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por Cerf Dom 26 Nov 2023, 12:01
Bug de colisão
3 participantes
Página 1 de 1
Bug de colisão
Boa noite pessoal! Estou enfrentando um grande pequeno problema e gostaria que vocês me dessem uma mão.
Meu personagem quando pula num bloco geralmente fica tudo certo, porem, quando quando ele encosta apenas a ponta da arma no bloco após um pulo, ele acaba travando.
Pra vocês terem uma ideia, ta ae o exe dele.
http://www.mediafire.com/download/wgya8mpmv3v5zrh/Jogo+v0.0.0.0.0.0.0.1.rar
Obs: Já consegui arruma alguns bugs, exceto esse da lanterna travar no bloco!
Meu personagem quando pula num bloco geralmente fica tudo certo, porem, quando quando ele encosta apenas a ponta da arma no bloco após um pulo, ele acaba travando.
Pra vocês terem uma ideia, ta ae o exe dele.
http://www.mediafire.com/download/wgya8mpmv3v5zrh/Jogo+v0.0.0.0.0.0.0.1.rar
Obs: Já consegui arruma alguns bugs, exceto esse da lanterna travar no bloco!
Re: Bug de colisão
Ola amigo, seria interessante mostrar o código usado para ajuda-lo.
WellingtonBecker- Games Ranking :
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Re: Bug de colisão
- Tó:
Espero que te ajude! Flws...
Re: Bug de colisão
- Código:
//Movimentos
if (place_free(x,y+1))
{gravity=0.5; noar=true;
} else
{gravity=0; noar=false;
}
//-----
if (keyboard_check_pressed(vk_space)) && ! (place_free(x,y+1))
{
vspeed=-7; noar=true; friction=0
}
if (vspeed>12)
vspeed=12;
if (keyboard_check(vk_left)) && ! (keyboard_check(vk_right)) && (place_free(x-5,y))
{x-=5; global.lado=0; andando=true; parado=false;
}
if (keyboard_check(vk_right)) && ! (keyboard_check(vk_left)) && (place_free(x+5,y))
{x+=5; global.lado=1; andando=true; parado=false;
if ! (keyboard_check(vk_left)) && ! (keyboard_check(vk_right))
}
//Sprites
if (noar==false)
{
if (andando=true) && (global.lado==1)
{
sprite_index=spr_Bruce_cd; mask_index=spr_Bruce_cd_mask
}
if (andando=true) && (global.lado==0)
{
sprite_index=spr_Bruce_ce; mask_index=spr_Bruce_ce_mask
}
if (andando==false) && (parado==true) && (global.lado==1)
{
sprite_index=spr_Bruce_pd; mask_index=spr_Bruce_pd_mask
}
if (andando==false) && (parado==true) && (global.lado==0)
{
sprite_index=spr_Bruce_pe; mask_index=spr_Bruce_pe_mask
}
}
else
{
if (vspeed<0) && (global.lado==1)
{
sprite_index=spr_Bruce_puld1; mask_index=spr_Bruce_puld1_mask
}
if (vspeed<0) && (global.lado==0)
{
sprite_index=spr_Bruce_pule1; mask_index=spr_Bruce_pule1_mask
}
if vspeed>1 && (place_free(x,y+2)) && (global.lado==1) {sprite_index=spr_Bruce_puld2; mask_index=spr_Bruce_puld2_mask}
if vspeed>1 && (place_free(x,y+2)) && (global.lado==0) {sprite_index=spr_Bruce_pule2; mask_index=spr_Bruce_pule2_mask}
}
//-----------------Cair
if y>room_height
{health=0}
Mais ou menos isso no movimento!
Re: Bug de colisão
Parece que o código do seu player esta bom. Cada bloco do jogo é um objeto ou tileset com objeto invisível?
WellingtonBecker- Games Ranking :
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Re: Bug de colisão
Acho que você não viu a minha mão.
Isso é problema na mask porque ela não é retangular, o que pode ser provado com o seguinte trecho de código:
if (vspeed<0) && (global.lado==1)
{
sprite_index=spr_Bruce_puld1;
mask_index=spr_Bruce_puld1_mask
}
Retire todos estes mask_index do seu código e coloque uma única máscara para este objeto. Lembre-se que ela deve ser lisa, ou seja, um retângulo e aplique no objeto nas configurações básicas do objeto (logo abaixo de onde se põe o parent).
Isso é problema na mask porque ela não é retangular, o que pode ser provado com o seguinte trecho de código:
if (vspeed<0) && (global.lado==1)
{
sprite_index=spr_Bruce_puld1;
mask_index=spr_Bruce_puld1_mask
}
Retire todos estes mask_index do seu código e coloque uma única máscara para este objeto. Lembre-se que ela deve ser lisa, ou seja, um retângulo e aplique no objeto nas configurações básicas do objeto (logo abaixo de onde se põe o parent).
Re: Bug de colisão
WellingtonBecker
Cada bloco que utilizo é um objeto com um parent invisivel.
Willy
Já tentei fazer isso, mas parece que não deu muito certo =s
Cada bloco que utilizo é um objeto com um parent invisivel.
Willy
Já tentei fazer isso, mas parece que não deu muito certo =s
Re: Bug de colisão
Será que você não pode passar sua engine para tentar desvendar o problema? Ficaria mais fácil.Dark Holy Devil escreveu:WellingtonBecker
Cada bloco que utilizo é um objeto com um parent invisivel.
WellingtonBecker- Games Ranking :
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Re: Bug de colisão
Consegui resolver o problema! Era o tamanho diferente das sprites, deixei todas num tamanho só, mesmo sobrando partes em algumas delas, depois removi os mask_index.WellingtonBecker escreveu:Será que você não pode passar sua engine para tentar desvendar o problema? Ficaria mais fácil.Dark Holy Devil escreveu:WellingtonBecker
Cada bloco que utilizo é um objeto com um parent invisivel.
Muitíssimo obrigado pela a ajuda de vocês!
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