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gart30, Willy

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Não consigo fazer a nave inimiga atirar aleatoria

em Qui 07 Nov 2013, 12:25
Galera estou tentando fazer um jogo simples só pra relembrar alguns comandos do GM, mas não consigo lembrar uma maneira de fazer que a nave inimiga atire aleatoriamente.

Eu fiz o seguinte, fiz o obj_bala e o obj_inimigo, e consegui fazer que ele atirasse o obj_bala de 3 em 3 segundos(ou qualquer tempo que eu colocar), mas queria que esses três segundos fosse aleatórios.

Se puderem me ajudar, agradeço.
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Re: Não consigo fazer a nave inimiga atirar aleatoria

em Qui 07 Nov 2013, 13:58
No create da bala:

direction=random(360);

Lembre-se de botar um valor para a variável SPEED também, tipo:

speed=8;

Isso deve resolver.
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Re: Não consigo fazer a nave inimiga atirar aleatoria

em Sex 08 Nov 2013, 12:17
Cara não é isso. Ai ta fazendo a direção da bala ser aleatória, e isso eu não quero já que eu quero que a bala vai sempre para baixo. Eu quero que por exemplo a nave inimiga atire uma bala em ordem aleatória, mas claro sem demorar muito. Tipo: a bala atiro na posição x, x+2, x+1, x+5 e assim por diante, sem ser em lugares fixos.

Mas mesmo assim obrigado Very Happy
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Re: Não consigo fazer a nave inimiga atirar aleatoria

em Sex 08 Nov 2013, 12:33
deixa eu ver se entendi vo quer que a bala saia entre 3 segundos tipo alarm[0](choose(30,60,90)) é assim que falas?
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Re: Não consigo fazer a nave inimiga atirar aleatoria

em Sex 08 Nov 2013, 13:02
Ah, você quer que as balas tenham uma pequena variação no tiro, como se os projeteis se espalhassem...

Bom, no evento da criação do tiro, faça:
instance_create(x+(choose(-5,-3,-1,0,1,3,5)),y,obj);
Já que os tiros vão para baixo, então deve-se alterar a posição x. Se os tiros fossem pra horizontal, bastaria substituir o lugar do choose, colocando-o em y. Altere os números para alterar a variação. Você pode usar métodos alternativos ao choose, como random/irandom.

Amigo, tente formular melhor sua pergunta... Seu ultimo comentário dá a entender uma coisa totalmente diferente do primeiro...
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