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Sistema de mascara como nos programas da Adobe

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Sistema de mascara como nos programas da Adobe

Mensagem por irlansn em Sex 04 Out 2013, 21:02

FALA PESSOAL! tudo bom com vc, tenho andando meio longe do fórum, muita trabalho Sad?
Bom,
Queria saber se é possível criar o mesmo efeito de mascara presente nos programas da Adobe, dentro do GM. Aqui uma imagem pra ilustra melhor:


Então basicamente seria usado 2 sprites uma como mascara e a outras para ser mascarada. A mascara é uma imagem preto e branco, onde o branco é 100% invisível e o preto é 0% invisível.
O ideal, seria poder definir uma mascara e decidir o que irá dentro dela. Pois queria usar um draw_rectangle, algo como:
Código:
id_mask=mask_create(spr_mask)
mask_element_add(id_mask,"draw_rectangle(10,10,30,30,true)")
mask_element_add(id_mask,"draw_sprite(sprite_index,image_index,0,0)")
draw_mask(x,y,mask)
É bem provável que não seja possível como desejo. mas o que for, já ajuda Very Happy

PS: não posso usar dll, estou com o GMS e é pra iOS o game.

Agradeço desde já flw
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Re: Sistema de mascara como nos programas da Adobe

Mensagem por luiz_eldorado em Sab 05 Out 2013, 14:05

Cara, você é um dos poucos que realmente vai usar essa função pra algo útil!

Código:
sprite_set_alpha_from_sprite(ind,spr);
No ind você coloca a sprite original, e no spr coloca a máscara. Funciona do mesmo jeito, ele vai mudar o canal alpha da sprite de acordo com o nível de branco da outra.

Lembre-se que isso não pode ser desfeito, então é melhor criar uma cópia da sprite com sprite_duplicate ou algo assim.
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