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ajuda com instance_create(randomx/y)

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Mensagem por Jimkim000 Seg 14 Out 2013, 13:36

gente, eu estou com umm projeto, e ja quero publicar o primeiro beta dele aqui no forum, com a primeira fase possivelmente completa, mas ainda falta uma coisa, eu queria que aparecesse 8 inimgos em lugares aleatórios do mapa, consegui criando um obj(chamei de medusaheadroom) e coloquei no create dele o script:
repeat(Cool
instance_create(random(300), random(350), obj_greenslime)

deu certo, mas eu criei uma barra de status (Vida, Score, etc.) e não sei como fazer ele apareçer em baixo dela,sempre ficam alguns bem em cima D:(a barra cobre 62pxls, está na parte de cima da room, que tem 337x382) e as vezes em cima de certos objs, mesmo eles sendo Sólidos, como ajeitar isso?

também tenho outra pergunta, menos importante: é possivel criar um sistema de DLCs? pois assim não seria preciso baixar todas as atualizações só pra ter uma room nova,alguns objs e sprites né(pretendo criar varias "rooms", eu estou com um projeto ambicioso :3 hehe)
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Mensagem por Jimkim000 Seg 14 Out 2013, 13:38

Jimkim000 escreveu:gente, eu estou com umm projeto, e ja  quero publicar o primeiro beta dele aqui no forum, com a primeira fase possivelmente completa, mas ainda falta uma coisa, eu queria que aparecesse 8 inimgos em lugares  aleatórios do mapa, consegui criando um obj(chamei de medusaheadroom) e coloquei no create dele o script:
Código:
repeat(8 )
instance_create(random(300), random(350), obj_greenslime)
)

deu certo, mas eu criei uma barra de status (Vida, Score, etc.) e não sei como fazer ele apareçer em baixo dela,sempre ficam alguns bem em cima D:(a barra  cobre 62pxls, está na parte de cima da room, que tem 337x382) e as vezes em cima de certos objs, mesmo eles sendo Sólidos, como ajeitar isso?

também tenho outra pergunta, menos importante: é possivel criar um sistema de DLCs? pois assim não seria preciso baixar todas as atualizações só pra ter uma room nova,alguns objs e sprites né(pretendo criar varias "rooms", eu estou com um projeto ambicioso :3 hehe)
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Mensagem por mZIl Seg 14 Out 2013, 13:44

A função "random" pode receber dois argumentos, se ela receber apenas um ela irá randomizar um número entre 0 e o número desse argumento. Se ele receber 2, será um número entre esses dois argumentos. Ex: "random(120, 344)" irá randomizar um número entre 120 e 344.

O seu ficaria algo do tipo "random(300), random(62, 350)", para randomizar as posições X e Y.
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Mensagem por Jimkim000 Seg 14 Out 2013, 13:51

já tentei :/ sempre aparece
"FATAL ERROR in
action number 1
of Create Event
for object medusaeheadroom:

COMPILATION ERROR in code action
Error in code at line 2:
instance_create(random(300), random(64, 350), obj_greenslime)
^
at position 45: Wrong number of arguments to function or script."

já tentei por (random.x(300), random.y(64, 35) mas dá o mesmo erro

ps: T-T não to conseguindo apagar aquela citação, sempre vai pra editar, afe
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Mensagem por fredcobain Seg 14 Out 2013, 14:30

instance_create(random(300), random(286)+64, obj_greenslime)
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Mensagem por Jimkim000 Seg 14 Out 2013, 19:28

na primeira vez dá certo cara :/ mas quando eles renascem, voltam a aparecer lá em cima...
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Mensagem por fredcobain Seg 14 Out 2013, 20:51

Deve ser pq os sprites não estão alinhados. Centralize a origem deles (x e y) e depois vá fazendo testes aumentando o valor fixo (64) para números maiores até ficar bom.
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Mensagem por Jimkim000 Ter 15 Out 2013, 18:09

heuheueh deu certo \o/ eu só precisava adicionar o +64 no obj do slime xD vlw vlw
~ponho agradecimentos a vc no game, okay?, me ajudou bastante~
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Mensagem por fredcobain Ter 15 Out 2013, 18:26

Show! É sempre um prazer ajudar!
=)
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Mensagem por itarodrigo Ter 15 Out 2013, 23:50

mZIl escreveu:A função "random" pode receber dois argumentos, se ela receber apenas um ela irá randomizar um número entre 0 e o número desse argumento. Se ele receber 2, será um número entre esses dois argumentos. Ex: "random(120, 344)" irá randomizar um número entre 120 e 344.

O seu ficaria algo do tipo "random(300), random(62, 350)", para randomizar as posições X e Y.
Não sei se você confundiu, mas eu aprendi que pra usar dois argumentos no random, tem que usar random_range(N1,N2), o random aceita apenas um argumento.

Caso eu esteja errado, desconsidere o post.
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Mensagem por mZIl Qua 16 Out 2013, 00:11

itarodrigo escreveu:
mZIl escreveu:A função "random" pode receber dois argumentos, se ela receber apenas um ela irá randomizar um número entre 0 e o número desse argumento. Se ele receber 2, será um número entre esses dois argumentos. Ex: "random(120, 344)" irá randomizar um número entre 120 e 344.

O seu ficaria algo do tipo "random(300), random(62, 350)", para randomizar as posições X e Y.
Não sei se você confundiu, mas eu aprendi que pra usar dois argumentos no random, tem que usar random_range(N1,N2), o random aceita apenas um argumento.

Caso eu esteja errado, desconsidere o post.
Sim eu me confundi, em muitas linguagens o random funciona com 2 argumentos que dão os limites já na função. Me desculpe pelo erro :/
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