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controlar objeto fora dele?[resolvido]
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controlar objeto fora dele?[resolvido]
tem como controlar o sprite index de um objeto fora dele? tipo eu tenho um sprite index chamado spr_bola e o spr_bola2 cada um com 6 frames
ai tenho 2 objetos obj_bola2 e obj_vazio teria como frame 4 do obj_bola2 criar outro obj_vazio so q com sprite index do bola 2? sem colocar o codigo do sprite index dentro do objeto vazio?
ai tenho 2 objetos obj_bola2 e obj_vazio teria como frame 4 do obj_bola2 criar outro obj_vazio so q com sprite index do bola 2? sem colocar o codigo do sprite index dentro do objeto vazio?
Última edição por reinaldoferreira em Dom 22 Set 2013, 04:14, editado 1 vez(es)
reinaldoferreira- Data de inscrição : 03/09/2013
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Re: controlar objeto fora dele?[resolvido]
Eu não entendi muito bem! Não há como um frame criar um objeto! acho que vc tem que fazer um objeto controlador que vai criar o objeto específico!teria como frame 4 do obj_bola2 criar outro obj_vazio so q com sprite index do bola 2? sem colocar o codigo do sprite index dentro do objeto vazio?
E esse objeto que vai ser criado, precisa existir pra isso, ou seja vc tem que criálo mas não colocar na room, é um objeto que não está na room, mas o objeto controlador deve estar na room e é nele que vc põe o codigo para criar o objeto que não está lá, então no objeto que não está na room e que é sem imagem vc põe esse codigo no step:
- Código:
sprite_index = spr_bola2
if sprite_index = spr_bola2
{
image_index = 4
}
é possível criar um objeto que não está na room, de várias formas eu acho, mas fazer ele usar um frame de outro objeto sem o image_index não! A não ser que vc crie o mesmo frame separado da animação, eu sou muito débil nas funções do draw, não conheço e não uso muito o draw para mudar sprite de objeto, então pode ser que aja uma função no draw que faça isso ou outra função qualquer, talvez o instance_create quem sabe!!!
se fosse só o frame dava, porque erá só criálo separado da animação e criálo com a função lengthdir_x e lengthdir_y, isso na teoría é claro pois eu nunca testei fazer isso!
Espero que vc tenha entendido! qualquer duvida postae denovo!
Última edição por ruben.23 em Sáb 21 Set 2013, 21:35, editado 5 vez(es) (Motivo da edição : correção de erros)
ruben.23- Data de inscrição : 29/05/2013
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Re: controlar objeto fora dele?[resolvido]
Tem como um frame criar um objeto sim, o código é esse aqui:
eu também não entendi muito bem o que você quer.
eu também não entendi muito bem o que você quer.
- Código:
if image_index = 4{instance_create(x,y,objeto)}
PedroSilva- Data de inscrição : 19/09/2013
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Re: controlar objeto fora dele?[resolvido]
Nooossa essa eu num sabia, pois é quem manda eu ser iniciante! Que bom! aprendi uma nova forma de criar um objeto!PedroSilva escreveu:Tem como um frame criar um objeto sim, o código é esse aqui:
eu também não entendi muito bem o que você quer.
- Código:
if image_index = 4{instance_create(x,y,objeto)}
ruben.23- Data de inscrição : 29/05/2013
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Re: controlar objeto fora dele?[resolvido]
nao vcs nao entenderam vou tentar explicar melhor tipo assim
- Código:
if image_index= spr_bola1 image_index =3
{instance_create(x,y,obj_vazio) // porem o objeto vazio nao tem nada eu quero adicionar um sprite dentro dele sem colocar nenhum step dentro do obj_vazio para evitar de ficar criando varios objetos no meu jogo assim podia chamar este objeto vazio em outra ocaziao com outro sprite diferente sem ter q criar um novo
reinaldoferreira- Data de inscrição : 03/09/2013
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Re: controlar objeto fora dele?[resolvido]
É só você criar variável dentro do objeto_vazio. e o code acima seu ta errado. o certo seria assim:
- Código:
if sprite_index= spr_bola1 and image_index =3
{instance_create(x,y,obj_vazio) // porem o objeto vazio nao tem nada eu quero adicionar um sprite dentro dele sem colocar nenhum step dentro do obj_vazio para evitar de ficar criando varios objetos no meu jogo
- Código:
sprite_index = variavel
image_index = variavel
image_speed = variavel
- Código:
with obj_vazio
{
variavel = valor
variavel = valor
variavel = valor
}
- Código:
obj_vazio.variavel = valor
PedroSilva- Data de inscrição : 19/09/2013
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Re: controlar objeto fora dele?[resolvido]
Gente eu sei que isso não é o assunto mais cuidado com IMAGE_INDEX=4
Se a image_speed tiver virgula (ex 0.3) pode nunca ocorrer.
Ex.:
0.3 ->0.6 ... 3.9 -> 4.2 (não ocorre4 )
Se usar round , pode ocorrer duas ou mais vezes.
Ex.:
round(0.3)3 -> round(0.6)1 ... round(3.9)4 -> round(4.2)4
Obs,: Se você não sabe, round arredonda o número.
O geito mesmo é gravar um número fixo tipo: image_index=4.2
Lembrnado que so se aplica a image_speed com virgula.
Se a image_speed tiver virgula (ex 0.3) pode nunca ocorrer.
Ex.:
0.3 ->0.6 ... 3.9 -> 4.2 (não ocorre4 )
Se usar round , pode ocorrer duas ou mais vezes.
Ex.:
round(0.3)3 -> round(0.6)1 ... round(3.9)4 -> round(4.2)4
Obs,: Se você não sabe, round arredonda o número.
O geito mesmo é gravar um número fixo tipo: image_index=4.2
Lembrnado que so se aplica a image_speed com virgula.
Rodrigo Santiago- Games Ranking :
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Re: controlar objeto fora dele?[resolvido]
ERROR in
action number 1
of Step Event
for object obj_morringan:
In script st_CF2:
Error in code at line 7:
{instance_create(x,y,obj_rastro.sprrastro = sprite_index=spr_backdash)}
^
at position 34: Unknown variable spsombra
st_CF
action number 1
of Step Event
for object obj_morringan:
In script st_CF2:
Error in code at line 7:
{instance_create(x,y,obj_rastro.sprrastro = sprite_index=spr_backdash)}
^
at position 34: Unknown variable spsombra
st_CF
- Código:
x-=11.5 sprite_index=spr_backdash
if sprite_index=spr_backdash{image_speed=0.4}
if sprite_index= spr_backdash
{instance_create(x,y,obj_rastro.spsombra = sprite_index=spr_backdash)
if tempo_no_estado=15{ //se estou nesse estado a tempo suficiente
proximo_estado=st_parada //vou para o estado parado
return(estado_proximo) //no próximo step
}
return(estado_continua)
reinaldoferreira- Data de inscrição : 03/09/2013
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Re: controlar objeto fora dele?[resolvido]
Vou traduzir o Erro para você:reinaldoferreira escreveu:ERROR in
action number 1
of Step Event
for object obj_morringan:
In script st_CF2:
Error in code at line 7:
{instance_create(x,y,obj_rastro.sprrastro = sprite_index=spr_backdash)}
^
at position 34: Unknown variable spsombra
st_CFna teoria entendi isso q vc me explicou mas nao sei por q nao funcionou sera q e por q tou usando script? o jogo pega quando aperto o botao pra executar o movimento da o erro
- Código:
x-=11.5 sprite_index=spr_backdash
if sprite_index=spr_backdash{image_speed=0.4}
if sprite_index= spr_backdash
{instance_create(x,y,obj_rastro.spsombra = sprite_index=spr_backdash)
if tempo_no_estado=15{ //se estou nesse estado a tempo suficiente
proximo_estado=st_parada //vou para o estado parado
return(estado_proximo) //no próximo step
}
return(estado_continua)
Erro na
ação numero 1
no Evento Step
do objeto obj_morringan:
em script st_CF2:
erro no código na linha 7:
{instance_create(x,y,obj_rastro.sprrastro = sprite_index=spr_backdash)}
^
na posição 34: variável spsombra desconhecida
Você colocou a variável spsombra ela não existe, você não quis dizer sprsombra ou spr_sombra ?
PedroSilva- Data de inscrição : 19/09/2013
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Re: controlar objeto fora dele?[resolvido]
nao ! eu coloquei a variavel diferente aqui so pra ilustrar
ai como ta aqui
ERROR in
action number 1
of Step Event
for object obj_morringan:
In script st_CF2:
Error in code at line 7:
{instance_create(x,y,obj_rastro.rastro = sprite_index=spr_backdash)}
^
at position 34: Unknown variable rastro
linha 7 e essa {instance_create(x,y,obj_rastro.rastro = sprite_index=spr_backdash)} eu quero colocar a sprite backdash na variavel rastro '-' eu ja coloquei ela la no obj como vc disse la emcima
ai como ta aqui
ERROR in
action number 1
of Step Event
for object obj_morringan:
In script st_CF2:
Error in code at line 7:
{instance_create(x,y,obj_rastro.rastro = sprite_index=spr_backdash)}
^
at position 34: Unknown variable rastro
- Código:
x-=11.5 sprite_index=spr_backdash
if sprite_index=spr_backdash{image_speed=0.4}
if sprite_index= spr_backdash
{instance_create(x,y,obj_rastro.rastro = sprite_index=spr_backdash)}
if tempo_no_estado=15{ //se estou nesse estado a tempo suficiente
proximo_estado=st_parada //vou para o estado parado
return(estado_proximo) //no próximo step
}
return(estado_continua)
linha 7 e essa {instance_create(x,y,obj_rastro.rastro = sprite_index=spr_backdash)} eu quero colocar a sprite backdash na variavel rastro '-' eu ja coloquei ela la no obj como vc disse la emcima
reinaldoferreira- Data de inscrição : 03/09/2013
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Re: controlar objeto fora dele?[resolvido]
Cara pra tu colocar a sprite backdash dentro da variável rastro é só você fazer isso:
- Código:
rastro = spr_backdash
sprite_index = rastro
PedroSilva- Data de inscrição : 19/09/2013
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Re: controlar objeto fora dele?[resolvido]
minha cabeça fervilhou agora
vamos com calma
tenho o objeto rastro(obj_rastro) apenas nada dentro
nem envento nem nada
no create do objeto do meu personagem coloquei a variavel la q vc falou acima ta assim agora
la no script do golpe ta
oq tem de errado? faz um exemplo simples ai q minha cabeça deu paranoia aqui kkkkk:roll:
vamos com calma
tenho o objeto rastro(obj_rastro) apenas nada dentro
nem envento nem nada
no create do objeto do meu personagem coloquei a variavel la q vc falou acima ta assim agora
- Código:
sprite_index = rastro
spr_backdash =rastro
la no script do golpe ta
- Código:
x-=11.5 sprite_index=spr_backdash
if sprite_index=spr_backdash{image_speed=0.4}
if sprite_index= spr_backdash
{instance_create(x,y,obj_rastro.rastro)}
if tempo_no_estado=15{ //se estou nesse estado a tempo suficiente
proximo_estado=st_parada //vou para o estado parado
return(estado_proximo) //no próximo step
}
return(estado_continua)
oq tem de errado? faz um exemplo simples ai q minha cabeça deu paranoia aqui kkkkk:roll:
reinaldoferreira- Data de inscrição : 03/09/2013
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Re: controlar objeto fora dele?[resolvido]
Cara você quer mudar a imagem de qual objeto ?
EDIT:
Cara eu fiz uma engine ve se é isso que tu quer.
baixar
Repare que você cria um objeto e esse objeto muda sprite de acordo com o botão sem ter que criar outro objeto.
EDIT:
Cara eu fiz uma engine ve se é isso que tu quer.
baixar
Repare que você cria um objeto e esse objeto muda sprite de acordo com o botão sem ter que criar outro objeto.
PedroSilva- Data de inscrição : 19/09/2013
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Re: controlar objeto fora dele?[resolvido]
valeu ganhou meu jonhinha agora sim consegui entender direito aqui hehe resolvido
reinaldoferreira- Data de inscrição : 03/09/2013
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Re: controlar objeto fora dele?[resolvido]
De nada qualquer duvida pergunte, estou aqui para isso...reinaldoferreira escreveu:valeu ganhou meu jonhinha agora sim consegui entender direito aqui hehe resolvido
agora vou sair por que to com sono, 4:10 da madrugada.
PedroSilva- Data de inscrição : 19/09/2013
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