Side-scroll e On-rails

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Side-scroll e On-rails

Mensagem por Luki4n em Sex 08 Maio 2009, 15:06

Olá, sou novo no fórum (e desculpa se aqui não era a seção correta para esse assunto).

Queria tirar uma dúvida com vocês. Um amigo me disse que side-scroll e on-rails eram técnicas de programação e que side-scroll só poderia ser usada em jogos 2D e on-rails em jogos 3D. Eu estranhei e discordei dele, argumentando de rail-shooters como R-Type e tal, e dizendo que dá pra ter side-scroll em jogos 3D. Ele continuou discordando e passou links de fórum para que eu pudesse tirar as dúvidas e esclarecer o assunto.

Não ia vir por preguiça, mas como não gosto de ter uma opinião errada sobre as coisas, quero saber se o meu amigo está certo e side-scroll só pode ser usado em jogos 2D e on-rails em jogos 3D. O Wikipedia diz diferente, mas queria saber a opinião de vocês que mexem com isso.

Abraços

Luki4n

Número de Mensagens : 2
Reputação : 0
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Re: Side-scroll e On-rails

Mensagem por M.A.S. em Dom 10 Maio 2009, 15:50

Side-scroll não é técnica de programação, é um estilo de movimentação. Já vi muitos games em 3D estilo side-scroll e discordo completamente sobre essa exclusividade de um ou outro.

Um bom exemplo disso você mesmo citou: R-Type. Um outro exemplo bem claro disso é a quantidade de jogos de luta, cujo os personagens são criados em 2D e o cenário em 3D. Em suma, o personagem se movimente em side-scroll e o cenário em on-rails:

O on-rails você teoricamente só usaria em 3d, mas se você considerar o estilo, já apareceram ao longo dos anos muitos jogos on-rails em 2d, um exemplo. Eye of the Beholder, um clássico do MegaDrive:

O exemplo de side-scroll que teoricamente seria em 2D, mas aqui aparece em 3D (R-Type Delta do PSOne):

Abraço.
Capitão Commando (Brendan)

M.A.S.

Número de Mensagens : 377
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Re: Side-scroll e On-rails

Mensagem por Luki4n em Dom 17 Maio 2009, 17:36

Valeu ae pelo esclarecimento =)

Luki4n

Número de Mensagens : 2