RESOLVIDO tela de seleçao

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60% RESOLVIDO tela de seleçao

Mensagem por glaysonmestre em Ter 01 Out 2013, 23:06

tentei fazer uma tela de seleçao  estou começando eu ja consigo fazer o cursor de escolha ir no adon depois voltar para o ryu  mas quando vou fazer o terceiro movimento nao da certo alguem sabe explicar por que


Código:
if keyboard_check_pressed(frente) and x=137 {x+=19
 sprite_index=spr_P1adon}
 
if keyboard_check_pressed(tras) and x=156 {x-=19
sprite_index=spr_P1ryu}


quando coloco esse terceiro codigo para ir para a chunli nao funciona ele sai do ryu e vai para o meio da chunli e do adon e nao volta mais fica la if keyboard_check_pressed(frente) and x=156 {x+=19
sprite_index=spr_P1chunli}


Última edição por glaysonmestre em Qua 02 Out 2013, 20:15, editado 1 vez(es)

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Mensagem por fredcobain em Qua 02 Out 2013, 00:05

cara, eu penso que dessa forma vc esteja complicando...
acho que pra esse tipo de "movimentação" vc deve usar o move_snap.

Ex:

move_snap(19, 19);

Dá uma estudada nessa função e faça os testes que vc vai conseguir desembolar.

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Mensagem por glaysonmestre em Qua 02 Out 2013, 00:56

esse jeito nao vai dar certo por q os movimentos tem q mudar sempre por q aquele quadrinho p1 ele e animado e para cada personagem tem um diferente por q os tamanhos sao diferetes

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Mensagem por fredcobain em Qua 02 Out 2013, 09:47

Uma coisa não impede outra, vc pode usar um array de 2 dimensões pra controlar linhas e colunas, e assim trocar a sprite do p1

A teoria está nesse tudo:
http://gmbr.forumeiros.com/t14235-tutorial-arrays

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Mensagem por glaysonmestre em Qua 02 Out 2013, 16:27

muito complexo para mudar apenas os quadradinhos de lugar
nao consegui pegar

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Mensagem por ruben.23 em Qua 02 Out 2013, 16:32

aí é mais fácil do que tirar doce de criança! se a imagem toda é um unico esprite, que tem vários frames e cada frame o quadrinho vermelho muda! São 18 frames no caso num é? 
a solução é essa um sprite animado com 18 frames, cada frame o quadro de seleção se adianta entendeu?
assim é mais fácil do que vc fazer o quadro de seleção separado! daí e só programar! qualquer dúvida postae e se quizer eu te mando um exemplo pra vc entender melhor! falow!


Última edição por ruben.23 em Qua 02 Out 2013, 16:38, editado 1 vez(es)

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Mensagem por AlexBosquin em Qua 02 Out 2013, 16:36

cara se vc quer usar esse codigo que vc criou no seu estilo é so fazer isso

codigo que vc criou
Código:
if keyboard_check_pressed(tras) and x=156 {x-=19
sprite_index=spr_P1ryu}
Implementando:
Código:
if keyboard_check_pressed(frente) && spr_index=spr_charatual then {x+=19
sprite_index=spr_proximochar}

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Mensagem por ruben.23 em Qua 02 Out 2013, 16:41

Use esse codigo no step do objeto de tela de seleção:
Código:
if(keyboard_check_pressed(vk_down))
{if(image_index=17){image_index=0}
else
{image_index+=1}}

if (keyboard_check_pressed(vk_up))
{if (image_index=3){image_index=0}
else
{image_index-=1}}

if (image_index = 0)
{
if (keyboard_check(vk_enter))
{
room_goto(play)
}
}
é só um exemplo é claro! alí entre parenteses"
{
room_goto(play)
}
}
" vc deve adaptar o codigo que cria o personagem selecionado!

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Mensagem por Isaque Onix em Qua 02 Out 2013, 17:32

Na minha opinião, você deve mesmo usar arrays... é mais facil de usar do que parece! você pode armazenar os dados assim:


Create Event:

Posicao=0

Menu[0,0]='Ryu'
Menu[0,1]=100//Posição x na room
Menu[0,2]=100//Posição y na room

Menu[1,0]='Outro...'
Menu[1,1]=200//Posição x na room
Menu[1,2]=100//Posição y na room

Menu[2,0]='Outro...1'
Menu[2,1]=100//Posição x na room
Menu[2,2]=200//Posição y na room

Menu[3,0]='Outro...2'
Menu[3,1]=200//Posição x na room
Menu[3,2]=200//Posição y na room


Step event:

if(keyboard_check(vk_left)){
if(Posicao=0){Posicao=3}else{Posicao-=1}
}
if(keyboard_check(vk_right)){
if(Posicao=3){Posicao=0}else{Posicao+=1}
}


Draw event:

draw_sprite(spr_Selecionador,image_index,Menu[Posicao,1],Menu[Posicao,2])
)

é um exemplo simples e eu fiz de cabeça, mais acredito que funciona.. flwz

[edit] erro meu :s concertado

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Mensagem por fredcobain em Qua 02 Out 2013, 17:50

Isaque Onix escreveu:Na minha opinião, você deve mesmo usar arrays... é mais facil de usar do que parece! você pode armazenar os dados assim:
Exatamente.

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Mensagem por glaysonmestre em Qua 02 Out 2013, 20:14

ta meio q resolvido usei um pouco de cada ideia

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Mensagem por Isaque Onix em Qua 02 Out 2013, 22:33

Seria legal de sua parte dar um Joinha a quem te ajudou

Ps: se for me dar dê ao fredcobain, só usei a ideia dele pra explicar ;D

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Mensagem por glaysonmestre em Qui 03 Out 2013, 00:18

ninguem ajudou mas vou dar joinha para todos usei a maquina de estados para fazer deu certo

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Mensagem por fredcobain em Qui 03 Out 2013, 00:39

ninguém ajudou é sacanagem.... o post tem umas 10 respostas rssrrsrsr

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Mensagem por Isaque Onix em Qui 03 Out 2013, 00:41

glaysonmestre escreveu:ta meio q resolvido usei um pouco de cada ideia
Não me parece que esse"Pouco de cada ideia" veio de outro topico, mais de boa, só pra lembrar, alem das regras nada aqui é obrigatório, não precisa mentir só pra "desviar atenções", se é que me intende.. ou ñ, tanto faz --\'

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Mensagem por glaysonmestre em Qui 03 Out 2013, 17:03

nao menti esse pouco de idia me fez perceber q todos os metodos eram muito complicados para mim  resolvi usar outra coisa mas se nao fosse esse pouco de ideia deles eu nao tinha percebido '-' ta ai o resultado de um trabalho de 2 dias kkkkkkkkkk ripando sprites e estudando

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