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keyboard_check() sprite mexendo

em Qui 19 Set 2013, 21:52
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Eae galera blz?? Bom , Tentei fazer um título que esplicasse mais ou menos o que eu quero , mas creio que isso não aconteceu hehe , bom eu quero fazer com que o jogador carregue a mana dele com o keyboard_check ( ou seja pro player ter que ficar segurando o botao para carregar) porem se eu faço isso a sprite nunca sai do image_index que começa pois ela fica executando sempre a mesma coisa de colocar a sprite, com fazer pra o player ter que segurar sem soltar o botao D e a animação faça inteira?? Espero que tenha dado para entender , vlw!
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Re: keyboard_check() sprite mexendo

em Qui 19 Set 2013, 22:58
crie o objeto mana, depois coloque no step do player esse código abaixo:
Código:
if keyboard_check(vk_alt)
{
obj_mana . x = x + lengthdir_x(25, 25);
obj_mana . y = y + lengthdir_y(25, 25);
}
Não funcionou com a função (ord('d')) não sei porque!
então eu usei a função (vk_alt) e funcionou direitinho, porem vc tera que usar uma função que eu não tô lembrado agora, mas que tem algo haver com a palavra near, se alguem aí sabe então complementae porfavor, essa função é necessária para que o evento de pegar o mana só ocorra quando os dois objetos estiverem proximos um do outro! Se o mana não aparecer exatamente na frentre do player quando apertar alt, é só alterar os valores entre parenteses no codigo, aquilo e a distancia e a direção que o mana deve aparecer quando apertar a tecla alt, quando solta o mana fica onde vc soltou! Espero que isso tenha ajudado vc e até a proxima questão, quem sabe se na proxima não será vc respondendo uma questão minha!flw
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Re: keyboard_check() sprite mexendo

em Sex 20 Set 2013, 00:05
ruben.23 escreveu: Espero que isso tenha ajudado vc e até a proxima questão, quem sabe se na proxima não será vc respondendo uma questão minha!flw
Haha, vlw cara , o problema ja foi resolvido , vou tentar desse jeito que você disse , obrigado mesmo! qualquer coisa tô ae , só pedir! vlw!
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Re: keyboard_check() sprite mexendo

em Sex 20 Set 2013, 00:42
Olha eu consegui uma maneira melhor coloque esse codigo no step do player:
Código:
if keyboard_check(vk_enter)
{
if instance_exists(obj_mana)&& distance_to_object(obj_mana) <5
{
obj_mana . x = x + lengthdir_x(25, 25);
obj_mana . y = y + lengthdir_y(25, 25);
}
}
eu usei a tecla enter pois parece que a tecla alt tá travando o personagem! Mas funcionou perfeitamente aquí na engine que criei, ou seja se vc teclar enter e estiver a uma distancia menor que 5 pixels o objeto mana é pego pelo objeto player, mas só enquanto a tecla enter estiver precionada, se vc soltar o objeto mana é solto e fica exatamente onde vc deichou, ou seja soltou a tecla! Falow! Até!flw 
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Re: keyboard_check() sprite mexendo

em Sex 20 Set 2013, 01:14
ruben.23 escreveu:Não funcionou com a função (ord('d')) não sei porque!
Não funcionou porque a letra tem que ser maiúscula!
ruben23 escreveu:vc tera que usar uma função que eu não tô lembrado agora, mas que tem algo haver com a palavra near, se alguem aí sabe então complementae porfavor, essa função é necessária para que o evento de pegar o mana só ocorra quando os dois objetos estiverem proximos um do outro!
É da função instance_nearest que você está falando...

Flws...
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Re: keyboard_check() sprite mexendo

em Sex 20 Set 2013, 07:38
Willy escreveu:
ruben.23 escreveu:Não funcionou com a função (ord('d')) não sei porque!
Não funcionou porque a letra tem que ser maiúscula!
ruben23 escreveu:vc tera que usar uma função que eu não tô lembrado agora, mas que tem algo haver com a palavra near, se alguem aí sabe então complementae porfavor, essa função é necessária para que o evento de pegar o mana só ocorra quando os dois objetos estiverem proximos um do outro!
É da função instance_nearest que você está falando...

Flws...
Xíííí eu nem vi que o problema era esse, da letra minuscula, valew pelo toque Willy, as vezes na preça a gente acaba esquecendo,e já era bem tarde quando respondi e eu tava meio sonolento!
Eu testei a função instance_nearest e não funcionou então tentei com a função distance_to_object e instance_exists e funcionou perfeitamente, agora é só por (ord('D')) em vez de (vk_enter)!
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