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ajuda com instance_create(randomx/y)
4 participantes
Página 1 de 1
ajuda com instance_create(randomx/y)
gente, eu estou com umm projeto, e ja quero publicar o primeiro beta dele aqui no forum, com a primeira fase possivelmente completa, mas ainda falta uma coisa, eu queria que aparecesse 8 inimgos em lugares aleatórios do mapa, consegui criando um obj(chamei de medusaheadroom) e coloquei no create dele o script:
repeat(
instance_create(random(300), random(350), obj_greenslime)
deu certo, mas eu criei uma barra de status (Vida, Score, etc.) e não sei como fazer ele apareçer em baixo dela,sempre ficam alguns bem em cima D:(a barra cobre 62pxls, está na parte de cima da room, que tem 337x382) e as vezes em cima de certos objs, mesmo eles sendo Sólidos, como ajeitar isso?
também tenho outra pergunta, menos importante: é possivel criar um sistema de DLCs? pois assim não seria preciso baixar todas as atualizações só pra ter uma room nova,alguns objs e sprites né(pretendo criar varias "rooms", eu estou com um projeto ambicioso :3 hehe)
repeat(
instance_create(random(300), random(350), obj_greenslime)
deu certo, mas eu criei uma barra de status (Vida, Score, etc.) e não sei como fazer ele apareçer em baixo dela,sempre ficam alguns bem em cima D:(a barra cobre 62pxls, está na parte de cima da room, que tem 337x382) e as vezes em cima de certos objs, mesmo eles sendo Sólidos, como ajeitar isso?
também tenho outra pergunta, menos importante: é possivel criar um sistema de DLCs? pois assim não seria preciso baixar todas as atualizações só pra ter uma room nova,alguns objs e sprites né(pretendo criar varias "rooms", eu estou com um projeto ambicioso :3 hehe)
Jimkim000- Data de inscrição : 25/07/2009
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Re: ajuda com instance_create(randomx/y)
Jimkim000 escreveu:gente, eu estou com umm projeto, e ja quero publicar o primeiro beta dele aqui no forum, com a primeira fase possivelmente completa, mas ainda falta uma coisa, eu queria que aparecesse 8 inimgos em lugares aleatórios do mapa, consegui criando um obj(chamei de medusaheadroom) e coloquei no create dele o script:)
- Código:
repeat(8 )
instance_create(random(300), random(350), obj_greenslime)
deu certo, mas eu criei uma barra de status (Vida, Score, etc.) e não sei como fazer ele apareçer em baixo dela,sempre ficam alguns bem em cima D:(a barra cobre 62pxls, está na parte de cima da room, que tem 337x382) e as vezes em cima de certos objs, mesmo eles sendo Sólidos, como ajeitar isso?
também tenho outra pergunta, menos importante: é possivel criar um sistema de DLCs? pois assim não seria preciso baixar todas as atualizações só pra ter uma room nova,alguns objs e sprites né(pretendo criar varias "rooms", eu estou com um projeto ambicioso :3 hehe)
Jimkim000- Data de inscrição : 25/07/2009
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Re: ajuda com instance_create(randomx/y)
A função "random" pode receber dois argumentos, se ela receber apenas um ela irá randomizar um número entre 0 e o número desse argumento. Se ele receber 2, será um número entre esses dois argumentos. Ex: "random(120, 344)" irá randomizar um número entre 120 e 344.
O seu ficaria algo do tipo "random(300), random(62, 350)", para randomizar as posições X e Y.
O seu ficaria algo do tipo "random(300), random(62, 350)", para randomizar as posições X e Y.
mZIl- Data de inscrição : 10/07/2013
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Re: ajuda com instance_create(randomx/y)
já tentei :/ sempre aparece
"FATAL ERROR in
action number 1
of Create Event
for object medusaeheadroom:
COMPILATION ERROR in code action
Error in code at line 2:
instance_create(random(300), random(64, 350), obj_greenslime)
^
at position 45: Wrong number of arguments to function or script."
já tentei por (random.x(300), random.y(64, 35) mas dá o mesmo erro
ps: T-T não to conseguindo apagar aquela citação, sempre vai pra editar, afe
"FATAL ERROR in
action number 1
of Create Event
for object medusaeheadroom:
COMPILATION ERROR in code action
Error in code at line 2:
instance_create(random(300), random(64, 350), obj_greenslime)
^
at position 45: Wrong number of arguments to function or script."
já tentei por (random.x(300), random.y(64, 35) mas dá o mesmo erro
ps: T-T não to conseguindo apagar aquela citação, sempre vai pra editar, afe
Jimkim000- Data de inscrição : 25/07/2009
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Re: ajuda com instance_create(randomx/y)
instance_create(random(300), random(286)+64, obj_greenslime)
fredcobain- Games Ranking :
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Re: ajuda com instance_create(randomx/y)
na primeira vez dá certo cara :/ mas quando eles renascem, voltam a aparecer lá em cima...
Jimkim000- Data de inscrição : 25/07/2009
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Re: ajuda com instance_create(randomx/y)
Deve ser pq os sprites não estão alinhados. Centralize a origem deles (x e y) e depois vá fazendo testes aumentando o valor fixo (64) para números maiores até ficar bom.
fredcobain- Games Ranking :
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Re: ajuda com instance_create(randomx/y)
heuheueh deu certo \o/ eu só precisava adicionar o +64 no obj do slime xD vlw vlw
~ponho agradecimentos a vc no game, okay?, me ajudou bastante~
~ponho agradecimentos a vc no game, okay?, me ajudou bastante~
Jimkim000- Data de inscrição : 25/07/2009
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Re: ajuda com instance_create(randomx/y)
Não sei se você confundiu, mas eu aprendi que pra usar dois argumentos no random, tem que usar random_range(N1,N2), o random aceita apenas um argumento.mZIl escreveu:A função "random" pode receber dois argumentos, se ela receber apenas um ela irá randomizar um número entre 0 e o número desse argumento. Se ele receber 2, será um número entre esses dois argumentos. Ex: "random(120, 344)" irá randomizar um número entre 120 e 344.
O seu ficaria algo do tipo "random(300), random(62, 350)", para randomizar as posições X e Y.
Caso eu esteja errado, desconsidere o post.
itarodrigo- Data de inscrição : 28/08/2010
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Re: ajuda com instance_create(randomx/y)
Sim eu me confundi, em muitas linguagens o random funciona com 2 argumentos que dão os limites já na função. Me desculpe pelo erro :/itarodrigo escreveu:Não sei se você confundiu, mas eu aprendi que pra usar dois argumentos no random, tem que usar random_range(N1,N2), o random aceita apenas um argumento.mZIl escreveu:A função "random" pode receber dois argumentos, se ela receber apenas um ela irá randomizar um número entre 0 e o número desse argumento. Se ele receber 2, será um número entre esses dois argumentos. Ex: "random(120, 344)" irá randomizar um número entre 120 e 344.
O seu ficaria algo do tipo "random(300), random(62, 350)", para randomizar as posições X e Y.
Caso eu esteja errado, desconsidere o post.
mZIl- Data de inscrição : 10/07/2013
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