Nov 2013, 19:49

COMPILATION ERROR in file to be executed
Error in code at line 1:
ÿþo
^
at position 1: Unexpected symbol.
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Re: Ler váriavel do bloco de notas e usá-la

Mensagem por Gonçalves em Qua 13 Nov 2013, 19:52

Ué, era só usar VIDAS-=1 antes. '-'
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Re: Ler váriavel do bloco de notas e usá-la

Mensagem por Marcelo_mares em Qua 13 Nov 2013, 19:56

Pode criar uma engine pra mim, por gentileza???
Quero pra quando perder as vidas, salvar s vidas restantes no bloco de notas. Por favor, crie esta engine.
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Re: Ler váriavel do bloco de notas e usá-la

Mensagem por Gonçalves em Qua 13 Nov 2013, 20:51

Não, não criarei. E gostaria de que ninguém a fizesse.

Quebre um pouco a cabeça, é recompensador...
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Re: Ler váriavel do bloco de notas e usá-la

Mensagem por NPH em Qua 13 Nov 2013, 21:21

O Gonçalves tem razão cara, quebre a sua cabeça, eu até tenho uma engine prontinha que resolveria seu problema, mas ordem de colaborador é ordem e não irei descumpri-la.
É meio Sleep de se fazer, mas vai ser cheers se der resultado.
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Re: Ler váriavel do bloco de notas e usá-la

Mensagem por Willy em Qua 13 Nov 2013, 22:10

Que preconceito com INIs é esse Marcelo? Para fazer a gestão de variáveis, é muito mais simples e eficaz usando .ini. Se o problema for a extensão do arquivo, você pode simplesmente usar INIs com a extensão .txt. O resultado vai ser o mesmo.
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Re: Ler váriavel do bloco de notas e usá-la

Mensagem por Marcelo_mares em Ter 03 Dez 2013, 17:04

Eu já quebrei muito a cabeça no gamemaker por anos, e não é porque vc quer que eu devo quebrar. Alguém pode criar uma engine pra mim?
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Re: Ler váriavel do bloco de notas e usá-la

Mensagem por saim em Sex 06 Dez 2013, 10:10

@Marcelo_mares escreveu:Não servem, pois as inis deveriam ser carregadas do bloco de notas mesmo.
Olha, inis são arquivos de texto, com uma extensão diferente.
@Marcelo_mares escreveu:eu poderia atualizar sempre o jogo, editando as variáveis no bloco de notas.
Se o que você quer é só atualizar o valor de uma variável, é muito mais simples usar inis. Sério. Dá pra abrir usando o bloco de notar e mudar o valor da variável "na unha", dá pra fazer o jogo fazer isso.
Isso não é atualizar o jogo. Atualizar o jogo é criar novas fases, novos códigos, mudar alguma coisa na jogabilidade. Se fosse o caso, aí é melhor usar .txts mesmo. Meu jogo genérico faz isso, dê uma olhada na minha assinatura.

@Willy escreveu:Que preconceito com INIs é esse Marcelo? Para fazer a gestão de variáveis, é muito mais simples e eficaz usando .ini. Se o problema for a extensão do arquivo, você pode simplesmente usar INIs com a extensão .txt. O resultado vai ser o mesmo.
Dá mesmo pra gravar com outra extensão e o arquivo ser reconhecido como ini? Dessa eu não sabia.

@Marcelo_mares escreveu:Eu já quebrei muito a cabeça no gamemaker por  anos, e não é porque vc quer que eu devo quebrar. Alguém pode criar uma engine pra mim?
Cara, essa atitude faz exatamente o oposto do que você quer. Agora ninguém vai criar a engine pra você. Me desculpe, mas te deixa parecendo um menininho mimado. A gente sabe que você não é, então me ajude a te ajudar. Leia de novo os tutoriais do Willy, tente fazer por sua conta e, se der errado, poste os códigos que usou e o erro que aconteceu.
Se não entender como funcionam as inis, pode postar aqui ou no próprio tutorial a sua dúvida.

Ah, e antes que você pergunte, dá pra fazer com texto tudo o que dá pra fazer com inis. Só que inis são mais fáceis de usar, a estrutura já está prontinha, basta pegar e levar. Pra fazer a mesma coisa com arquivos de texto, é uma chatura de ficar definindo textos-padrão, comparando linha-por-linha, é uma inhaca, vai por mim.
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Re: Ler váriavel do bloco de notas e usá-la

Mensagem por PedroX em Sex 06 Dez 2013, 14:52

Um arquivo INI é um arquivo de texto, assim como os arquivos html, xml, js, bat e muitos outros. Você pode lê-los no GM do mesmo jeito que lê um arquivo txt.

A diferença entre as funções file_text_read_string e ini_read_string é que a primeira lê a linha atual (você pode mudar) e a segunda procura no arquivo inteiro uma string com colchetes ( '[' e ']' ), então ele continua lendo até achar a seção (uma string que você escolhe), depois ele acha o igual ( '=' ) e pega a palavra que vem depois disso e termina num espaço.

Exemplo de INI:
Código:
[conta]
login=Pedro
senha=naotin
É por isso que o INI é melhor de se usar, porque os separadores já estão embutidos e são facilmente lidos pelo Game Maker.

Você só precisará ler assim: minha_senha = ini_read_string('conta', 'senha', 'teressa')

Resumindo:

Gravar uma variável:

Código:
ini_open('arquivo.ini')
ini_write_string('conta', 'email', 'a@b.c')
ini_close()
Ler uma variável:

Código:
ini_open('arquivo.ini')
email = ini_read_string('conta', 'email', 'não definido')
ini_close()
show_message(email)
Daí em diante depende de você.

PedroX

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