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oq é mais pesado

em Qui 19 Set 2013, 03:35
69 instancia de um quadradinho de sprit de chao ou um chao unico do tamanho da fase inteira???
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Re: oq é mais pesado

em Qui 19 Set 2013, 09:16
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Acho que chão único é mais leve.


Última edição por mleoni em Qui 19 Set 2013, 18:26, editado 2 vez(es)
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Re: oq é mais pesado

em Qui 19 Set 2013, 10:06
Penso que 69 quadradinhos seja mais pesado, pois vc vai ter que alocar memória para as variáveis de 69 instâncias em vez de uma só.
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Re: oq é mais pesado

em Qui 19 Set 2013, 13:24
Realmente é uma boa pergunta, agora eu fiquei pensando também ...
Não vou saber te responder com certeza, mas acho que 69 quadradinhos pesam mais do que apenas 1 bloco .. Deixa algum cara mais fera vir responder .
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Re: oq é mais pesado

em Qui 19 Set 2013, 14:15
Um chão único é inviável, pois se você precisar alterar a room, vai ter que redesenhar/adaptar a imagem.E ela vai gastar mais memória por ser uma imagem grande, mas, se tiver códigos no step/draw, vai gastar menos processamento do que 69 quadradinhos. Geralmente só se usa essa técnica para jogos que não tem padrões de repetição no cenário. Um exemplo disso, é o jogo Braid.

Se você usar os "quadradinhos", sendo que, cada um é um objeto com um sprite, ainda teremos uma quantidade considerável de memória gasta, e quem sabe, pode até gastar mais do que a imagem pra room inteira. Se esse objeto tiver códigos no step/draw complexos, ai terá mais problemas ainda. Entretanto, 69 instâncias é um valor desprezível e não consome tanta memória.

Para poupar memória usando os quadradinhos, marque-o como invisível e use tilesets para fazer o gráfico dos mesmos. Com tileset, você pode fazer uma room gigantescas sem ter problemas com memória.

Bom, faça suas contas... Custo x Beneficio.
Flws...
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Re: oq é mais pesado

em Qui 19 Set 2013, 14:17
Conclusão, use 1 quadrado grande, porém invisível.
E deixe-o repleto de tiles.
Resolvido.
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Re: oq é mais pesado

em Qui 19 Set 2013, 14:26
Existem 3 etapas:

Carregamento: Vai ser mais rápido carregar a imagem grande.

Memória durante o jogo: Vai gastar mais memória se usar a imagem dividida. Pois cada pedaço vai guardar um pouco de informações (posição, angulo, comprimento, largura, etc).

Processamento durante o jogo: É mais rápido processar uma imagem só. Ou seja, uma grande garante mais FPS e mais memória usada, já as pequenas menos FPS e menos memória usada.

Até mais!
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