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keyboard_check() sprite mexendo
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keyboard_check() sprite mexendo
Eae galera blz?? Bom , Tentei fazer um título que esplicasse mais ou menos o que eu quero , mas creio que isso não aconteceu hehe , bom eu quero fazer com que o jogador carregue a mana dele com o keyboard_check ( ou seja pro player ter que ficar segurando o botao para carregar) porem se eu faço isso a sprite nunca sai do image_index que começa pois ela fica executando sempre a mesma coisa de colocar a sprite, com fazer pra o player ter que segurar sem soltar o botao D e a animação faça inteira?? Espero que tenha dado para entender , vlw!
galavernaa- Data de inscrição : 20/12/2012
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Re: keyboard_check() sprite mexendo
crie o objeto mana, depois coloque no step do player esse código abaixo:
então eu usei a função (vk_alt) e funcionou direitinho, porem vc tera que usar uma função que eu não tô lembrado agora, mas que tem algo haver com a palavra near, se alguem aí sabe então complementae porfavor, essa função é necessária para que o evento de pegar o mana só ocorra quando os dois objetos estiverem proximos um do outro! Se o mana não aparecer exatamente na frentre do player quando apertar alt, é só alterar os valores entre parenteses no codigo, aquilo e a distancia e a direção que o mana deve aparecer quando apertar a tecla alt, quando solta o mana fica onde vc soltou! Espero que isso tenha ajudado vc e até a proxima questão, quem sabe se na proxima não será vc respondendo uma questão minha!
- Código:
if keyboard_check(vk_alt)
{
obj_mana . x = x + lengthdir_x(25, 25);
obj_mana . y = y + lengthdir_y(25, 25);
}
então eu usei a função (vk_alt) e funcionou direitinho, porem vc tera que usar uma função que eu não tô lembrado agora, mas que tem algo haver com a palavra near, se alguem aí sabe então complementae porfavor, essa função é necessária para que o evento de pegar o mana só ocorra quando os dois objetos estiverem proximos um do outro! Se o mana não aparecer exatamente na frentre do player quando apertar alt, é só alterar os valores entre parenteses no codigo, aquilo e a distancia e a direção que o mana deve aparecer quando apertar a tecla alt, quando solta o mana fica onde vc soltou! Espero que isso tenha ajudado vc e até a proxima questão, quem sabe se na proxima não será vc respondendo uma questão minha!
ruben.23- Data de inscrição : 29/05/2013
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Re: keyboard_check() sprite mexendo
Haha, vlw cara , o problema ja foi resolvido , vou tentar desse jeito que você disse , obrigado mesmo! qualquer coisa tô ae , só pedir! vlw!ruben.23 escreveu: Espero que isso tenha ajudado vc e até a proxima questão, quem sabe se na proxima não será vc respondendo uma questão minha!
galavernaa- Data de inscrição : 20/12/2012
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Re: keyboard_check() sprite mexendo
Olha eu consegui uma maneira melhor coloque esse codigo no step do player:
- Código:
if keyboard_check(vk_enter)
{
if instance_exists(obj_mana)&& distance_to_object(obj_mana) <5
{
obj_mana . x = x + lengthdir_x(25, 25);
obj_mana . y = y + lengthdir_y(25, 25);
}
}
ruben.23- Data de inscrição : 29/05/2013
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Re: keyboard_check() sprite mexendo
Não funcionou porque a letra tem que ser maiúscula!ruben.23 escreveu:Não funcionou com a função (ord('d')) não sei porque!
É da função instance_nearest que você está falando...ruben23 escreveu:vc tera que usar uma função que eu não tô lembrado agora, mas que tem algo haver com a palavra near, se alguem aí sabe então complementae porfavor, essa função é necessária para que o evento de pegar o mana só ocorra quando os dois objetos estiverem proximos um do outro!
Flws...
Re: keyboard_check() sprite mexendo
Xíííí eu nem vi que o problema era esse, da letra minuscula, valew pelo toque Willy, as vezes na preça a gente acaba esquecendo,e já era bem tarde quando respondi e eu tava meio sonolento!Willy escreveu:Não funcionou porque a letra tem que ser maiúscula!ruben.23 escreveu:Não funcionou com a função (ord('d')) não sei porque!É da função instance_nearest que você está falando...ruben23 escreveu:vc tera que usar uma função que eu não tô lembrado agora, mas que tem algo haver com a palavra near, se alguem aí sabe então complementae porfavor, essa função é necessária para que o evento de pegar o mana só ocorra quando os dois objetos estiverem proximos um do outro!
Flws...
Eu testei a função instance_nearest e não funcionou então tentei com a função distance_to_object e instance_exists e funcionou perfeitamente, agora é só por (ord('D')) em vez de (vk_enter)!
Qualquer dúvida veja o tópico: https://gmbr.forumeiros.com/t27960-duvida
ruben.23- Data de inscrição : 29/05/2013
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