[Resolvido](ajuda) multiplo salvamentos e carregamentos

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Resolvido [Resolvido](ajuda) multiplo salvamentos e carregamentos

Mensagem por tomxope em Ter 15 Out 2013, 06:04

OlÁ pessoa! estou a fazer um jogo, quase em fase final, na verdade ja estaria em fase final si nao fosse essa mente cheia de ideia q nao para de dar ideia nova que depois nao sabe ao certo como transformar ideias em realidade. por isso estou aqui para que voces me ajudam, nem que for indicando tutoriais ou umas paginas para ler na documentação do game maker 8, qualquer ajuda. a minha nova ideia surgiu ao observar os meus irmãos a jogarem. um começou o jogo, depois salvou. veio o outro o mas novo continuou o jogo do outro, gastou os recursos, como dinheiro e depois salvou. quando o que salvou primeiro veio, ficou chatiado porque tinha que continuar o jogo do jeito que nao queria. Ai pensei: "visto que o meu jogo demorará um tempão para terminar a missão, ele tem que ter um sistema de salvamento, claro. E si eu criar varios sistema de salvamento? tipo:O jogo começa pedido o nome do usuario, ele escreve o nome e joga. Quando salva o jogo salva com o nome do usuario, ex: toni. si no mesmo pc vir outra pessoa jogar, ele clica em novo jogo e tambem escreve o nome, depois salva com o nome de usuario que ele escreveu, ex: tomxope. Quando um deles quiser continuar jogando, é so escolher o nome dele e pronto. continua onde parou.. por exemplo: quando tomxope parou estava a fase 3 entao ao clicar em tomxope, começa da ase 3, quando oi salvou estava na fase 5, ao clicar em toni, começa na fase 5 e assim continuamente. Alguem sabe como fazer isso? nao me lembro de ter visto em nenhum jogo de pc, mas on-line já. normalmente tudo e salvado no mesmo arquivo apagando os ultimos dados guardado.

Última edição por tomxope em Ter 15 Out 2013, 08:35, editado 1 vez(es) (Razão : nem eu conseguia ler o que escrevi.)

tomxope

Número de Mensagens : 48
Reputação : 0
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 0

Resolvido Re: [Resolvido](ajuda) multiplo salvamentos e carregamentos

Mensagem por fredcobain em Ter 15 Out 2013, 09:35

Vc está usando o GM8 ou o GM8.1, certo ?

Então ficou fácil.

No início do jogo, crie uma variável para cadastrar o nome do jogador tipo global.player_name.

Depois, vc vai pedir pro usuário entrar com o nome:

Ex:
global.player_name=get_string("Digite o seu nome","jogador");

Pra fazer uma graça, vc ainda pode deixar o nome do player na caption (janela) do jogo:

room_caption = global.player_name;

Aí sempre que vc for salvar ou carregar um jogo, vc vai passar como parâmetro essa mesma variável.

Ex:

game_save(global.player_name); (para salvar)

e

game_load(global.player_name); (para carregar)

Assim, ninguém vai salvar no jogo do outro.

fredcobain

Ranking : Sem avaliações
Número de Mensagens : 691
Reputação : 162
Prêmios

Mensagem por PedroX em Ter 15 Out 2013, 10:04

Isso é comum em consoles. Para começar, sugiro que leia:

http://wiki.yoyogames.com/index.php/Game_save

Ao clicar em Novo Jogo, devemos pegar o nome do jogador e escrever num arquivo, para que saibamos que jogadores existem:
Código:
global.jogador = get_string('Digite seu nome:', '');

file_open_write('jogadores.txt')
file_write_string(global.jogador)
file_writeln()
file_close()
Depois, precisamos criar um objeto (objCriaSlot) e colocá-lo numa room, que será onde escolheremos que slot vamos carregar.

Create
Código:
file_open_read('jogadores.txt');
while(!file_eof())
{
c = instance_create(280, 200, objSlot);
c.nome = file_read_string();
file_readln();
}
file_close();
Você precisa criar o objSlot e colocar no Create nome="". No Draw, precisa colocar para desenhar o valor da variável nome. Ao clicar nesse objeto, a variável global.jogador deverá receber o valor da variável nome e deve ser carregado o jogo com o valor dela (game_load(nome)).

Ao salvar:
Código:
game_save(global.jogador);
Basicamente é isso.

PedroX

Ranking : Nota C
Número de Mensagens : 6034
Notas recebidas : C+B
Reputação : 286
Prêmios
   :
   :
   :

Mensagem por tomxope em Qua 16 Out 2013, 20:01

Resolvido! obrigadao aos dois! por enquanto usei a imformação do fredcobain, por ser simples e da um ar de palavra passe, tipo: eu clico em continuar e me pede para colocar o nome, outra pessoa nao pode continuar o meu jogo si não saber o meu nome de usuario. por outro lado, alem de ainda estar a ter uns errinhos (eu é que nao estou a entender bem) mas ja estou arrumar, já deu pra ver que a pessoa que está a jogar ou quer jogar so tera que escolher um lot que pode nao ser o dele e continuar o jogo, o que nao é viavel. agora vou usar a ideia do fredcobain e emprementar no meu sistema de salvamento e carregamento que usa arquivo ini, e pra isso terei que aproveitar tb a resposta do pedrox. Fiz uma tradução literal do link q postes valeu pedrox. obrigadão aos dois e podem trancar o topico.

Tópico trancado.

tomxope

Número de Mensagens : 48
Reputação : 0
Prêmios

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 19:17

Conteúdo patrocinado