[Tutorial]Menu rotatório.

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[Tutorial]Menu rotatório.

Mensagem por PedroSilva em Qua 09 Out 2013, 18:07

Título: Menu rotatório
Versão do GM: Gm 8 pro, Gm: S Stadert ou superior
Dificuldade: Fácil
Link para download da Engine: baixe clicando aqui.
Requer Extensões: Não
Requer DLLs: Não
Tags: Menu, Rotatório, Gm: s, Gm 8 pro

Primeiramente baixe essas imagem aqui como exemplo para o tutorial, baixe clicando aqui.

Bom agora que já fez download vamos continuar, crie um objeto chamado "obj_menu" e em seguida faça isso:

CREATE
Código:

global.menu = 0//Declaramos variável global.menu com o valor 0
Aqui nós vamos desenhar os icone, fazer ação ao clicar nele e desenhar o que ele é, ex: Loja
DRAW
Código:

if global.menu = 0// Menu 0 = Batalhar
{
draw_sprite(sprite0,0,288,160);//Menu selecionado imagem: Batalhar
draw_sprite(sprite0,1,324,208);//Mochila
draw_sprite(sprite0,3,252,208);//Sair
draw_sprite(sprite0,2,288,256);//Loja

draw_text(275,142,"Batalhar")//Desenha texto na tela
if keyboard_check_pressed(vk_enter){show_message('Hora de Batalhar');}//Ação
}

if global.menu = 1// Menu 1 = Mochila
{
draw_sprite(sprite0,1,288,160);//Menu selecionado imagem: Mochila
draw_sprite(sprite0,2,324,208);//Loja
draw_sprite(sprite0,0,252,208);//Batalhar
draw_sprite(sprite0,3,288,256);//Sair

draw_text(275,142,"Mochila")//Desenha texto na tela
if keyboard_check_pressed(vk_enter){show_message('MOCHILA');}//Ação
}

if global.menu = 2// Menu 2 = loja
{
draw_sprite(sprite0,2,288,160);//Menu selecionado imagem: loja
draw_sprite(sprite0,3,324,208);//Sair
draw_sprite(sprite0,1,252,208);//Mochila
draw_sprite(sprite0,0,288,256);//Batalhar

draw_text(275,142,"Loja")//Desenha texto na tela
if keyboard_check_pressed(vk_enter){show_message('LOJA');}//Ação
}

if global.menu = 3// Menu 3 = Sair
{
draw_sprite(sprite0,3,288,160);//Menu selecionado imagem: sair
draw_sprite(sprite0,0,324,208);//Batalhar
draw_sprite(sprite0,2,252,208);//Loja
draw_sprite(sprite0,1,288,256);//Mochila

draw_text(275,142,"Sair")//Desenha texto na tela
if keyboard_check_pressed(vk_enter){game_end();}//Ação (já tem de sair)
}

/*LEGENDA SPRITES SUBIMAGES
0 - Batalhar
1 - Mochila
2 - Loja
3 - Sair
Agora vamos fazer que o nosso Menu Rotaciona.
Keyboard Pressed --> Left
Código:

global.menu -= 1;//Faz nosso menu rotacionar >

if global.menu = -1//Se a variável global.menu for 1 negativo
{global.menu = 0}//Global.menu fica 0(Batalhar)
Keyboard Pressed --> Rigth
Código:

global.menu += 1;//Faz nosso menu rotacionar <

if global.menu = 4//Se a variável global.menu for 4
{global.menu = 3}//Global.menu fica 3(Sair)
Agora coloque o objeto em uma room e teste seu jogo.

flw

PedroSilva

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Re: [Tutorial]Menu rotatório.

Mensagem por Bruno_13 em Sex 11 Out 2013, 08:37

parabéns bem legal

Bruno_13

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