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[TUTO MODAFOKA] Sprites em HD
+5
Rodrigo Santiago
SIGILOSO
icarodantas123
marcoprates
AlexBosquin
9 participantes
GMBR :: Projetos :: Assets & Recursos
Página 1 de 1
[TUTO MODAFOKA] Sprites em HD
Deixando Sprites em HD
Fala ae galera tranquilo? Então, hoje venho com meu primeiro tutorial de game maker que não é bem de game maker mas sim de edição de sprites, que serve para vários makers em geral xD! Chega de enrolação e bora sá doideira...
Programas: Photoshop CS6 (usei a versao portatíl)
Versão GM: TODAS
Dificuldade: Chuck Norris (Paciência)
Nesse tutorial vou usar de exemplo os sprites do metal slug que é um grande classico, ( se você vai fazer um remake ta ai um pé na bunda na parte gráfica)
Com a nossa imagem em mãos vamos primeiro escolher o qual sprite vamos editar primeiro:
Isso aqui é frescura minha pra ficar organizado, mas é so pra vocês poderem entenderem melhor:
Vá no menu imagem > Tamanho da Imagem ou ALT+CTRL+I
Agora na caixa mude de PIXELS para PORCENTAGEM tanto na altura como na largura:
Agora é uma parte extremamente importante que vai decidir a qualidade do projeto e a quantidade de tempo que será gasto nele também . Então na caixa do tamanho da largura e da altura eu usei 400 (extremamente recomendado) mas muito trabalhoso hehe, ou você pode usar 200% menos trabalhoso mas tambem menor qualidade
Agora para quando acontecer o redimensionamento não ocorrer de a imagem ficar embaçada vamos la embaixo e selecionar a seguinte caixa: (Preservar Arestas Sólidas) 1º Opção
Este vai ser o resultado (calma ainda não acabamos )
Selecione a ferramenta pincel, mas chegando la segure com o botão esquerdo do mouse para poder aparecer as opções de tipo de pincel e escolha o tipo LAPÍS
Agora conforme a imagem abaixo ( na parte de cima la no menu do photoshop) deixe assim as configurações do lápis para poder editar futuramente:
Agora começa a parte mais difícil que vocês tem até mesmo que usar a cabeça Como podem ver a imagem abaixo esta toda quadriculada, mas tem umas partes serrilhadas isso eu quem fiz, esta vendo aquela parte vermelha ali então faça o mesmo em todas as locas quadradas gigantes que você vê, mas não com vermelho quando for fazer isto segure a tecla ALT e aperte com o botão esquerdo do mouse na cor que for fazer o serrilhado entende!
Aqui vai ser o resultado final (reparem na cabeça dele como está eu só mexi la fazer no sprite todo demoraria muito e é só um tutorial )
Agora vamos voltar naquele menu IMAGEM> TAMANHO DA IMAGEM e deixar da seguinte maneira:
Bom Dai você ja vai ter seu Sprite pronto pra ser usado, mas agora se você não curte uns detalhezinhos... Agradeço a visita e a paciência xD
Com sua imagem semi-pronta vá no seguinte menu: FILTROS>PINTURA A ÓLEO
Deixe com a seguinte configuração para chegar a um resultado muito bom:
Esse será nosso resultado final:
OBS: Para remover os detalhes quadrados que ficam em bordas basta pega a ferramenta borracha e deixar as configurações como a do pincel que fizemos nesse tuto e apagar essas pontas ok!
Dica: Para uma correção de cores muito perfeita usem o menu: IMAGEM>AJUSTES>COR SELETIVA vai modificando de acordo com a paleta do personagem!
EEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEE ESSE RESULTADO FIKOU:
AH EH ate que enfim terminamos
Galera se vocês tiverem gostado deixa um like e um fav.... (opa vicio de youtube heehhe)
então deu muito trabalho fazer isto se puderem retrubuir contando o que acharam ou divulgando eu agradeço (se tiver sido útil é claro)
Lembrando que é meu primeiro tutorial! Então deem um desconto
Re: [TUTO MODAFOKA] Sprites em HD
Bem cara e muito interessante sim, pois algumas pessoas não tem habilidade de como fazer um sprite no PS, e isso mostra e claro que nunca poderão pegar sprites que existem em outro jogos, mais poderiam pegar o exemplo e fazer a sua própria, outras pessoas optam fazer pelo programa que vem no game maker, vem ao gosto de cada um, mais o seu tutorial fico perfeito, parabéns, abraço.
marcoprates- Data de inscrição : 15/09/2013
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Re: [TUTO MODAFOKA] Sprites em HD
Tuto ótimo! Com certeza vai servir para todos!
icarodantas123- Data de inscrição : 24/05/2013
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Re: [TUTO MODAFOKA] Sprites em HD
Nesse seu método você também pode "desquadratizar" (lol, kk) a sprite com diferentes formatos. Por exemplo, neste você preencheu os espaços com triângulos, poderia tentar algo mais arredondado também. Dá pra tirar inúmeros resultados e no final fica bem bonito, como ficou a sua.
Uma outra opção seria vetorizar a sprite, o que pode demandar bastante tempo ou acabar sendo extremamente rápido, além disso um vetor é garantia certa de que a sprite servirá em qualquer resolução.
Uma outra opção seria vetorizar a sprite, o que pode demandar bastante tempo ou acabar sendo extremamente rápido, além disso um vetor é garantia certa de que a sprite servirá em qualquer resolução.
SIGILOSO- Games Ranking :
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Re: [TUTO MODAFOKA] Sprites em HD
Eu posteiaki um programa, que, naminha opinião e 10 vezes melhor e mais facil.
Mais ninguem tava nem ai
Deêm uma olhada aki:
https://gmbr.forumeiros.com/t27856-aperfeicoamento-de-imagens-por-hq3x
Mais ninguem tava nem ai
Deêm uma olhada aki:
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Rodrigo Santiago- Games Ranking :
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Re: [TUTO MODAFOKA] Sprites em HD
Movido para a seção de tutoriais de Arte.
Obrigado pela contribuição.
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Re: [TUTO MODAFOKA] Sprites em HD
Seu tuto é muito bom, ele já está na minha coleção de tutoriais de design.
Não é querendo desmerecer seu ótimo trabalho.
Mais queria mostrar isso, pois quando achei, vi de cara que a gmbr deveria achar sensacional.
O programa usa mais de 40 procedimentos diferentes, cada um para um tipo diferente de imagem.
Olhem só, usando o XBR(melhor para pixel art):
Não é querendo desmerecer seu ótimo trabalho.
Mais queria mostrar isso, pois quando achei, vi de cara que a gmbr deveria achar sensacional.
O programa usa mais de 40 procedimentos diferentes, cada um para um tipo diferente de imagem.
Olhem só, usando o XBR(melhor para pixel art):
- Spoiler:
2X
E
4X
Rodrigo Santiago- Games Ranking :
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Re: [TUTO MODAFOKA] Sprites em HD
Vlw por add a sua seção de tuto de design xDRodrigo Santiago escreveu:Seu tuto é muito bom, ele já está na minha coleção de tutoriais de design.
Não é querendo desmerecer seu ótimo trabalho.
Mais queria mostrar isso, pois quando achei, vi de cara que a gmbr deveria achar sensacional.
O programa usa mais de 40 procedimentos diferentes, cada um para um tipo diferente de imagem.
Olhem só, usando o XBR(melhor para pixel art):CONTUDO, o método desse tópico é melhor pois o usuário tem controle mais direto com a imagem. Esse programa é útil para quem não tem muita habilidade ou tá sem tempo mesmo...
- Spoiler:
2X
E
4X
Cara esse programa creio que seja o scalex2x eu estava querendo fazer um tutorial dele tambem ele faz um scalex mas não fica tão perfeito quianto manualmente! vlw pelo comentário!
OBRIGADO A TODOS PELOS COMENTARIOS XD
Re: [TUTO MODAFOKA] Sprites em HD
Gostei do tutorial mano, você pode recomendar também o CorelDraw também, que tem uma função que faz isso em um clique. Só não lembro o nome
quando achar dou edit
quando achar dou edit
Re: [TUTO MODAFOKA] Sprites em HD
obrigado cara, é o seguinte tem o inkscape tbm que trabalha com vetores, ele deixa bem melhor o sprite hehe!
Re: [TUTO MODAFOKA] Sprites em HD
É bem interessante ! shauhsau mas ainda prefiro os pixels msm
Zero.- Data de inscrição : 19/08/2010
Reputação : 47
Número de Mensagens : 1300
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x 0 x 0 x 0
Re: [TUTO MODAFOKA] Sprites em HD
Ótima dica para aqueles que adoram deixar sprites com um tom mais realista,este grafico com certeza cairia bem em um game plataforma , daria um bom tom realista, mais porém eu também fico com os pixels mesmo , falar nisso tenho dicas para quem quer criar uma sprite, o 1° passo é analisar sprites referentes ao basico,como o Mario do SNES a sprite é bem pequena e bem facil de estudar como se faz uma boa sprite,2° passo é ver que tipo de sprite você quer treinar,sugiro que sejá de exemplo um carrinho procure um carrinho em sprite no google que você acha melhor para treinar e em seguida comece a treinar até achar que ficou igual,com o tempo você pode ir aperfeiçoando mais a tecnica e fazer suas próprias sprites !
kidox23- Data de inscrição : 27/10/2012
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