[Tutorial]Barra de vida personalizada!

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[Tutorial]Barra de vida personalizada!

Mensagem por Stickman em Sex 04 Out 2013, 22:23

Nome: Barra de Vida Personalizada  
Nível: Iniciante
Descrição: Bom nesse tutorial vou ensinar como criar uma barra personaliza do jeito que você quer de uma maneira bem fácil.

Iniciando, primeiro crie um novo projeto depois vamos criar uma sprite que ira corresponder a nossa barra. Na minha barra de vida vou dividir em 6 parte cada uma correspondendo ha um certo valor da vida, tipo assim vida é igual a 100 então vou fazer uma sub imagem para {0%, 20%, 40%, 60%, 80% e 100%}, veja aqui abaixo com fazer.


Então 0% sera a imagem limpa, como ficara a sprite.


Cada sub imagem correspondera aos seguintes valores.
100% sera = image0
80% sera = image1
60% sera = image2
40% sera = image3
20% sera = image4
0% sera = image5

Agora vamos começar a programar primeiro crie um um objeto vou colocar o nome do meu de Obj_Barra e coloque a sprite da barra, agora vamos no evento create e vou colocar o valor da vida, vou usar uma variável global que é: Health e vou colocar o valor 100, mas para imagem não ficar mudando de sub imagens vou colocar a velocidade da imagem igual a 0.

Código:
health = 100
image_speed = 0
Agora no evento step, vamos fazer como que dependendo do valor de health mudara a sub imagem por exemplo,se health for igual a 32 a imagem index sera a  image3, pois image3 fica num valor entre 21 a 40.

Código:
if health = 0 {image_index = 5}
//se health for igual a 0 a imagem index sera igual a 5

if health >0 and health <= 20 {image_index = 4}
// se health for um valor maior que 0 e menor ou igual a 20 a image index sera igual a 4

if health >21 and health <= 40 {image_index = 3}
// se health for um valor maior que 21 e menor ou igual a 40 a image index sera igual a 3

if health >41 and health <= 60 {image_index = 2}
// se health for um valor maior que 41 e menor ou igual a 60 a image index sera igual a 2

if health >61 and health <= 80 {image_index = 1}
// se health for um valor maior que 61 e menor ou igual a 80 a image index sera igual a 1

if health >81 and health <= 100 {image_index = 0}
// se health for um valor maior que 81 e menor ou igual a 100 a image index sera igual a 0
Vamos colocar mais isso só no step para que health não passe de 100 e nem de 0.

Código:
if health = 0 room_restart()// Se health for igual a 0 a room reiniciara
if health > 100 {health = 100} // se health for maior que 100 sera igual a 100
Ja esta tudo pronto, falta só fazer algo para testar se esta funcionado tipo um sistema para aumenta e diminuir a vida então você coloca um "A" para diminuir e "S" para aumentar. Então vou colocar o evento:
press A-key
Código:
health += -10// Sera diminuido 10 de health
press A-key
Código:
health += 10// Sera aumentado 10 de health
Pronto Crie uma room e coloque o Obj_Barra, Veja o resultados que você pode ter.


Bom gente esse foi meu tutorial espero que gostem se te ajudei da uma joinha o/

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Re: [Tutorial]Barra de vida personalizada!

Mensagem por RickySigma em Sab 05 Out 2013, 06:55

Cara muito bacana o tutorial, simples de entender e muito pratico parabéns Happy

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Re: [Tutorial]Barra de vida personalizada!

Mensagem por Stickman em Sab 05 Out 2013, 12:20

Obrigado, é bom saber que alguém gostou.
Flws! :C:

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Re: [Tutorial]Barra de vida personalizada!

Mensagem por PedroSilva em Sab 05 Out 2013, 13:01

Muito bom seu tutorial, ficou fácil de entender, alem de ta todos códigos explicado.

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Re: [Tutorial]Barra de vida personalizada!

Mensagem por Stickman em Ter 08 Out 2013, 14:36

Vlw! :C:

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Re: [Tutorial]Barra de vida personalizada!

Mensagem por Bruno_13 em Sab 19 Out 2013, 10:40

muito bom, mais seria mais faciu com este codigo
draw_sprite(health_sprite,health/10,x,y)
ai, nao precisaria escrever isto tudo, e seria mais faciu
Happy

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Re: [Tutorial]Barra de vida personalizada!

Mensagem por TitaniaLilith em Qua 13 Nov 2013, 18:26

Vlw cara, ajudou muito Happy

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Re: [Tutorial]Barra de vida personalizada!

Mensagem por Super Games em Qua 13 Nov 2013, 18:39

Muito bom o tutorial, ficou muito organizado e explicado.
Só achei que alguns erros podem confundir a cabeça de quem está lendo, como:
Stickman escreveu:então você coloca um "A" para diminuir e "S" para aumentar. Então vou colocar o evento:
press A-key
Código:
health += -10// Sera diminuido 10 de health
press A-key
Código:
health += 10// Sera aumentado 10 de health
Se "A" serve para diminuir e "S" para aumentar, porque está dizendo para também coloca no evento da tecla "A" para diminuir 10 de health, sendo que para diminuir é com a tecla "S"?
Mas emfim, um ótimo tutorial, vai ajudar bastante a quem quer fazer uma barra de vida personalizada. flw

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Re: [Tutorial]Barra de vida personalizada!

Mensagem por Stickman em Sab 16 Nov 2013, 20:09

Vlw sorrindo!
Isso ta meio confuso rs.

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Re: [Tutorial]Barra de vida personalizada!

Mensagem por Pedrin72 em Seg 20 Jan 2014, 01:29

Mais e pra seguir a view?

Ó que burrice a minha pra seguir view é só colocar no evento step da barra

Código:

x = view_xview[0] + 110;
y = view_yview[0] + 20;


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Re: [Tutorial]Barra de vida personalizada!

Mensagem por Zero. em Seg 20 Jan 2014, 01:57

Eu acho que poderia trocar isso :
Código:
if health = 0 {image_index = 5}
//se health for igual a 0 a imagem index sera igual a 5

if health >0 and health <= 20 {image_index = 4}
// se health for um valor maior que 0 e menor ou igual a 20 a image index sera igual a 4

if health >21 and health <= 40 {image_index = 3}
// se health for um valor maior que 21 e menor ou igual a 40 a image index sera igual a 3

if health >41 and health <= 60 {image_index = 2}
// se health for um valor maior que 41 e menor ou igual a 60 a image index sera igual a 2

if health >61 and health <= 80 {image_index = 1}
// se health for um valor maior que 61 e menor ou igual a 80 a image index sera igual a 1

if health >81 and health <= 100 {image_index = 0}
// se health for um valor maior que 81 e menor ou igual a 100 a image index sera igual a 0

por isso :
Código:
image_index = ceil(health/20)

E inverter as posições das subimagens:
100% = subimagem 5
80% = subimagem 4
60% = subimagem 3
40% = subimagem 2
20% = subimagem 1
0% = subimagem 0

E pra seguir a view pondo o x do obj fica na view, vai haver um delay ao mover a view então o correto seria por em um evento draw o seguinte :
Código:
draw_sprite(sprite_da_barra,ceil(health/20),view_xview+110,view_yview+20)

Espero que ajude ;)

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Re: [Tutorial]Barra de vida personalizada!

Mensagem por Yan em Sex 20 Jun 2014, 11:31

cara,o meu jogo é de dois player,quando a vida chega a 20 não sai mais,e o outro quando chega a 10 não sai,pq? pale 

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Re: [Tutorial]Barra de vida personalizada!

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