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Pulo com mouse
2 participantes
Página 1 de 1
Pulo com mouse
Bom, estou fazendo um jogo de plataforma, e gostaria de saber como faço um pulo com o mouse.
Ex:
Ao clicar na seta, o player(Bolinha escrota) pularia, mas não teria a seta, claro, no caso seria se o clique do mouse fosse acima do player.
Ex:
Ao clicar na seta, o player(Bolinha escrota) pularia, mas não teria a seta, claro, no caso seria se o clique do mouse fosse acima do player.
Re: Pulo com mouse
A menos que o player não se mova no eixo x, eu não recomendo você fazer o pulo clicando acima dele, pois eu duvido muito que o jogador vai ter paciência pra correr atrás do personagem com o mouse...
Não sei o estilo de jogo que você está fazendo, então eu posso estar falando besteira... Enfim.
Se não depender da posição x em que o mouse está, basta criar o evento "global mouse left pressed" no player e adicionar o seguinte código:
Dúvidas é só falar...
Não sei o estilo de jogo que você está fazendo, então eu posso estar falando besteira... Enfim.
Se não depender da posição x em que o mouse está, basta criar o evento "global mouse left pressed" no player e adicionar o seguinte código:
- Código:
if (mouse_y < y-20)){
//Ação de pular
}
- Código:
if (mouse_y < y-20) && mouse_x>x-90 && mouse_x<x+90){
//Ação de pular
}
Dúvidas é só falar...
Re: Pulo com mouse
Muito obrigado, e aproveitando o pulo, você poderia me dizer como resolvo um problema?
Quando pula reto para cima, a gravidade funciona perfeitamente, mas se mover na horizontal, ele desce lenta mente, poderia me dizer como resolver?
Quando pula reto para cima, a gravidade funciona perfeitamente, mas se mover na horizontal, ele desce lenta mente, poderia me dizer como resolver?
Re: Pulo com mouse
A gravidade não deveria ser afetada pelo movimento horizontal... Deve ser algum código que você usou que está interferindo...
Poste o código da gravidade aqui para que possamos dar uma olhada...
Poste o código da gravidade aqui para que possamos dar uma olhada...
Re: Pulo com mouse
Sim, é porquê ele se move com o clique do mouse, segue o código no mouse globall pressed:
- Código:
move_towards_point(mouse_x,y,4)
if x>=mouse_x
{
image_xscale=-1
}
if x<=mouse_x
{
image_xscale=1
}
if (mouse_y < y-20) && (mouse_x>x-90) && (mouse_x<x+90) && (noar=0)
{
vspeed-=12
noar=1
}
Re: Pulo com mouse
Acredito que seja culpa do move_towards_point(mouse_x,y,4)...
Não use move_towards para se mover, pois ai vai interferir mesmo...
Faça um sistema de gravidade com gravity, e para fazer o player mover horizontalmente, deixe o código que você postou assim:
Não use move_towards para se mover, pois ai vai interferir mesmo...
Faça um sistema de gravidade com gravity, e para fazer o player mover horizontalmente, deixe o código que você postou assim:
- Código:
if x>=mouse_x
{
image_xscale=-1
x-=4 //Acrescentei aqui...
}
if x<=mouse_x
{
image_xscale=1
x+=4 //E aqui...
}
if (mouse_y < y-20) && (mouse_x>x-90) && (mouse_x<x+90) && (noar=0)
{
vspeed-=12
noar=1
}
Re: Pulo com mouse
Bugou, o pulo faz ele voar, e quando cai, fica a 20 pixels do obj_block, que é o chão.
Re: Pulo com mouse
É porque você esqueceu de adicionar o sistema de gravidade...
No step, coloque algo como:
No step, coloque algo como:
- Código:
if (place_free(x,y+1){
gravity = 1;
}else{
gravity = 0;
}
- Spoiler:
Post número 1.000
Re: Pulo com mouse
Meu step está assim:
e parabéns
- Código:
if place_meeting(x,y+1,Obj_Block)
{
gravity=0
noar=0
}
else
{
gravity_direction=270
gravity=0.5
}
e parabéns
Re: Pulo com mouse
Na verdade, o place_free generaliza a colisão para qualquer objeto que seja sólido. Já o place_meeting é para um objeto especifico...
Ainda está dando o erro?
Ainda está dando o erro?
Re: Pulo com mouse
o pulo ta normal, mas quando ele cai, ele continua a 20 pixels do chão, e não se move.
Re: Pulo com mouse
Isso não faz sentido... Me passe a engine por MP para que eu veja o que está acontecendo...
[Edit] Analisei a engine. O código está funcionando, só está ficando distante do chão devido à colisão com o chão.
Basta acrescentar esse código no objeto do jogador na colisão com o bloco:
[Edit] Analisei a engine. O código está funcionando, só está ficando distante do chão devido à colisão com o chão.
Basta acrescentar esse código no objeto do jogador na colisão com o bloco:
- Código:
if vspeed > 0 and not place_free(x,y + vspeed)//***se a velocidade vertical for maior do que 0 e não tiver o mesmo valor da vel vertical abaixo...
{
move_contact_solid(direction,vspeed)//mover na direção do bloco, na direcçao e com a vel.vertical
}
vspeed = 0//***velocidade vertical = a 0(esta no chao)
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