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Como funcionam os Shaders e como Utilizar texturas

em Sex 08 Nov 2013, 02:44
Queria saber pra que servem os Shaders e como utilizar texturas no GMS.

Thx
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Re: Como funcionam os Shaders e como Utilizar texturas

em Sex 08 Nov 2013, 07:12
Um shader+dados= material.
Dentro dos dados tem números, cores e texturas.
Por exemplo, um shader que usa 2 texturas ao mesmo tempo, uma por cima da outra. Você dá a ele os dados, 2 texturas, a cor do shader e pronto, você agora tem um material.

MAIS EU ACHO QUE NÃO EXISTE ISSO NO GAMEMAKER STUDIO!
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Re: Como funcionam os Shaders e como Utilizar texturas

em Sex 08 Nov 2013, 11:09
MAIS EU ACHO QUE NÃO EXISTE ISSO NO GAMEMAKER STUDIO!
Existe sim  até já postei um vídeo aqui mostrando isto. Dê uma olhada no Youtube pra ver funcionando no GMS.

alguns exemplos:
http://gmc.yoyogames.com/index.php?showtopic=586380
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Re: Como funcionam os Shaders e como Utilizar texturas

em Sex 08 Nov 2013, 12:43
Realmente , me impressionei, mais como faz pra colocar isso no gms?
Vi algumas coisas tão diferentes nos códigos:
uniform
varying
void main()
varying vec2 v_vTexcoord;
varying vec4 v_vColour;
Nunca vi essas coisas no GameMaker. Alguém pode explicar como faz isso?
(Eu acho que estamos falando de 3d não é mesmo?)
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Re: Como funcionam os Shaders e como Utilizar texturas

em Sex 08 Nov 2013, 15:59
No gms agora tem uma pasta específica onde você programa os shaders depois é só chamá-los em um evento draw, ou seja o que for desenhado alí vai seguir a programação, isto possibilita uma infinidade de efeitos nas texturas.

Procure no tech blog da Yoyo, eles fizeram uma longa matéria ensinando como shaders funcionam, baixando estes exemplos que do link acima já dá pra começar a entender apenas mudando alguns parâmetros.
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Re: Como funcionam os Shaders e como Utilizar texturas

em Sex 08 Nov 2013, 22:00
Interessante, no caso isto seria melhor chamado de Draw efect, mais não sou eu que atribuo nomes.

Mesmo assim eu não tenho GMS...o GameMaker 8 já foi caro.

Pelo menos acho que a pergunta do tópico foi respondida.
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Re: Como funcionam os Shaders e como Utilizar texturas

em Sab 09 Nov 2013, 20:52
Sim, vlw pela ajuda Happy
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Re: Como funcionam os Shaders e como Utilizar texturas

em Ter 12 Nov 2013, 13:34
Você não programa em GML, na verdade você faz "chamadas diretas" (Na verdade ainda é através de alguma biblioteca do SO... no Windows através do DirectX por exemplo) ao VDP do dispositivo.

Não é coisa pra iniciante.
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Re: Como funcionam os Shaders e como Utilizar texturas

em Ter 12 Nov 2013, 18:55
Reputação da mensagem: 100% (1 votos)
Achei até bem simples, fiz vários testes aqui e tudo funcionou bem. Dá pra criar efeitos muito bacanas.
Fiz alguma modificações no meu jogo Acquapearls, acrescentei alguns efeitos de ondulação nas texturas e ficou muito interessante e o melhor é que não pesa nada no processamento, fica com o mesmo fps de antes de colocar os shaders.

A parte ruim é que já descobri que existe incompatibilidade em alguns Androids, em dois aparelhos funcionou direitinho, mas em um LG dual core o background que tinha o efeito veio para o primeiro plano e tampou tudo, não encontrei maneira de resolver isto, então por enquanto vou usar somente em versões para windows.
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Re: Como funcionam os Shaders e como Utilizar texturas

em Seg 20 Jan 2014, 07:51
Quando alguém aprender, será que podem criar um tutorial?
Gostaria muito de aprender, porém seria mais fácil em pt-br XD
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Re: Como funcionam os Shaders e como Utilizar texturas

em Seg 20 Jan 2014, 09:17
exelente cascavelo, n tinha visto esse link antes.

eu usava shadders com opengl, entao nao foi mt dificil aprender a usar.

AKIRA
depois vou criar um tutorial explicando cada elemento e como usar para criar seus proprios efeitos.
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Re: Como funcionam os Shaders e como Utilizar texturas

em Seg 20 Jan 2014, 09:50
@Jiraya escreveu:exelente cascavelo, n tinha visto esse link antes.

eu usava shadders com opengl, entao nao foi mt dificil aprender a usar.

AKIRA
depois vou criar um tutorial explicando cada elemento e como usar para criar seus proprios efeitos.
mas há necessidade de usar shaders em jogos 2D?até onde conheço de shaders(quase nada) eles são visualmente mais efetivos em jogos 3D(mais ainda quando os projetos usam modelos 3D e não transformam sprites 2D em algo 3D)
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Re: Como funcionam os Shaders e como Utilizar texturas

em Seg 20 Jan 2014, 10:57
mas há necessidade de usar shaders em jogos 2D?
Necessidade não há, você vai utilizar somente para fazer efeitos que não conseguiria de outra maneira ou para economizar recursos e diminuir o tamanho do arquivo.  
Alguns exemplos:
No GM você consegue escurecer um sprite com a função image_blend, mas não há como deixar ele branco. Com o uso de um shader isto se torna possível.

Pra ondular um imagem (uma bandeira por exemplo) você teria duas opções: Faria vários desenho pra animar, aumentando bastante o tamanho do arquivo ou faria um código pra ler bit a bit a imagem o que seria bem lento. Utilizando um shader o efeito  é instantâneo e não pesa no processamento.

Dá uma olhada no meu jogo Marbles aqua pearls (versão windows), nele eu utilizei alguns shaders pra fazer a ilusão da água se movimentando, sem os shaders são teria como fazer aquilo.
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Re: Como funcionam os Shaders e como Utilizar texturas

em Seg 20 Jan 2014, 23:42
Não sabia que é possível utilizar Shader no GM.
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Re: Como funcionam os Shaders e como Utilizar texturas

em Ter 21 Jan 2014, 01:22
Se é necessário eu não sei, mas curti bastante os efeitos u.u
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