GMBR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» Retorno da GMBR!!!
por theguitarmester Ter 19 Mar 2024, 22:38

» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27

» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30

» Mudar cor de apenas uma palavra
por lunalol Sex 01 Mar 2024, 13:42

» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17

» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18

» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34

» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13

» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18

» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12

» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02

» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55

» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42

» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56

» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:49

» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21

» como aumentar o obj sem aumentar a colisão??
por GabrielXavier Qua 10 Jan 2024, 07:21

» Asteroid Core - Early Acesse Update [0.2.0.0]
por JOZ. Seg 08 Jan 2024, 14:39

» Versionamento de código com GitHub
por GabrielXavier Seg 08 Jan 2024, 07:32

» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por kolesovsup Sex 29 Dez 2023, 07:16

» a funçao approach ainda existe?
por PEDRINDEV Ter 26 Dez 2023, 20:05

» Inimigo ataca até por trás! >:(
por saim Sex 22 Dez 2023, 08:55

» [RESOLVIDO]Spawn após morte
por Deception_1999 Dom 17 Dez 2023, 16:39

» Remunerado $$$ - Procuro programador para ajudar a "montar" um jogo
por theguitarmester Sáb 02 Dez 2023, 16:28

» Game maker nao abre
por Cerf Dom 26 Nov 2023, 12:01


Pulo com mouse

2 participantes

Ir para baixo

Pulo com mouse Empty Pulo com mouse

Mensagem por Gabrielbs11 Dom 29 Set 2013, 11:57

Bom, estou fazendo um jogo de plataforma, e gostaria de saber como faço um pulo com o mouse.
Ex:
Pulo com mouse Bfpbbs
Ao clicar na seta, o player(Bolinha escrota) pularia, mas não teria a seta, claro, no caso seria se o clique do mouse fosse acima do player.
Gabrielbs11
Gabrielbs11

Data de inscrição : 14/02/2010
Reputação : 0
Número de Mensagens : 76
Prêmios : Pulo com mouse Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://pokextutoriais.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Pulo com mouse Empty Re: Pulo com mouse

Mensagem por Willy Dom 29 Set 2013, 12:24

A menos que o player não se mova no eixo x, eu não recomendo você fazer o pulo clicando acima dele, pois eu duvido muito que o jogador vai ter paciência pra correr atrás do personagem com o mouse...
Não sei o estilo de jogo que você está fazendo, então eu posso estar falando besteira... Enfim.

Se não depender da posição x em que o mouse está, basta criar o evento "global mouse left pressed" no player e adicionar o seguinte código:
Código:
if (mouse_y < y-20)){
//Ação de pular
}
Mas, se for depender da posição x do mouse, vai ter que fazer a checagem neste if da seguinte forma:

Código:
if (mouse_y < y-20) && mouse_x>x-90 && mouse_x<x+90){
//Ação de pular
}
Os valores 20 e 90 você deve alterar para o que achar melhor. Importante notar que, no primeiro exemplo, não existe uma distancia y máxima para clicar. Caso queira colocar, basta fazer no y o mesmo que fiz com o x.

Dúvidas é só falar...
blz
Willy
Willy

Games Ranking : Nota A

Notas recebidas : C + B + A + A
Data de inscrição : 08/06/2009
Reputação : 264
Número de Mensagens : 1890
Prêmios : Pulo com mouse Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 2 Moedas x 0

Ouro x 2 Prata x 1 Bronze x 1

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://willy-gmbr.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Pulo com mouse Empty Re: Pulo com mouse

Mensagem por Gabrielbs11 Dom 29 Set 2013, 12:30

Muito obrigado, e aproveitando o pulo, você poderia me dizer como resolvo um problema?
Quando pula reto para cima, a gravidade funciona perfeitamente, mas se mover na horizontal, ele desce lenta mente, poderia me dizer como resolver?
Gabrielbs11
Gabrielbs11

Data de inscrição : 14/02/2010
Reputação : 0
Número de Mensagens : 76
Prêmios : Pulo com mouse Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://pokextutoriais.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Pulo com mouse Empty Re: Pulo com mouse

Mensagem por Willy Dom 29 Set 2013, 12:35

A gravidade não deveria ser afetada pelo movimento horizontal... Deve ser algum código que você usou que está interferindo...
Poste o código da gravidade aqui para que possamos dar uma olhada...
Willy
Willy

Games Ranking : Nota A

Notas recebidas : C + B + A + A
Data de inscrição : 08/06/2009
Reputação : 264
Número de Mensagens : 1890
Prêmios : Pulo com mouse Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 2 Moedas x 0

Ouro x 2 Prata x 1 Bronze x 1

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://willy-gmbr.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Pulo com mouse Empty Re: Pulo com mouse

Mensagem por Gabrielbs11 Dom 29 Set 2013, 12:37

Sim, é porquê ele se move com o clique do mouse, segue o código no mouse globall pressed:
Código:
move_towards_point(mouse_x,y,4)

if x>=mouse_x
{
image_xscale=-1
}

if x<=mouse_x
{
image_xscale=1
}

if (mouse_y < y-20) && (mouse_x>x-90) && (mouse_x<x+90) && (noar=0)
{
vspeed-=12
noar=1
}
Gabrielbs11
Gabrielbs11

Data de inscrição : 14/02/2010
Reputação : 0
Número de Mensagens : 76
Prêmios : Pulo com mouse Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://pokextutoriais.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Pulo com mouse Empty Re: Pulo com mouse

Mensagem por Willy Dom 29 Set 2013, 12:49

Acredito que seja culpa do move_towards_point(mouse_x,y,4)...
Não use move_towards para se mover, pois ai vai interferir mesmo...
Faça um sistema de gravidade com gravity, e para fazer o player mover horizontalmente, deixe o código que você postou assim:

Código:
if x>=mouse_x
{
image_xscale=-1
x-=4 //Acrescentei aqui...
}

if x<=mouse_x
{
image_xscale=1
x+=4 //E aqui...
}

if (mouse_y < y-20) && (mouse_x>x-90) && (mouse_x<x+90) && (noar=0)
{
vspeed-=12
noar=1
}
Willy
Willy

Games Ranking : Nota A

Notas recebidas : C + B + A + A
Data de inscrição : 08/06/2009
Reputação : 264
Número de Mensagens : 1890
Prêmios : Pulo com mouse Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 2 Moedas x 0

Ouro x 2 Prata x 1 Bronze x 1

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://willy-gmbr.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Pulo com mouse Empty Re: Pulo com mouse

Mensagem por Gabrielbs11 Dom 29 Set 2013, 12:55

Bugou, o pulo faz ele voar, e quando cai, fica a 20 pixels do obj_block, que é o chão.
Gabrielbs11
Gabrielbs11

Data de inscrição : 14/02/2010
Reputação : 0
Número de Mensagens : 76
Prêmios : Pulo com mouse Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://pokextutoriais.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Pulo com mouse Empty Re: Pulo com mouse

Mensagem por Willy Dom 29 Set 2013, 13:12

É porque você esqueceu de adicionar o sistema de gravidade...

No step, coloque algo como:
Código:
if (place_free(x,y+1){
  gravity = 1;
}else{
  gravity = 0;
}
A propósito...
Spoiler:
Willy
Willy

Games Ranking : Nota A

Notas recebidas : C + B + A + A
Data de inscrição : 08/06/2009
Reputação : 264
Número de Mensagens : 1890
Prêmios : Pulo com mouse Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 2 Moedas x 0

Ouro x 2 Prata x 1 Bronze x 1

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://willy-gmbr.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Pulo com mouse Empty Re: Pulo com mouse

Mensagem por Gabrielbs11 Dom 29 Set 2013, 13:38

Meu step está assim:
Código:
if place_meeting(x,y+1,Obj_Block)
{
gravity=0
noar=0
}
else
{
gravity_direction=270
gravity=0.5
}

prace_free faz a função melhor?
e parabéns Very Happy
Gabrielbs11
Gabrielbs11

Data de inscrição : 14/02/2010
Reputação : 0
Número de Mensagens : 76
Prêmios : Pulo com mouse Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://pokextutoriais.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Pulo com mouse Empty Re: Pulo com mouse

Mensagem por Willy Dom 29 Set 2013, 13:49

Na verdade, o place_free generaliza a colisão para qualquer objeto que seja sólido. Já o place_meeting é para um objeto especifico...
Ainda está dando o erro?
Willy
Willy

Games Ranking : Nota A

Notas recebidas : C + B + A + A
Data de inscrição : 08/06/2009
Reputação : 264
Número de Mensagens : 1890
Prêmios : Pulo com mouse Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 2 Moedas x 0

Ouro x 2 Prata x 1 Bronze x 1

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://willy-gmbr.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Pulo com mouse Empty Re: Pulo com mouse

Mensagem por Gabrielbs11 Dom 29 Set 2013, 13:56

o pulo ta normal, mas quando ele cai, ele continua a 20 pixels do chão, e não se move.
Gabrielbs11
Gabrielbs11

Data de inscrição : 14/02/2010
Reputação : 0
Número de Mensagens : 76
Prêmios : Pulo com mouse Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://pokextutoriais.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Pulo com mouse Empty Re: Pulo com mouse

Mensagem por Willy Dom 29 Set 2013, 14:16

Isso não faz sentido... Me passe a engine por MP para que eu veja o que está acontecendo...

[Edit] Analisei a engine. O código está funcionando, só está ficando distante do chão devido à colisão com o chão.
Basta acrescentar esse código no objeto do jogador na colisão com o bloco:
Código:
if vspeed > 0 and not place_free(x,y + vspeed)//***se a velocidade vertical for maior do que 0 e não tiver o mesmo valor da vel vertical abaixo...
{
    move_contact_solid(direction,vspeed)//mover na direção do bloco, na direcçao e com a vel.vertical
}
vspeed = 0//***velocidade vertical = a 0(esta no chao)
Willy
Willy

Games Ranking : Nota A

Notas recebidas : C + B + A + A
Data de inscrição : 08/06/2009
Reputação : 264
Número de Mensagens : 1890
Prêmios : Pulo com mouse Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 2 Moedas x 0

Ouro x 2 Prata x 1 Bronze x 1

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://willy-gmbr.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Pulo com mouse Empty Re: Pulo com mouse

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos